Home / Animais / Macaco-Aranha-de-Geoffroy: Características, Habitat e Fotos

Macaco-Aranha-de-Geoffroy: Características, Habitat e Fotos

Os macacos-aranha de Geoffroy, também chamados de macacos-de-mão-pretos, são nativos da América Central. Sua gama inclui México, Belize, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Colômbia e Panamá. Espécie arbórea, esse macaco do Novo Mundo fica nos níveis superiores do dossel da floresta em uma variedade de áreas florestais, incluindo florestas tropicais, sempre-vivas, manguezais, semi-decíduas, florestas de nuvens e florestas montanhosas.

Dimensões Físicas

O macaco-aranha do Geoffroy é um dos maiores dos macacos do Novo Mundo, com o macho da espécie sendo ligeiramente maior do que sua contraparte feminina. As caudas de machos e fêmeas são mais longas que seus respectivos corpos e seus braços são mais longos que suas pernas.

O comprimento da cabeça ao corpo nos macacos-aranha de Geoffroy varia de 39 a 63 cm, com um peso entre 7,4 e 9 kg. O comprimento da cauda do macho varia de 70 a 86 cm.  O comprimento da cabeça ao corpo nos macacos-aranha de Geoffroy varia de 31 a 45 cm, com um peso entre 6 a 8 kg. O comprimento da cauda da fêmea varia de 64 a 75 cm.

Características

O nome macaco-aranha alude aos seus extremamente longos e finos  membros, semelhantes aos membros das aranhas. Sua cauda preênsil funciona como um quinto membro, tendo se adaptado ao longo dos anos para permitir agarrar e manipular objetos. A versatilidade e a força dessa cauda são mais evidentes durante a alimentação suspensa, quando os macacos ficam pendurados em um galho de árvore ao redor do qual enrolaram a cauda, enquanto procuravam comida. Dedos longos e em forma de gancho permitem que os macacos se movam de árvore em árvore sob o dossel da floresta com facilidade, sem a ajuda necessária de um polegar vestigial de que a evolução tornou um esboço sem função. Como outros macacos, os macacos-aranha de Geoffroy têm dedões do pé opostos que podem agarrar-se aos galhos facilmente.

Dieta

Os macacos-aranha de Diet Geoffroy têm uma propensão a frutos maduros e carnudos; de fato, 80% de sua dieta é composta de várias frutas. Sua visão de cores permite que eles selecionem facilmente seus favoritos. Eles complementam sua dieta com folhas, flores, brotos e ocasionalmente latem, nozes, sementes, insetos, aranhas e ovos. As folhas jovens fornecem a proteína que pode faltar nas frutas. Além de fornecer grande parte das necessidades nutricionais do macaco, frutas e folhas fornecem grande parte de suas necessidades de água. Como outros macacos-aranha, os macacos-aranha de Geoffroy bebem água dos buracos das árvores e da água colhida nas folhas; ao contrário de outros macacos-aranha, no entanto, eles vão também beber água de fontes terrestres.

Para fins de busca de alimentos, principalmente quando é difícil encontrar comida, grupos maiores se dividem em subgrupos menores – comitês de pesquisa culinária – e geralmente se reagrupam à noite. No entanto, para grupos de até 100 anos, o grupo inteiro pode se reunir por apenas algumas semanas de cada ano. Esse fenômeno de divisão e fusão para um propósito definido é conhecido como “fusão de fissão”, e os macacos-aranha de Geoffroy habitam sociedades de fusão-fissão.

Como se Locomove o Macaco Aranha

Macaco-Aranha-de-Geoffroy Se Locomovendo Junto Com o Filhote
Macaco-Aranha-de-Geoffroy Se Locomovendo Junto Com o Filhote

O meio de locomoção do macaco-aranha de Geoffroy inclui escalar, caminhar ou correr em quatro galhos ao longo de galhos delicados, passando de galho em galho usando os braços em uma façanha de locomoção arbórea conhecida como “braquiação” e balançando pela cauda em locomoção suspensa. Mas o método mais comum que esses acrobatas da floresta empregam para mover-se de árvore em árvore é chamado de “ponte”. Nesse feito, os macacos agarram um galho de uma árvore em frente e se puxam em direção à árvore até conseguirem subir nela. Os saltos acrobáticos no ar não são incomuns.

Os macacos-aranha de Geoffroy vasculham grandes extensões de floresta em busca de comida. Início varia para grupos pode exceder 900 hectares, e os macacos podem cobrir 2,000 metros de cada dia.

Interação Social

Animais altamente sociais, os macacos-aranha de Geoffroy vivem em grupos multi-machos e multi-fêmeas, com média de 30 indivíduos, embora grupos de até 100 tenham sido relatados. O tamanho do grupo varia de acordo com o tipo de habitat e depende amplamente das fontes de alimento disponíveis em uma área. Os macacos-aranha de Geoffroy são diurnos, o que simplesmente significa que eles são mais ativos durante o dia. Eles passam esse tempo no dossel da floresta procurando comida. As manhãs são devoradas, enquanto as tardes são reservadas para descanso.

Família de Macaco-Aranha-de-Geoffroy
Família de Macaco-Aranha-de-Geoffroy

À medida que os jovens começam a se mover de forma independente pelo dossel da floresta, geralmente recebem ajuda dos adultos do grupo. Como os membros dos jovens ainda não são longos o suficiente para impulsioná-los de árvore em árvore, um adulto alonga seu corpo entre duas árvores, formando uma ponte para que os macacos-aranhas do jovem Geoffroy possam atravessar.

Vocalizações

Os macacos de Geoffroy usam um repertório de sons e posturas para se comunicar. “Latidos” são chamadas de alarme usadas para significar uma ameaça, enquanto relinchos e gritos são chamadas de socorro, muitas vezes feitas quando separadas uma da outra. Os whinnies são talvez a vocalização mais versátil, também usada para alertar outras pessoas do grupo sobre uma fonte de alimento, para manter contato uns com os outros enquanto procuram comida e para chamar ao amanhecer e ao entardecer. Porque cada macaco emite um som único, outros macacos no grupo são capazes de reconhecer uns aos outros através da comunicação vocal.

As posturas incluem uma cauda enrolada ou as costas arqueadas, usadas como uma exibição de ameaça para outros macacos-aranha. Um movimento da cabeça é usado como ameaça ou como convite para jogar. Galhos trêmulos ou braços oscilantes são usados para alertar o grupo sobre o perigo iminente. Como exemplo, quando foi abordado por seres humanos, macacos-aranha casca de Geoffroy, jogue os ramos, sacudi galhos de árvores, e saltar para cima e para baixo.

Reprodução

Casal de Macaco-Aranha-de-Geoffroy
Casal de Macaco-Aranha-de-Geoffroy

As fêmeas dão à luz um único bebê a cada dois a quatro anos, após um período de gestação de sete a oito meses. Os bebês são carregados no peito de suas mães pelos primeiros dois meses e depois começam a andar nas costas de suas mães. Eles permanecem dependentes de suas mães por três anos. A vida útil máxima em estado selvagem é desconhecida. Em cativeiro, o macaco-aranha do Geoffroy pode viver de 33 a 47 anos.

As fêmeas atingem a maturidade sexual aos quatro anos, altura em que geralmente deixam o grupo natal (nascimento) e encontram outro grupo para participar. Os machos atingem a maturidade sexual aos cinco anos e permanecem em seu grupo natal.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *