As marmotas adoram viver em locais friolentos, por isso habitam sobretudo o Hemisfério Norte, em países como Estados Unidos, Canadá, alguns lugares da Europa e da Ásia.
É um roedor cheio de peculiaridades e muitas curiosidades.
Existem algumas espécies de marmotas mais famosas, e são elas: a marmota de ventre amarelo, a bobak, a marmota alpina, a marmota do himalaia e a marmota do mar (caligata) .
Veja a seguir as características, qual é o habitat, os costumes e muito mais a respeito das marmotas de ventre amarelo. Confira!
Conheça a Marmota De Ventre Amarelo
Elas possuem hábitos principalmente diurnos, são raras suas aparições noturnos, já que sempre estão dentro das suas tocas no subsolo que possuem de 5 a 7 metros de profundidade.
Assim como as outras marmotas, ela hiberna por longos 7 meses. Por isso quando está acordada, procura acumular uma quantidade significativa de energia e gordura para suportar o longo inverno. Elas hibernam durante o outono e inverno e acordam no início da primavera. Em alguns países, ver uma marmota é sinal de que o frio está passando e a primavera chegando.
A marmota de ventre amarelo possui a pelagem de coloração escura, um marrom acinzentado, com ventre de cor clara, próximo ao amarelo. Elas são animais extremamente sociáveis, vivem em colônias com 10 ou mais indivíduos e comunicam-se através de gritos constantes. São animais calma e tranquilos e conseguem erguer totalmente o corpo e ficar sobre duas patas para enxergar melhor os decorrentes perigos. Os principais predadores das marmotas são as aves de rapina, como o gavião e a águia. A marmota quando se sente ameaçado também realiza longos gritos para alertas as outras marmotas.
As marmotas de ventre amarelo são pequenas, com altura que varia entre os 45 e 70 centímetros e possuem uma cauda espessa, elas pesam cerca de 5 quilogramas e se não ficarem atentas, podem ser presas fáceis para as aves de rapinas. A região dos abaixo dos seus olhos possui é esbranquiçada, fator que deixa a marmota com aspecto “gelado”. Suas cabeça é larga e bem achatada, seu focinho é curto com longos pelos.
Seus pelos variam entre os curtos e os mais compridos. Isso serve para proteger a marmota das temperaturas mais geladas. Suas orelhas são arredondadas e pequenas, com apenas alguns centímetros.
São animais incríveis, sociais e muito curiosos. Você sabe onde elas vivem? Quais são os países?
Onde Vivem As Marmotas De Ventre Amarelo?
Elas são seres que vivem em regiões frias, podem ser encontradas com facilidade em no Canadá e nos Estados Unidos. As marmotas dessa espécie habitam sobretudo o sudoeste do Canadá e o Oeste dos Estados Unidos, também podendo ser encontradas na cadeias montanhosas do Estado de Washington, não são encontrada na Europa e na Ásia. Elas vivem em regiões montanhosas e com altitude elevada, com alturas superiores aos 2.000 metros.
Elas preferem viver no solo terrestre e são raras as vezes em que sobem nas árvores ou galhos, vivem próximas às vegetações, pois são herbívoras, e alimentam-se de gramíneas e da vegetação de seu habitat natural. Vale destacar que ela passa 80%da sua vida dentro da sua toca, sendo que 60% é durante o período de hibernação, desta maneira, dificilmente são vistas. Suas tocas são bem preparadas, geralmente elas constroem nos penhascos, colinas da região onde moram.
Elas também estão presentes nas pradarias e estepes e em decorrentes habitats abertos, raramente estão na beira das florestas. Elas procuram se esconder bem pois seus predadores são muitos, além das aves de rapinas citadas acima, também são lobos selvagens, coiotes e cachorros. A marmota de ventre amarelo não irá combatê-los e sim se esconder na sua toca, ao notar uma ameaça, ela começa a assobiar para os demais de sua colônia também se esconderem.
As marmotas fazem parte do grupo de roedores e com isso elas são muito semelhantes aos castores, porém, com proporções maiores. Elas preferem viver em regiões geladas e hibernam por cerca de 7 meses. São animais curiosos e pouco conhecidos por nós. Confira abaixo as três principais espécies de marmotas e entenda a diferença entre elas!
Espécies De Marmota
Marmota é considerado cientificamente como um gênero de roedores da família Sciaridae, a mesma dos esquilos, por isso a semelhança entre eles. Todas as marmotas possuem características parecidas, porém, o que varia entre elas é o tamanho e alguns costumes.
Marmota Alpina
Essa espécie é encontrada sobretudo na Ásia Central e na Europa Meridional, habitam as cadeias montanhosas dos Alpes, com alturas superiores aos 3.200 metros de altitude. Estima-se que elas estão no Planeta Terra desde o Pleistoceno, conhecido como a era do gelo, e por isso são muito adaptadas ao clima frio.
Elas possuem a pelagem cinza escuro, mesclado com tons avermelhados e amarelados pela parte superior do corpo. Elas medem entre 50 a 70 centímetros e muitas vezes, são consideradas esquilos maiores, porém, quem classifica-as assim está enganado, elas são as marmotas alpinas, conhecidas cientificamente como marmota Marmota.
Marmota Bobak
Também conhecidas como marmotas das estepes, essa espécie destaca-se pela coloração dos seus pelos, que são claros e brilhantes. Elas vivem sobretudo nos estepes da Ásia Central e da Europa Oriental. Essa espécie sofreu muito com a caça ilegal, já que sua pelagem era utilizada para confecção de chapéus e casacos.
Marmota do Himalaia
As marmotas do himalaia, assim como o próprio nome já diz, habitam as pastagens do Himalaia, mas também podem ser encontrados em algumas regiões do tibete. Essa espécie não sofreu com caças ilegais como a Bobak, então a sua situação na IUCN (International Union for Conservation of Nature) é classificada como menos preocupante do que as demais.
Sua pelagem é constituída por um amarelo na parte superior do corpo, nas orelhas junto com tons cinzentos. Ela é considerado como uma das maiores marmotas do seu gênero, assemelha-se a um gato doméstico e mede entre 50 a 70 centímetros e pesar cerca de 10 kg.
Marmota Do Mar (Caligata)
Essa espécie também conhecida como marmota do mar, ela habita regiões montanhosas da América do Norte. Seu corpo é pequeno e sua pelagem é densa. De tão pequena, é considerada um esquilo terrestre.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!