Os insetos estão por todo lugar e, por mais que as pessoas tentem afastá-los, em algum momento eles sempre tratarão de retornar. Dessa maneira, há diferentes tipos de insetos no mundo, sendo aqueles voadores os mais que geram medo e apreensão nos seres humanos. Esse é o caso da mariposa, que para muitos é sinal de perigo. Todavia, será que a mariposa realmente é tão perigosa assim ou são as pessoas que não entender muito bem as suas características?
Ao ver uma mariposa na rua, é necessário se afastar de imediato? A verdade é que há alguns tipos de mariposas que podem ser muito perigosos, fazendo com que as atitudes humanas tenham bastante sentido. Contudo, não há nenhuma necessidade de matar o animal por conta desse risco, ainda que você não faça ideia do tipo de mariposa que está na sua casa.
Nesse caso, o melhor a fazer é simplesmente espantar o animal, deixando que ele retorne ao ambiente natural sem danos. Pois, no fim das contas, as mariposas são importantes como fonte de alimentação para outros animais, além de, em muitos casos, serem predadoras de insetos ainda menores. Se você deseja conhecer mais a respeito das mariposas, entendendo como esse inseto pode ser perigoso para as pessoas, veja tudo abaixo.
Mariposa é Venenosa?
A mariposa não é um animal que deve assustar as pessoas, mas é possível, sim, que esse inseto possa causar problemas. Na verdade, depois de adulta ou ainda em fase de larva, a verdade é que a mariposa pode ser perigosa ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Quando mais velha, já com as suas asas e depois da metamorfose, as mariposas se notabilizam pelo fato de liberarem uma substância tóxica para o ser humano. Logo, quando em contato com uma delas, não leve a mão aos olhos ou à boca, evitando fazer com que a toxina possa entrar no seu organismo. Contudo, mesmo quando em contato apenas com a pele, é possível que a mariposa cause problemas.
Dessa forma, o contato pode fazer com que haja erupções pelo corpo nesse caso, provocando problemas dos mais variados tipos. Todavia, a mariposa não faz isso de forma intencional, sendo que fato de liberar as toxinas está totalmente ligado ao modo de vida do animal. Quando em fase de larva, a mariposa também pode criar problemas, mas dessa vez por “queimar” as pessoas quando em contato com a pele humana.
Por Que Mariposas São Chamadas de Bruxas?
Em muitas regiões do Brasil, é muito comum que uma mariposa seja chamada de bruxa. Todavia, você realmente entende o porquê disso? O que acontece é que, no passado, as pessoas não entendiam por completo o processo de transformação da mariposa. Dessa maneira, era natural que quase ninguém soubesse explicar o que, de fato, fazia com que a mariposa se transformasse.
Assim, seu processo de passagem de larva para mariposa, pela falta de conhecimento, gerava certo temor. Isso fez com que começassem as comparações com as bruxas, que também não passavam de mulheres mal interpretadas em seu devido contexto histórico. Havia, ainda, a lenda de que mariposas poderiam virar o animal voador que desejassem, como o beija-flor.
Portanto, por muito tempo as pessoas pensaram que uma mariposa poderia virar um beija-flor quando bem entendesse. Obviamente esse não é o caso, o que pôde ser descoberto e comprovado cientificamente com o passar do tempo. Por fim, a aparência preta ou simplesmente escura da mariposa também ajudou a fazer com que o animal fosse visto de forma negativa pela sociedade, já que a escuro trazia um certo temor.
Mariposa Pode Morder?
A mariposa comum, aquela da sua casa, não pode morder – como é possível ver com uma análise simples feita em qualquer ambiente adequado. Dessa forma, a lenda foi perdendo espaço com o transcorrer dos anos. Todavia, há, sim, um tipo de mariposa capaz de morder animais. Na realidade, essa mariposa em questão se alimenta do sangue desses animais, sendo comum em algumas áreas da América do Sul.
Essa é a chamada mariposa vampira, conhecida assim justamente pelo fato de chupar o sangue dos animais que ataca de maneira agressiva e cruel. Na realidade, segundo estudos, algumas versões da Calyptra, a tal mariposa vampira, são capazes de consumir o sangue humano através da pele. Todavia, ainda não foi possível realizar constatações práticas de que esse tipo de mariposa pode consumir o sangue das pessoas, sendo que a prática permanece como uma grande hipótese da ciência.
A tal mariposa vampira foi mudando o seu habitat ao longo dos anos, sendo que, de qualquer maneira, quase sempre se mantém na América do Sul, onde encontra grande oferta de alimentos e, ademais, florestas tropicais mais do que adequadas para o seu desenvolvimento livre. Assim, esse estilo de mariposa se apresenta em apenas algumas partes da Europa, de forma mais comum no verão.
Mariposas e a Luz
Há muitas lendas que tratam da mariposa e da luz, como é possível ver na cultura de muitos países, incluindo o Brasil. Porém, a grande verdade mesmo é que a mariposa realmente se atrai pela luz, mas não por questão de gosto pessoal. Uma das hipóteses científicas para o caso diz que a mariposa se guia através da luz, sobretudo quando há uma fonte de luz mais clara. Isso acontece para que o inseto seja capaz de se localizar através da lua e do sol, importantes para que o animal possa navegar de maneira direcionada.
Contudo, quando há uma lâmpada caseira ligada de maneira também forte, direcionada a ela, a mariposa costuma perder o foco. Assim, quando uma mariposa encontra um fonte de luz, como a lâmpada, acha que encontrou um bom aparelho para o seu direcionamento e, assim, voa em círculos ao redor dela.
Depois de um tempo, muitas vezes as mariposas morrem ali mesmo ou, então, descansam em algum local mais escuro antes de retornar a voar ao redor da lâmpada. Nesses casos, o melhor a fazer é espantar o animal sem agressividade, mas também sem entrar em contato direto com ele. Desse modo será possível manter a mariposa distante.