Marmota Baibacina é uma espécie de roedor da família Sciuridae, também conhecidas como marmotas cinzentas, habitam a cordilheira Altai no oeste da Sibéria (Rússia), oeste da Mongólia, leste do Cazaquistão e norte da China. Sua abrangência geográfica também abrange a cordilheira Tian Shan, no sudeste do Cazaquistão, leste do Quirguistão e noroeste da China.
Habitat da Marmota Baibacina
As marmotas cinzentas que vivem em climas temperados ocupam muitos habitats diferentes, incluindo tundra, taiga, prados e montanhas. Os habitats montanhosos incluem tanto a Cordilheira Altai quanto a Cordilheira Tian Shan.
Nestes habitats montanhosas marmotas cinza será encontrado perto do topo das cristas em casos onde é que vivem em simpatria com mais outras espécies de marmotas, incluindo marmotas Tarbagan . Um grande habitat de pastagem de altitude mais baixa, cinzento, está localizado no leste e oeste de Issyk Kul, um lago muito grande no Quirguistão.
Características da Marmota Baibacina
A marmota baibacina é uma das maiores marmotas encontradas na Ásia. Seu comprimento total é de 59 cm a 80 cm., com uma cauda curta de 13 cm. a 15 cm. que representa menos de um terço do comprimento da cabeça e do corpo. O peso de um adulto varia em média de 4 a 6 kg.
Eles têm um pelo marrom-acinzentado claro cobrindo o rosto até as orelhas, onde se desbotam em uma espessa camada de cor areia, com pontas de pelo quase pretas cobrindo a maior parte da pele nas costas. Isso dá ao lado dorsal uma aparência acinzentada e também é assim que eles obtiveram o nome comum, marmota cinza.
Suas caudas, como afirmado anteriormente, são relativamente curtas em comparação com o corpo e são da mesma cor que a base, exceto por uma ponta marrom-preta escura. Eles são baixos no chão, com pernas curtas e grossas e têm pequenas orelhas cobertas de pelo.
Hábitos de Reprodução da Marmota Baibacina
Embora pouco se saiba sobre o sistema de acasalamento das marmotas cinzentas, a maioria dos grupos de marmotas em latitudes semelhantes sempre foi considerada monogâmica devido à falta de recursos e alimentos. Um estudo mostrou que grupos sociais menores de marmota provaram ser monogâmicos enquanto marmotas em grandes grupos sociais eram promíscuos.
O acasalamento entre marmotas cinzentas ocorre apenas uma vez por ano, durante cerca de um mês. Somente depois de atingirem uma idade madura (3 anos) eles começarão a acasalar. Apenas metade das fêmeas maduras acabará acasalando a cada ano. Após o par ter acasalado, a fêmea passa por um período de gestação de 40 dias e o nascimento de uma ninhada, geralmente composta de 2 a 6 filhotes.
Depois que a fêmea dá à luz, ela amamenta seus filhotes por 30 dias, ficando com eles na toca durante a maior parte do tempo. Não há documentação de cuidados paternos diretos por machos de marmota cinza.
Pouco se sabe sobre o tempo de vida das marmotas cinzentas em estado selvagem ou em cativeiro. No entanto, outras espécies de marmota podem viver em média 12 a 14 anos na natureza, com relatos de até 18 anos.
Comportamento da Marmota Baibacina
As marmotas cinzentas são mamíferos muito sociais e vivem em colônias que consistem de 6 a 20 indivíduos. Esses grupos tendem a ser sésseis, permanecendo em uma área, hibernando em vez de migrar. A hibernação geralmente começa no período do final de agosto ao início de outubro e dura de 7 a 8 meses. As tocas de verão geralmente contêm 2 a 3 indivíduos e tendem a não ser tão profundas quanto as tocas de inverno.
As tocas de inverno são cavadas mais profundamente para ajudar a manter os ocupantes aquecidos durante a hibernação. Também as tocas de inverno podem acomodar até 10 pessoas, o que ajuda a manter os ocupantes aquecidos com o aumento do calor corporal. Durante os meses de verão, as marmotas cinzentas são alimentadas diurnalmente durante o dia. As marmotas cinzentas não são tão territoriais quanto seus parentes próximos Tarmãs, com quem eles vivem em estreita simpatia.
As marmotas cinzentas se comunicam acusticamente com alarmes que indicam a outros membros da colônia que o perigo está presente. Eles também se comunicam não verbalmente em tempos de perigo, sinalizando para os outros com suas caudas. Apontando o rabo para cima no ar e rapidamente movendo-o para cima e para baixo. Os machos também esfregam sua bochecha na entrada de uma toca, deixando seu perfume para fins de acasalamento.
Ecologia da Marmota Baibacina
Gramíneas e vegetação herbácea compõem a maioria das dietas de marmota cinza. Na primavera, quando uma nova vegetação começa a brotar, a artemísia frigida (Artemisia frigida) é a favorita das marmotas cinzentas. Eles também são conhecidos por comer outros animais pequenos, mas isso não faz parte da dieta deles.
As pontas escuras do pelo no lado ventral dos casacos de marmota cinza proporcionam camuflagem por cima. Isso permite que eles se misturem com algumas das cores naturais do solo, ajudando a evitar predadores de grandes aves de rapina, como águias e falcões. Também chamadas de alarme e “sinalização” não verbal com suas caudas são outra maneira de as marmotas cinzas evitarem as aves de rapina, bem como os predadores terrestres.
As marmotas cinzentas são uma espécie fundamental no ecossistema, servindo como fonte de alimento para muitos tipos diferentes de predadores. Também as tocas escavadas por eles são usadas por outros animais, como cobras de chocalho, que usam as tocas para se esconder e emboscar suas presas. Marmotas cinzentos são também um hospedeiro para muitos parasitas como ácaros, carrapatos, vermes, e pulgas .
As marmotas cinzentas não são consumidas apenas por aves de rapina e animais selvagens, mas fazem parte das dietas para seres humanos que vivem na região. Os agricultores usam marmota cinza como fonte de alimento e também algumas partes do corpo como fonte de remédio. As pessoas da região também caçam e aprisionam marmotas cinzentas usando suas peles para o comércio.
Transmissão de Doenças
Marmotas Tarbagan foram conhecidos para transportar a peste bubônica (Yersinia pestis) e vivendo em estreita simpatria com marmotas Tarbagan, marmotas cinzentos pode ser portadores da mesma praga. Eles podem transmitir a doença se estiverem infectados por parasitas comuns, como carrapatos ou pulgas.
Os seres humanos que usam marmota cinza como fonte de alimento podem contrair a doença se consumirem carne infectada.