Home / Animais / Macaco Usando Ferramenta? É Verdade? Estão Evoluindo?

Macaco Usando Ferramenta? É Verdade? Estão Evoluindo?

Os humanos podem não ser as únicas espécies que desenvolvem novas tecnologias. Os pesquisadores viajaram para um local popular no Parque Nacional Serra da Capivara, no Brasil, conhecido como Caju BPF2, um local ao ar livre no vale do Baixão de Pedra Furada (BPF). O local, no entanto, não é um destino popular para turistas – seus visitantes mais frequentes são os macacos Sapajus libidinous ou capuchin.

Uma das características definidoras do macaco capuchinho é o uso inovador da ferramenta. Por esse motivo, os capuchinhos são frequentemente caracterizados como um dos primatas mais inteligentes. O uso da ferramenta capuchinho apresenta principalmente o uso de pedras de quartzito para uma variedade de tarefas, como quebrar nozes, processar sementes e frutas, percussão pedra sobre pedra e exibições sexuais – especificamente, os capuchinhos femininos paqueram jogando rochas em parceiros em potencial.

Embora o uso de ferramentas seja uma característica única de uma espécie animal, parece que o uso de ferramentas de pedra pelos capuchinhos se desenvolveu nos últimos 3.000 anos. Os pesquisadores acreditam que o tipo de ferramentas de pedra que os capuchinhos usam estão mudando, dependendo de os macacos estarem comendo alimentos macios e de baixa resistência, como sementes, ou alimentos duros e de alta resistência, como cajus.

Evolução das Ferramentas

É provável que as mudanças na vegetação local depois de 3.000 anos atrás tenham causado mudanças nas ferramentas de pedra dos capuchinhos. Como alternativa, é possível que diferentes grupos de capuchinhos que ocuparam o local ao longo do tempo possam ter preferências alimentares diferentes e técnicas correspondentemente diferentes para processá-las.

Para determinar isso, os pesquisadores cavaram vários metros e recuperaram pedras que chamavam de “martelos” ou “bigornas”. Elas podiam ser identificadas por seus tamanhos, uma vez que tendiam a ser maiores do que as pedras encontradas naturalmente no chão e possuem pequenas marcas de impacto cobrindo suas superfícies. Ficou claro que estas eram ferramentas especificamente capuchinhas e não as dos humanos antigos, uma vez que os humanos tendem a usar pedras afiadas e com nodos, em vez de rochas naturais de formato conveniente.

Em seguida, os pesquisadores dataram o radiocarbono das ferramentas de pedra para determinar sua idade. No total, as ferramentas vieram de quatro períodos distintos da história dos capuchinhos, com idade máxima em torno de 3.000 anos. Ao comparar os períodos com as características das pedras, os pesquisadores conseguiram identificar para quais tarefas os capuchinhos estavam usando essas ferramentas.

Macaco Usando Pedras como Ferramenta

As ferramentas mais antigas eram pequenas e cobertas por muitas marcas de impacto, sugerindo que elas eram usadas para processar muitos alimentos pequenos e macios, como sementes. Depois, as ferramentas aumentaram, indicando que os capuchinhos haviam mudado sua dieta para uma que consistia em nozes e frutas de casca dura. Começando há cerca de 100 anos, as ferramentas de pedra mudaram para um tamanho moderado, usado pelos capuchinhos modernos para rachar os cajus abertos.

Os Macacos Estão Evoluindo

Pode parecer que bater contra pedras dificilmente pode ser considerado o uso de ferramentas ou que o fato de essas pedras terem mudado de tamanho ao longo do tempo não é significativo. No entanto, usar pedras para martelar coisas também é o primeiro exemplo de uso de ferramentas humanas . Além disso, observaram-se chimpanzés da África Ocidental usando pedras grandes e pesadas para quebrar nozes com casca dura e pedras pequenas para quebrar nozes com casca mais macia, dando credibilidade à teoria dos pesquisadores de que a variação de tamanho das ferramentas de pedra capuchinha correspondia a uma mudança na dieta.

Outras espécies de macacos não estão evoluindo para se tornarem mais parecidas com os humanos, porque não há razão para suspeitar que devam ser. Eles têm seus nichos e estão se saindo muito bem do jeito que são.  Outros primatas restantes evoluíram em seus próprios nichos – nichos em que ter um cérebro gigantesco e metabolicamente caro não seria uma vantagem. Nossos ancestrais evoluíram na savana africana, em competição com grandes felinos, onde estava.

Assim, nossos ancestrais ficaram cada vez mais inteligentes, cada vez mais fracos, e cada vez melhores em caminhadas e fabricação de ferramentas, onde nossos primos macacos evoluíram de um habitat para outro.

Por Que o Macaco não Evoluiu Como os Humanos

O processo evolutivo depende particularmente de alguns fatores ambientais, como: comida; predadores; clima e sociabilidade. Supondo-se que teoricamente esse ancestral comum existisse (uma vez que ainda não foi confirmado), diferentes partes da população da espécie viveram provavelmente em diferentes regiões com problemas ambientais distintos da África, obrigando cada população por região a se adaptar e evoluir de maneira diferente para viver. Consequentemente, originando diferentes espécies animais que foram adaptadas ao seu ambiente. Em alguns casos, as espécies recém-desenvolvidas podem acabar superando as espécies progenitoras (ou irmãos), levando-as à extinção, mas de maneira alguma em todos os casos.

Este é um mal-entendido comum da teoria da evolução. A espécie inteira não evolui necessariamente para uma nova, geralmente novas espécies (irmãos) tornam-se um pequeno grupo.  Nós, seres humanos, na verdade não evoluímos de chimpanzés, “macacos” ou qualquer outra coisa, exceto de um ancestral comum hoje em dia extinto com os chimpanzés.

Ancestral Comum

Os macacos não experimentaram competição com os humanos recentemente evoluídos, é por isso que vivem até hoje. Os seres humanos, teoricamente,  evoluíram em uma região diferente, que quase não tem árvores (savana) e alguns predadores carnívoros (talvez leões) tentando caçá-los, a fim de correr mais rápido para encontrar uma nova árvore e não ser comido em um lugar onde não havia nenhuma árvore que tivemos que adotar uma postura ereta:  O “ancestral comum” de outra região em particular experimentou outros fatores ambientais que os fizeram evoluir de uma maneira diferente.

Aqui está uma boa analogia: se falamos inglês, por que algumas pessoas ainda falam alemão?

Inglês e alemão são dois idiomas irmãos, originários de uma raiz comum chamada germânica.

Evolução é a mudança que ocorre quando a seleção natural atua sobre uma população variada. Todas as populações vivas contêm variantes devido a mutação e recombinação genética (troca de genes, dos quais o sexo é apenas o exemplo mais extravagante). Quando uma espécie é adequada ao seu ambiente, a natureza continua selecionando o mesmo desenho antigo, repetidamente. Tubarões, celacantos e nautiloides são exemplos conspícuos de famílias vivas que continuam sem mudanças óbvias há dezenas de milhões de anos.

 

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *