O macaco cuxiú representantes da subfamília pitheciinae. Eles vivem nas florestas tropicais da Venezuela, Amazônia, Suriname, Guiana, Brasil e Guiana Francesa. Diferentes espécies vivem em áreas isoladas, separadas por grandes rios.
Características e Nome Científico do Macaco Cuxiú
Dependendo da espécie e do gênero, os macaco cuxiú que é chamado cientificamente de chiropotes, de tamanho médio atingem um comprimento corporal de 36,6 a 42,7 cm e um peso de 2.500 a 3.100 gramas. O cuxiú-de-nariz-branco (chiropotes albinasus) é a maior espécie do gênero, a ameaçada de extinção, e chiropotes utahickae é considerada a menor espécie do gênero.
A cauda é muito espessa e não é adequada para agarrar. Uma característica marcante dos macacos cuxiús são os cabelos alongados parecidos com tufos. As orelhas relativamente pequenas são geralmente completamente escondidas no pelo grosso. O recurso que dá nome é as barbas na área da bochecha. A pelagem em si é relativamente longa. O pelo mais comprido pode ser encontrado na área do ombro e da parte superior do braço.
Na morfologia externa, as 5 espécies diferem apenas marginalmente. As maiores diferenças resultam da cor do pelo. O chiropotes utahickae é predominantemente marrom avermelhado ou só marrom. Somente a barba e a cauda se assentam levemente da cor restante da pelagem com uma cauda marrom. o cuxiú-de-nariz-branco (chiropotes albinasus) é quase uniformemente colorido em preto. A área nasal e os lábios superiores formam um nítido contraste com um branco.
O chiropotes israelita, outro tipo de cuxiú, é marrom dorsalmente colorido, as extremidades têm uma cor marrom-escura a enegrecida, o rosto e a cabeça e a cauda são pretos. O chiropotes chiropotes é marrom avermelhado ou marrom-alaranjado na área das costas, os membros são escuros. O macaco de Satanás (chiropotes satanas) é marrom escuro a preto, os membros são ligeiramente mais escuros que as demais partes do corpo.
Os macacos cuxiú se movem nos galhos das árvores principalmente (cerca de 80%) quadrúpede nas quatro extremidades. Os restantes aproximadamente 20%, os animais se movem pulando. Os animais geralmente ficam a meia altura nas copas das árvores.
O comprimento do corpo do macaco cuxiú varia entre 32 e 51 centímetros, o peso varia de 2 a 4 kg. Uma característica distintiva do cuxiú é a crista ou barba, que é melhor desenvolvida nos homens. A cauda longa é coberta com lã. A cauda serve como um equilíbrio.
A cor pode variar entre as espécies: o macaco cuxiú preto tem uma cabeça e barba pretas, e as costas, ombros e laterais são castanho-avermelhados, o macaco cuxiú de nariz branco tem a cor do corpo preto e o lábio superior e o nariz estão cobertos de pelos branco-amarelo.
Comportamento e Habitat do Macaco Cuxiú
Os macacos cuxiú vivem no norte da América do Sul. Como dito antes, sua área de distribuição abrange o sul da Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e a parte norte e central do Brasil. Eles habitam florestas e são encontrados principalmente em florestas tropicais.
O macaco cuxiú, como outros macacos do Novo Mundo, leva uma vida cotidiana e passa a maior parte do dia em árvores, pois é diurno. Move-se pelos galhos, segurando todos os membros. Eles passam a noite segurando galhos grossos e não passam a noite duas vezes na mesma árvore. Cuxiús vivem em grupos de 18 a 30 indivíduos.
Os relacionamentos dentro da família são mantidos com a ajuda de vários sons que se assemelham ao apito de um pássaro. Eles comem frutas desgrenhadas, folhas, nozes, insetos e também comem pequenos vertebrados.
Reprodução do Macaco Cuxiú
O período de gestação é de aproximadamente 5 meses. A fêmea dá à luz um único bebê uma vez por ano, na maioria das vezes isso acontece no final do verão ou no outono. Quando o filhote tem 3 meses, ele próprio explora o mundo ao seu redor. Eles amadurecem aos 4 anos de idade. Eles vivem em geral até 15 anos.
Macacos cuxiús atingem a maturidade sexual aos 3 anos de idade. Sobre o comportamento reprodutivo em liberdade são apenas informações fragmentárias. Em cativeiro, no entanto, a reprodução foi bem estudada. Pensa-se que o acasalamento é um sistema polígamo, pois os grupos consistem em vários machos e fêmeas sexualmente maduros. A maioria dos nascimentos ocorre nas regiões norte de dezembro a janeiro.
Durante o estro, as fêmeas apresentam inchaço na área anogenital. Isso é apresentado durante a estação de acasalamento para sinalizar sua prontidão. Se se trata de um acasalamento, se estende por 50 a 90 segundos. A cópula ocorre na posição abdominal-abdominal. Se um acasalamento foi bem-sucedido, o tempo de uso é de 150 dias. Uma ninhada média consiste em um filhote.
A prole chega a ser desenvolvida em todo o mundo, os olhos já estão abertos ao nascer. Devido ao tempo de uso e cuidados, pode-se assumir um intervalo de nascimento de um ano. Nas primeiras 7 semanas, um filhote é carregado no estômago. Mais tarde, a prole muda nas costas. A partir do quarto mês de vida começa a independência dos animais jovens, o período de amamentação se estende por mais de 5 meses.
Com 10 a 13 meses de idade, os jovens são independentes. Mais tarde, a prole muda nas costas. A partir do quarto mês de vida começa a independência dos animais jovens, o período de amamentação se estende por mais de 5 meses.
Os macacos cuxiús são extremamente sensíveis ao meio ambiente. Nesse sentido, 3 de 4 espécies estão ameaçadas de extinção.
Modo de Vida do Macaco Cuxiú
Macacos cuxiús podem ser chamados de primatas gregários. Os grupos são compostos por até 33 (10 a 30) indivíduos. Poderias de grupos locais de mais de 40 animais podem ser detectadas. Um grupo é composto por vários machos e fêmeas, bem como seus descendentes.
Durante o dia, grupos maiores geralmente se dividem em subgrupos menores. Isto é especialmente verdade para a forragem. No entanto, os subgrupos individuais são sempre conectados pela comunicação acústica. Nas fases de descanso, o cuidado mútuo é o foco.
Os machos dominantes lideram um grupo ou subgrupos individuais. A liderança de um grupo geralmente envolve interações agonísticas. No entanto, surtos graves de lesões raramente ocorrem. Pouco se sabe sobre a comunicação dos macacos cuxiú. Os resultados da pesquisa ainda não estão disponíveis. Os macacos cuxiú estão ativos durante o dia. À noite, os animais descansam em locais abrigados. As principais atividades começam no início da manhã e terminam no final do crepúsculo.
Os primatas usam o tempo ativo para forragear e forragear, além de interações sociais. Durante os períodos de descanso, especialmente durante a noite, os macacos-cuxiú estão empoleirados no alto das árvores. Macacos cuxiús reivindicam uma faixa mais ou menos larga. O tamanho das áreas depende da qualidade do habitat e das espécies de 0,7 a 5,6 km². As caminhadas diárias dependem das espécies entre 250 metros e 4,5 quilômetros. As principais atividades começam no início da manhã e terminam no final do crepúsculo. Os primatas usam o tempo ativo para forragear e forragear, além de interações sociais.