A marmota de cauda longa (Marmota caudata), também chamada de marmota de cauda longa ou marmota vermelha, é uma espécie da família dos esquilos. O alcance da marmota de cauda longa é semelhante ao da marmota das estepes e inclui a parte ocidental das montanhas de Tianshan e Pamiro-Alai. Também ocorre no oeste do Kunlun, no Hindu Kush, no Afeganistão Badachschan e Karakorum e no norte da Caxemira. Dentro dessa área bastante ampla de distribuição, a marmota de cauda longa é geralmente encontrada em altitudes de 1400-4800 metros. Os maiores assentamentos podem ser encontrados nas estepes de alta montanha do Alaí e nos desertos de alta montanha do leste de Pamir.
Para a classificação sistemática das marmotas, entre outras coisas, é usada a construção dos ossos genitais. Na marmota vermelha, o osso peniano é particularmente complicado em comparação com as outras espécies. Na seção anterior, o osso tem uma quilha, ausente em outras espécies de marmota. Na base, o osso é fortemente arredondado.
- Espécie: Marmota
- Classificação: Ordem: Roedores ( Roedores ) > Subordem: Parentes de esquilos (Sciuromorpha) > Família: Esquilo (Sciuridae) > Subfamília: Gopher (Xerinae) > Gênero: Marmota (Marmota) > Marmota alpina (Marmota) marmota).
- Mudança anual de pelagem principalmente no início do verão.
- Distribuição: Alpes, Cárpatos e Alto Tatras, através da reintrodução nos Pirineus e até na Floresta Negra.
- Habitat: Montanhas a 800 metros acima do nível do mar, acima da linha das árvores, no máximo. 3.000 m com solo profundo para cavar a toca.
- Comida: ervas e ervas, com preferência por brotos e flores jovens.
vida:Grupos familiares com até 20 indivíduos e classificação separada entre homens e mulheres; Marcação dos territórios pelo mais alto ranking M. & W; Vivendo em um vasto sistema de câmaras e túneis: superficial para evitar superaquecimento no verão, profundo para hibernação (outubro a março). No outono, as marmotas comem reservas de alimentos para o inverno e contribuem com partes mortas das plantas para o preenchimento e isolamento da câmara do ninho. - Reprodução: época de acasalamento imediatamente após a hibernação em abril / maio, apenas as fêmeas de mais alto escalão são reproduzidas. Tempo de uso: 5 semanas, ninhada: Ø 4 (1-6) jovens nus, cegos, surdos e sem dentes, saindo do prédio após cerca de 40 dias de vida; amadurecer após pelo menos 2 anos; Expectativa de vida: 12 anos.
- Predadores: especialmente a águia dourada (Aquila chrysaetos) , para os jovens também raposa vermelha, marta de pinheiro e corvo.
A marmota alpina não é realmente uma espécie de montanha alta, era originalmente residente de estepes frias como muitos outros gêneros, como a marmota cinza (Marmota baibacina) , a marmota estepe (Marmota bobak) , a marmota siberiana (Marmota sibirica) , a marmota de cabeça negra (Marmota camtschatica) ou a marmota de cauda longa (Marmota caudata). As marmotas das estepes da Mongólia são os hospedeiros do Pestfloh e este é o portador da bactéria da peste (Yersinia pestis), Diz-se que no século 14 a peste atingiu a costa do Mar Negro através dos trens mongóis e depois para as cidades comerciais italianas, de onde se espalhou pela Europa e a partir de 1347 matou quase 40 milhões de pessoas.
A forma conhecida de nomear (marmota marmota) não conseguiu lidar com o aquecimento global no final da última era glacial da região, de modo que só poderia sobreviver nas ilhas frias das montanhas altas. As populações alpinas foram assim separadas das marmotas do Alto Tatras nos Cárpatos (região de fronteira entre a Eslováquia e a Polônia). Quando os humanos se estabeleceram nos Alpes, a marmota alpina também fazia parte do seu jogo de caça. A carne, a gordura de mármore, a pelagem e até os dentes roídos eram muito procurados. Ainda hoje, a marmota alpina ainda é caçada. Hoje, especialmente na Alemanha, as marmotas são atrações turísticas fáceis de observar e até de alimentar.
