Estes animais vivem nas florestas tropicais baixas da América Central e do Sul, de Honduras à Colômbia.
Estes macacos são onívoros, então eles seguem uma dieta variada, incluindo frutas, flores, insetos, nozes, alguns pequenos vertebrados e até pequenos pássaros. Em um zoológico, eles apreciam maçãs, cenouras, laranjas e um alimento especial para obter nutrição adicional. Quando você visita um zoológico, pode vê-los pegando sua comida com seus polegares oponentes, que são semelhantes aos humanos!
Algumas Curiosidades
Macacos são diurnos, o que significa que estão acordados durante o dia. Eles passam seu tempo em tropas de 6 a 20 outros macacos. Esses animais são extremamente inteligentes. É por isso que esses e outros macacos recebem enriquecimento — brinquedos e outros objetos novos que fornecem estímulo físico e mental. Você também pode perceber uma natureza travessa quando eles interagem entre si.
Depois que um macaco nasce, o bebê vive nas costas de sua mãe por várias semanas. Normalmente, apenas um bebê nasce de cada vez, mas ocasionalmente os macacos-prego têm gêmeos.
Perigo! Em seu ambiente florestal, os macacos-prego são ameaçados por predadores naturais, incluindo gatos, falcões e cobras.
Eles são frequentemente usados em experimentos de laboratório, pois são considerados muito esperto comparado à maioria dos animais.
Descrição
Eles têm braços, pernas e uma cauda de cor escura. O resto do corpo é branco ou creme. Eles têm um gorro preto de pêlo no topo da cabeça. Eles podem ter 60 centímetros de comprimento para o corpo e a cauda também pode ser longa. Eles pesam apenas cerca de 2 quilos quando estão totalmente crescidos.
Eles são encontrados nas partes norte da Argentina. Eles também estão espalhados pela América do Norte e América do Sul. Eles são capazes de viver em uma variedade de habitats diferentes. Alguns deles vivem muito alto nas árvores e outros estão em uma região mais baixa. Eles vivem nas florestas tropicais, bem como em algumas áreas secas.
Comportamento
Às vezes, ele é considerado preguiçoso, pois tira cochilos durante o dia. Os socializam em pequenos grupos e são muito proeminentes com a vocalização. Eles são agressivos quando se trata de seu território. Eles marcam fortemente com sua urina para manter os outros afastados.
Os machos são dominantes nos grupos de macacos desta espécie. Eles podem lutar entre si pelo papel de líder e pelo acasalamento. É comum que os grupos tenham novos líderes, muitas vezes devido à luta entre os homens.
Dieta/Alimentação
A maior parte do dia é gasta procurando vários tipos de alimentos. Eles terão a oportunidade de consumir qualquer tipo de alimento que puderem. Eles comem mais tipos de comida do que outros tipos de macacos.
Eles consomem sementes, insetos, nozes, ovos de pássaros, folhas e frutas. Eles quebram a ponta da fruta e bebem o suco dentro dela. Eles usarão pedras para esmagar frutas também, para que possam colocar a noz no centro.
Aqueles que vivem perto da água podem consumir caranguejos. Eles podem usar pedras como ferramentas para quebrar as conchas. Isso mostra que eles são muito inteligentes e que têm a capacidade de resolver problemas.
Reprodução
Não há estação de acasalamento para o macaco prego. Enquanto houver comida suficiente, eles participarão dessas atividades. O macho dominante do grupo é o único que será capaz de acasalar com as fêmeas maduras. Geralmente, existe apenas um jovem nascido de cada vez.
Os jovens serão bem cuidados por suas mães. Eles serão capazes de cuidar de si mesmos em alguns anos. As fêmeas geralmente permanecem no grupo, mas os machos se aventuram a encontrar outros grupos para liderar ou iniciar um deles.
A sua vida útil média na natureza é de 25 anos. No entanto, em cativeiro, eles foram capazes de viver até 45 anos.
Conservação
A destruição do habitat natural é um problema para o macaco. No entanto, acredita-se que eles não estejam em perigo crítico neste momento. Eles são mais isolados do que outros macacos, então parecem estar indo bem nesse local. Não há informações sobre o número exato deles que estão na natureza hoje.
O fato de serem versáteis e tão inteligentes significa que eles têm maneiras de encontrar novas maneiras de prosperar em um habitat que pode estar mudando.
No entanto, muitos especialistas acham que precisamos trabalhar para proteger seu ambiente. Isso impedirá que seus números fiquem tão baixos quanto os de muitas outras espécies de Macacos.
Fatos Interessantes Sobre o Macaquinho
Eles são pouco em comparação com outros primatas. Eles podem atingir até 60 centímetros de comprimento e peso entre 2 e 4 quilos.
O macaco tem cauda preênsil com o mesmo comprimento do corpo.
O corpo dele é coberto com pêlo branco (ou castanho claro) no rosto, pescoço e ombros e marrom escuro nas demais partes do corpo.
Os macacos-pregos têm esse nome porque se parecem com pequenos monges espanhóis, com rostos brancos, túnicas e capuzes marrons escuros na cabeça.
Eles são onívoros (comem plantas e animais). A maioria de sua dieta consiste em frutas, folhas, sementes, bagas, flores e brotos. Eles também comem insetos, aranhas, ostras, pássaros, pequenos mamíferos e ovos.
São animais altamente inteligentes que usam diferentes tipos de ferramentas (paus, galhos, pedras) para abrir conchas, nozes e sementes duras.
Passam a maior parte de sua vida nas copas das árvores, onde podem encontrar comida e evitar predadores.
Os principais predadores dos macacos-prego são jiboias, onças, falcões e águias.
Eles usam tipos especiais de aviso (assobio agudo) para alarmar os membros do grupo em caso de perigo. O som “ronronar” é produzido quando os macacos se cumprimentam.
São animais territoriais. Dependendo da disponibilidade de alimentos, o território geralmente varia de 80 a 212 acres.
Vivem em grupos compostos por 10 a 20 animais de ambos os sexos. O homem dominante é o líder do grupo.
O líder precisa defender seu território e proteger os membros do grupo de predadores e outros macacos da espécie. Por outro lado, o líder é o único que acasala e come sempre o primeiro. O que você achou desta espécie? Conhece mais algum hábito peculiar deles? Comente logo abaixo, nos comentários!