Os macacos noturnos, também chamados de macacos-coruja, são os únicos macacos noturnos do mundo. Eles são encontrados na Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai e Peru. As pequenas diferenças entre as várias espécies de pescoço cinza e vermelho incluem peles mais espessas em macacos noturnos que vivem em altitudes mais altas do que seus compatriotas no nível do mar. Como é muito difícil observá-los, sua população total e expectativa de vida são desconhecidos. Aqueles em cativeiro vivem em média 20 anos.
As Florestas Tropicais
Os macacos noturnos habitam florestas tropicais primárias, secundárias e até remanescentes. Uma floresta é considerada primária quando permanece intacta pela natureza ou pela humanidade por um longo período de tempo até atingir a maturidade. É considerado secundário quando é perturbado – por incêndios ou extração de madeira, por exemplo – e é retomado posteriormente, mas ainda não amadureceu até o nível de uma floresta primária.
Quando uma floresta é cortada para dar lugar a empreendimentos, campos ou até pastos, os trechos que restam são chamados florestas remanescentes. Os macacos da noite preferem a densa folhagem e trepadeiras oferecidas a eles pelas florestas primárias. Eles podem dormir ou descansar lá e se alimentar das frutas, folhas, néctar e até insetos nas árvores. O desmatamento forçou os macacos noturnos a procurar abrigo em florestas secundárias e remanescentes.
Os macacos noturnos também são encontrados na floresta sazonalmente matagal, floresta seca subtropical e galeria de galeria do Panamá à Argentina e Paraguai. Uma floresta é decídua quando as espécies dominantes de suas árvores e outra vegetação lenhosa perdem suas folhas no inverno e as regridem na primavera. As florestas secas subtropicais são secas por causa da seca, comum apesar de estarem localizadas em climas quentes com chuvas. Macacos noturnos procuram cavidades nas árvores das florestas decíduas e subtropicais para dormir e descansar.
Áreas onde não há chuvas suficientes resultam em habitats mais secos, como matagais. Eles podem usar os emaranhados como cobertura para áreas de dormir. As florestas de galeria são aquelas que formam corredores através de zonas úmidas e rios, dando aos macacos noturnos acesso à cobertura e proteção oferecida pelas árvores, bem como uma fonte de água.
Nível do Mar e Alto
Se eles permanecem no nível do mar ou em altitudes elevadas, os macacos noturnos preferem uma folhagem densa, de modo que tendem a aderir a copas densas e áreas que lhes oferecem uma vasta variedade de espécies vegetais. Alguns vivem no nível do mar e outros em altitudes de até 10.498 pés.
O pelo mais espesso dos macacos noturnos, que vivem em altitudes mais elevadas, é útil, pois as temperaturas podem cair para 41 F e até mais frias, dependendo da região.
Macacos Noturnos Andinos e Colombianos
Os macacos noturnos andinos, encontrados no Peru, preferem florestas de planície que inundam sazonalmente ou florestas de planalto que nunca inundam. Nas florestas alagadas, as árvores tendem a ter troncos e galhos mais grossos que fornecem cavidades, o que são quartos de dormir perfeitos para macacos noturnos. Os macacos noturnos colombianos preferem florestas primárias onde podem permanecer no alto, embora também possam ser encontrados em florestas secundárias remanescentes e antigas.
São misteriosos e primatas raramente vistos, porque são ativos apenas à noite. Existem cerca de 10 espécies diferentes de macacos noturnos que vivem na América Central e do Sul. Eles podem ser encontrados no Panamá, Equador, Peru, Argentina, Bolívia, Colômbia e Brasil. Macacos noturnos geralmente habitam densas florestas tropicais, localizadas nas altas altitudes. Eles também podem ser vistos em florestas de várzea e matagais. O número de macacos noturnos na natureza caiu 30% nas últimas duas décadas devido à perda de habitat e como resultado de conflitos armados. Os macacos noturnos são listados como espécies ameaçadas de extinção.
Fatos Interessantes Sobre o Macaco da Noite:
*Os macacos noturnos podem atingir 12 a 16,5 polegadas de comprimento e 32 a 34 onças de peso. Machos e fêmeas são semelhantes em tamanho.
*Os macacos noturnos têm pêlo cinza na parte de trás do corpo e pêlo cinza pálido ou amarelo na parte da frente. As espécies que vivem em altitudes mais altas têm pêlos mais peludos e mais *densos em comparação com as espécies que vivem em florestas de planícies.
*Os macacos noturnos têm rostos de cores incomuns. Pêlo cinza claro ou branco envolve os olhos, três listras pretas horizontais correm paralelas às sobrancelhas e um ponto preto fica entre os olhos.
*Os macacos noturnos têm grandes olhos castanhos que garantem uma excelente visão noturna. Esses animais têm visão monocromática, o que significa que são daltônicos.
*Os macacos noturnos também são conhecidos como macaco coruja (devido a semelhanças na forma do rosto e tamanho dos olhos), macaco noturno lemurino ou douroucoulis.
*O nome científico dos macacos noturnos é Aotus, que significa “sem orelhas”. Os macacos da noite são assim chamados por causa de suas orelhas extremamente pequenas.
*Os macacos noturnos têm cauda longa e espessa que termina com a ponta preta. A cauda serve como um membro extra que facilita o movimento através da vegetação densa.
*Os macacos da noite são animais arbóreos (passam a vida nas árvores).
*Os macacos noturnos são os únicos macacos ativos durante a noite. Eles descansam nos buracos das árvores durante o dia.
*Os macacos da noite comem diferentes tipos de frutas, folhas e insetos. Como a maioria da dieta é baseada na fruta, os macacos noturnos são freqüentemente chamados de animais frugívoros.
*Os principais predadores dos macacos noturnos são gatos selvagens, cobras grandes e aves de rapina.
*Os macacos da noite são animais territoriais. Eles vocalizam e usam aromas para anunciar a ocupação do território.
*Os macacos noturnos vivem em grupos familiares compostos por casais reprodutores e seus filhos.
*Os macacos noturnos são animais monogâmicos (um casal acasala a vida toda). A gravidez nas fêmeas dura 4 meses e termina com um bebê. O bebê depende do leite da mãe 8 meses. Os macacos da noite atingem a maturidade sexual com 2,5 anos de idade. Eles deixam o grupo familiar com 3 anos de idade.
*Os macacos noturnos podem sobreviver 11 anos em estado selvagem e até 20 anos em cativeiro.