Muitos caminhantes já ouviram os avisos da marmota: assobios únicos advertindo a águia dourada (o predador mais perigoso) ou assobios que incluem seres humanos. Se você tiver muito tempo e paciência, também poderá estudar a estrutura social de um grupo familiar e reconhecer o homem e a mulher dominantes. Apenas a fêmea do mais alto nível se reproduz, mas também acasala com machos subdominantes. Aquecem os filhotes da última ninhada durante a hibernação em câmaras de ninho no fundo do solo, aumentando assim suas chances de sobreviver ao inverno.
A marmota de cauda longa ( Marmota caudata ) ou dourada marmota é uma marmota espécies da família ciurídeos. Ocorre em regiões montanhosas da Ásia Central a uma altitude de 3.200 a 4.850 m (10.500 a 15.910 pés). Seu habitat típico são prados e pastagens irregulares , geralmente entre as rochas onde crescem as árvores de zimbro anão. Ele está listado como não ameaçado pelo IUCN Red.
A marmota de cauda longa é um roedor grande e estável, pesando até 9 kg (20 lb). Os olhos estão perto do topo da cabeça bastante achatada, as orelhas são pequenas e o pescoço é curto. As pernas da frente são mais longas que as traseiras e a cauda é mais longa do que outros tipos de marmota.
Ecologia e Comportamento
A marmota de cauda longa geralmente forma relacionamentos monogâmicos , mas vive em grupos sociais maiores, de até sete pessoas, em um único lar. É provável que esses indivíduos se dispersem um com o outro, geralmente associados a adultos jovens somente depois de terem crescido para três ou mais anos. Os migrantes adultos são tolerados no grupo, mas apenas uma única fêmea adulta geralmente amamenta e educa jovens em uma estação. As áreas domésticas de marmota de cauda longa medem cerca de três acres e contêm cerca de três sistemas de enraizamento (de 1 a 6). Em uma câmara de uma dessas cavernas, as marmotas são aproximadamente de setembro a abril ou maio, período em que a dormência é a razão da maior parte do tempo coberta de neve. Várias cavernas podem ser usadas para o inverno em anos diferentes. O acasalamento ocorre no final de abril e início de maio e pode ocorrer no subsolo antes que as marmotas emergam da caverna após o inverno. O período de gestação é de cerca de quatro semanas e meia e a ninhada de cerca de quatro filhotes resulta do ninho ter cerca de seis semanas de idade. Apenas cerca de metade dos filhotes sobrevive ao verão, alguns dos ladrões consumirame outros mortos por homens adultos se juntam ao grupo. A maioria dos adultos sobrevive à hibernação, mas uma proporção bastante maior de adolescentes morre durante o primeiro inverno. As mulheres geralmente não se reproduzem aos três anos de idade, mas esperam até o próximo ano.
A marmota de cauda longa é diurna e se alimenta de material vegetal. É mais ativo de manhã, quando cerca de 40% do tempo é forrageado. Após o surgimento da toca, a marmota se espalha ao invés de se alimentar como um grupo. Os alimentos são coletados do fundo pela boca ou colhidos em plantas superiores. Entre ataques de forrageamento, uma marmota às vezes fica nas patas traseiras e eleva os arredores. Os membros do grupo se comunicam, emitindo chamadas de alarme complexas quando os ladrões são vistos. Eles também respondem a chamadas de alarme de grupos vizinhos.
Predadores
Os predadores da marmota de cauda longa incluem a raposa vermelha (Vulpes vulpes), o lobo cinza (Canis lupus), a águia dourada (Aquila chrysaetos) e possivelmente o abutre barbudo (Gypaetus barbatus). No platô tibetano , as marmotas também fazem parte da presa do leopardo da neve.