As marmotas selvagens, cujo nome científico é Marmota caligata, são um dos mamíferos alpinos mais difundidos na América do Norte, variando do Alasca ao sul, através do noroeste do Canadá, até Washington, Idaho e Montana. Eles têm uma ampla distribuição no Alasca, incluindo a Península do Alasca, a Cordilheira do Alasca e as Montanhas Brancas.
No Canadá, marmotas-vivas habitam as montanhas Ogilvie, no território de Yukon. Eles são encontrados na Cordilheira das Cascatas, nas Montanhas Rochosas do norte e no centro, nas Montanhas Beaverhead e Flint Creek no noroeste de Montana e nas montanhas do rio Salmon no centro de Idaho.
Habitat da Marmota Caligata
As marmotas selvagens ocupam áreas com declives rochosos do tálus e vegetação alpina da tundra e cavam suas tocas nessas áreas. Tocas fornecem abrigo contra predadores e clima, marmotas passam cerca de 80% de suas vidas nelas.
As entradas para tocas de marmota não são facilmente identificadas porque elas simplesmente aparecem como espaços entre ou sob grandes rochas. O intervalo de elevação dos habitats da marmota varia latitudinalmente; eles são encontrados ao nível do mar no Alasca e apenas em altitudes mais altas nas porções do sul de seu alcance.
Características da Marmota Caligata
As marmotas caligatas pesam 8 a 10 kg. e têm 45 a 57 cm. de comprimento, sendo os machos ligeiramente maiores que as fêmeas. O comprimento da cauda é de 7 a 25 cm. Suas pelagens são na maior parte preto e branco, com pontas grossas no pelo, a cor do pelo base varia geograficamente. Eles têm uma mancha branca entre os olhos e as pontas dos narizes são brancas.
As marmotas Hoary diferem das outras marmotas por terem pés pretos. Essa é a base do nome da espécie caligata, que significa “inicializado”. Eles também têm um boné preto na cabeça que é maior do que bonés similares encontrados em outras espécies de marmotas. As marmotas geralmente sofrem uma única muda anual.
O início da muda varia, mas pode acontecer assim que surgir da hibernação. No meio do verão, a muda é avançada em todos os indivíduos, exceto nos jovens do ano. As marmotas caligatas têm olhos pequenos e orelhas pequenas, arredondadas e peludas. Eles têm garras bem desenvolvidas nos pés da frente para cavar e 5 tapinhas nas patas dianteiras, 6 nas patas traseiras.
Comportamento da Marmota Caligata
As fêmeas se reproduzem a cada dois anos, com um tamanho médio de ninhada de 3 filhotes. Os filhotes permanecem em sua colônia natal e se dispersam no ano seguinte com dois anos de idade, que é a idade da maturidade sexual. O ciclo reprodutivo dura 10 semanas e a gestação dura cerca de 4 semanas. O estro nas fêmeas reprodutivas ocorre cerca de 1 a 2 semanas após o surgimento da hibernação e ocorre apenas uma vez por ano.
As marmotas Hoary acasalam-se logo após saírem da hibernação. Eles acasalam em suas tocas. Um mês após o acasalamento, a fêmea dará à luz. Os bebês passam o primeiro mês em uma toca subterrânea. Eles serão totalmente desmamados cerca de duas semanas depois de saírem da toca.
O peso na hibernação está significativamente relacionado à mortalidade no inverno, que é mais alta entre os jovens do ano. A mortalidade no inverno durante a hibernação é geralmente mais previsível que a predação, e a mortalidade dos machos é maior que a das fêmeas.
As marmotas caligatas são animais altamente sociais, e a saudação é um comportamento frequentemente exibido. A função exata da saudação é desconhecida, mas acredita-se que ela esteja envolvida no reconhecimento dos indivíduos. A saudação é frequente depois que os animais emergem de suas tocas e começa com o contato nariz a nariz ou nariz a boca. Machos adultos e jovens do ano iniciam a maioria dos cumprimentos.
Somente o macho dominante acasalará com as fêmeas da colônia.Se houver comida limitada, as marmotas vivas podem viver em grupos de um adulto masculino e feminino e seus filhotes. Marmotas Hoary muitas vezes lutam entre si por horas. Eles ficam de pé sobre as patas traseiras, juntam as patas da frente e se empurram.
Lutas lúdicas são comuns entre jovens e filhotes. Além do comportamento social, as marmotas vulgares exibem comportamentos de vigilância. Aproximadamente 30% do tempo acima do solo é gasto em vigilância, observando e vigiando os dois comportamentos mais populares. Posturas de alerta e de postura vertical geralmente ocorrem durante o forrageamento e tendem a estar associadas ao tamanho da rocha.
Hábitos de Alimentação das Marmotas Caligatas
O tamanho da faixa varia de região para região e com a disponibilidade de comida local. Áreas com pouca forragem podem impossibilitar o controle de grupos familiares pelos machos, porque os indivíduos são muito dispersos.Os chamados de alarme de marmota caligata tendem a ser altos, relativamente curtos e estão associados a predadores ou agitação. Marmotas caligatas também usam sinais visuais para se comunicar. O sinal visual mais claro é uma cauda levantada, que parece sinal de agressão a outros membros da colônia.
Marmota caligata é principalmente herbívora. Ervilhas, sedas, fleabanes, musgos, líquenes e salgueiros compreendem coletivamente cerca de 90% da dieta geral das populações que vivem na Península de Kenai, enquanto populações de regiões montanhosas preferem flores e cabeças de flores. Populações de marmota de diferentes regiões têm características semelhantes de habitat de dieta, mesmo que haja menos biomassa vegetal.
As marmotas não selecionam vegetação proporcionalmente à quantidade disponível, mas mostram preferência por determinadas plantas. As marmotas caligata passam a maior parte de seu tempo acima do solo procurando comida. Eles parecem preferir a companhia um do outro, alimentando-se em grupos. Grupos de alimentação de até 8 animais podem ocorrer.
Função Ecológica da Marmota Caligata
As marmotas caligatas são comidas por uma variedade de predadores, incluindo águias, linces, coiotes, ursos e carcaças. A prevenção de predadores parece exercer uma forte influência nos padrões de forrageamento, e sabe-se que as marmotas permanecem em suas tocas por muitas horas após o aparecimento de um predador. Eles também usam chamadas de alarme para alertar um ao outro se um predador entrar em sua área de forrageamento.
As fezes das marmotas são importantes para os pikas ou lebres assobiadoras (Ochotona), que foram observados consumindo esses excrementos. Pellets fecais secos de marmota silvestre foram encontrados em haypiles feitos por pikas. As fezes de marmota também podem ser importantes para o solo. Pensa-se que o solo ao redor das tocas de marmota é bastante rico em nutrientes porque as marmotas tendem a depositar matéria fecal nessas áreas.