Marmota monax é um roedor da família Sciuridae, pertencente ao grupo de grandes esquilos terrestres conhecidos como marmotas. Foi descrito pela primeira vez cientificamente por Carl Linnaeus em 1758.
A marmota também é chamada de mandril, porco do chão, texugo de madeira, entre outros nomes. Se você quer conhecer mais sobre a espécie, não deixe de ler tudo o que está descrito no artigo abaixo.
Características da Marmota Monax
A marmota é, de longe, o maior sciurídeo em sua área geográfica. Os exemplares adultos podem medir de 41,8 a 68,5 cm de comprimento total, incluindo uma cauda de 9,5 a 18,7 cm.
Os pesos das marmotas geralmente ficam em torno de 2 até 6,3 kg. A marmota macho tem uma média um pouco maior que a fêmea. Como toda a espécie, é considerada mais pesada durante o outono do que quando emergiu da hibernação na primavera. Alterações sazonais do peso indicam deposição circanual e uso de gordura.
As marmotas são bem adaptadas para escavação, com membros curtos e poderosos e garras grossas e curvas. Ao contrário de outros sciurídeos, a cauda da marmota é comparativamente menor – apenas cerca de um quarto do comprimento do corpo.
Distribuição e Habitat
A marmota monax prefere o campo aberto e as margens da floresta e raramente fica longe de uma entrada na toca. Ela tem uma ampla gama geográfica. É tipicamente encontrada em florestas de baixa altitude, pequenos lotes de madeira, campos, pastagens e sebes.
Ela constrói tocas em solo bem drenado e a maioria tem tocas de verão e inverno. A atividade humana aumentou o acesso e a abundância de alimentos, permitindo que a espécie prosperasse.
Na natureza, as marmotas podem viver até seis anos. Em cativeiro, elas supostamente vivem até 14 anos.
Comportamento das Marmotas
A marmota monax tem o costume de assobiar quando alarmada para alertar outras marmotas. Esses animais podem se esconder quando veem, cheiram ou ouvem o observador. Apesar de sua aparência corpulenta, eles são nadadores talentosos. Ocasionalmente escalam árvores quando escapam de predadores ou quando querem examinar seu entorno.
A espécie prefere recuar para sua toca quando ameaçada. Se a toca é invadida, a marmota se defende tenazmente com seus dois grandes incisivos e garras dianteiras. As marmotas são geralmente agonísticas e territoriais entre suas próprias espécies e podem lutar para estabelecer o domínio.
Fora da toca, os indivíduos ficam alertas quando não estão se alimentando ativamente. É comum ver um ou mais exemplares quase imóveis em pé, com os pés traseiros, à procura de perigo. Quando alarmados, eles usam um apito agudo para alertar o resto do grupo.
Outros sons que a marmota monax pode emitir são latidos baixos e um som produzido pelo ranger de dentes.
Dieta da Marmota Monax
Principalmente herbívoras, as marmotas comem gramíneas selvagens e outras vegetações, incluindo frutas e culturas agrícolas, quando disponíveis. Alguns alimentos adicionais incluem ovelhas, framboesas vermelhas e pretas, amoras, trigo, banana, alface, trevo e alfafa.
A marmota também ocasionalmente come:
- Larvas;
- Gafanhotos;
- Insetos;
- Caracóis;
- Outros pequenos animais.
As marmotas ocasionalmente comem filhotes de pássaros que encontram por acidente. Uma marmota monax adulta come mais de um quilo de vegetação diariamente. No início de junho, o metabolismo dela diminui, a ingestão de alimentos diminui, mas seu peso aumenta em até 100% à medida que produz depósitos de gordura para sustentá-la durante a hibernação e o final do inverno.
Em vez de armazenar comida, esses animais se enchem para sobreviver ao inverno sem comer. Pensando em não beber água, nota-se que eles obtêm os líquidos necessários dos sucos das plantas alimentícias, auxiliados pela aspersão com chuva ou orvalho.
Casas da Marmota Monax
As marmotas são excelentes escavadoras, usando tocas para dormir, criar filhotes e hibernar. Embora elas sejam mais solitárias, vários desses animais podem ocupar a mesma “casa”. As tocas geralmente têm de duas a cinco entradas, fornecendo às marmotas o principal meio de fuga dos predadores.
Entretanto, essas “casas” podem representar uma séria ameaça ao desenvolvimento agrícola e residencial. Isso porque danifica as máquinas e até mina as fundações de edifícios.
A toca é usada para segurança, esconder do mau tempo, hibernar, dormir, ninho de amor e viveiro. Além do ninho, há uma câmara de excrementos. A câmara do ninho pode estar cerca de 1 a 1,5 m abaixo da superfície do solo.
Hibernação do Animal
As marmotas são uma das poucas espécies que entram em verdadeira hibernação. Geralmente constroem uma “toca de inverno” separada para esse fim. Esta toca é geralmente em uma área arborizada e é escavada abaixo da linha de geada. Isso faz com que permaneça a uma temperatura estável bem acima do congelamento durante os meses frios.
Na maioria das áreas, as marmotas hibernam de outubro a março ou abril. Mas em áreas mais temperadas, elas podem hibernar por menos de três meses.
Esses animais hibernam mais nas latitudes norte do que nas latitudes sul. Para sobreviver ao tempo ruim, eles atingem seu peso máximo pouco antes de entrar em hibernação.
Quando isso acontece, há uma queda na temperatura do corpo para 0º C. A frequência cardíaca cai para 4 a 10 batimentos por minuto. Já a frequência respiratória cai para uma respiração a cada seis minutos.
Durante a hibernação, a marmota monax experimenta períodos de torpor e excitação. Ela perde metade do peso corporal até fevereiro. Emerge da hibernação com alguma gordura corporal restante para sobreviver até que o clima mais quente da primavera produza abundantes materiais vegetais para a alimentação.
Os machos emergem da hibernação antes das fêmeas. As marmotas são principalmente diurnas e geralmente são ativas no início da manhã ou no final da tarde.
Reprodução da Marmota
Normalmente, as marmotas se reproduzem no segundo ano, mas uma pequena proporção pode se reproduzir no primeiro. A estação reprodutiva se estende do início de março até meados ou final de abril, após a hibernação.
Um par acasalado permanece na mesma toca durante o período de 31 a 32 dias de gestação. Quando o nascimento dos filhotes se aproxima, em abril ou maio, o macho sai da toca. Uma ninhada é produzida anualmente, geralmente contendo de dois a seis filhotes cegos, sem pelos e indefesos.
As mães da marmota monax apresentam seus filhotes à natureza quando crescem os pelos. No final de agosto, a família se separa, ou pelo menos, acontece um grande número de dispersões para escavar por conta própria.