O macaco-aranha-de-cara-preta é também conhecido como coatá preto. Recebe esse nome em função dos seus membros que são maiores do que o seu corpo e fazem ele se parecer com uma aranha. Vamos conhecer mais características e curiosidades sobre esse animal?
Características do Macaco-Aranha-de-Cara-Preta
São animais que possuem como característica marcante a presença de uma cauda preênsil (ou seja, possui a capacidade de se agarrar nos galhos) e serve como uma espécie de quinto membro. Seu pelo é longo e cobre todo o corpo, com exceção, da face. Quando se encontram no solo costumam usar os quatro membros para se deslocar.
O Macaco-aranha-de-cara-preta costuma ter hábitos diurnos e vivem em grupos bem variados com diversos membros. Em geral, são as fêmeas que lideram o banco e ficam responsáveis pela procura de alimentos.
Outra característica bem marcante é a forma de comunicação do macaco-aranha-de-cara-preta, que é feita com expressões e movimentos do corpo. Eles podem demonstrar desde a sinalização de perigo até uma simples brincadeira. Os grupos podem, inclusive, se comunicar entre eles.
Alimentam-se de frutas, de folhas, raízes, cascas de árvores insetos (como os cupins) e até mesmo alguns ovos de aves. Com relação à reprodução, é comum que a diferença de anos entre os partos possa chegar até 5 anos. A gestação dura sete meses e meio e os pequenos macaquinhos mamam até os 15 meses.
A maturidade sexual dessa espécie é atingida aos 4 anos pelas fêmeas e aos 5 pelo machos e apenas um filhote nasce de cada gestação. Os filhotes ficam sob os cuidados da mãe até os dez meses de idade e costumam andar pendurados nas costas delas.
Habitat do Macaco-Aranha-de-Cara-Preta
São animais que tem como habitat natural as florestas úmidas e tropicais principalmente da América do Sul. Podem ser encontrados no Suriname, Brasil , Peru, México e Guiana Francesa.
Gostam de ficar no alto das árvores e descem ao solo em situações muito específicas. As fêmeas do macaco-aranha-de-cara-preta podem pesar até 8 quilos, enquanto os machos são um pouco mais pesados. A espécie pode chegar a medir até 65 centímetros.
Os macacos-aranha-de-cara-preta são bichos muito ágeis e não é difícil encontrá-los pulando de galho em galho ou pendurado apenas pela cauda. Possuem uma mancha branca ao redor dos olhos ou podem apresentar uma face um pouco avermelhada. Uma característica bem interessante da espécie é que os indivíduos quebram os galhos e os atiram para baixo, sem direção. Eles fazem isso sempre demostrando grande euforia e saindo logo em seguida. São macaquinhos bem bagunceiros, não é verdade?
Os principais predadores do macaco-aranha-de-cara-preta são os leopardo e o homem. No caso dos seres humanos é realizada a caça predatória para alimentação ou para venda dos animais de forma ilegal. Além disso, a destruição do habitat natural dos macacos é também uma forma de contribuir para a diminuição da espécie. Alguns indivíduos dessa espécie também são comumente utilizados em laboratórios como cobaias de pesquisas sobre a malária.
Curiosidades da Espécie
O macaco-aranha é um das espécies mais conhecidas. Vamos conferir mais algumas curiosidades sobre esse macaquinho? Veja:
- A vocalização do macaco aranha pode ter até 12 sons diferentes. Cada uma delas possui uma finalidade e serve para informar ao grupo sobre a presença de indivíduos estranhos ao grupo. Assim, quando avistam o homem um som é emitido, já quando se sentem ameaçados costumam emitir outro tipo de som.
- Os indivíduos do grupo costumam dormir sempre muito próximos uns dos outros. Quando os caçadores atacam é comum que o bando inteiro seja atingido.
- Além do preto, também existem macacos-aranha com alguns detalhes nas cores: branco, castanho, ruivo e cinza.
- Existem sete espécies de verdadeiros macacos-aranhas. Todas elas pertencem ao gênero Ateles. Já o muriqui, animal muito semelhante ao macaco-aranha, pertence gênero Brachyteles.
- O Macaco-aranha é muito conhecido pela sua rapidez de locomoção. Ele pode se mover rapidamente através das árvores, usando sua cauda longa como auxiliar.
- A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN),destaca que todas as espécies de macacos-aranha estão ameaçadas. Duas delas, o macaco-aranha-castanho (A. fusciceps), e o macaco-aranha-marrom (A. hybridus) estão em situação ainda pior , pois são considerados criticamente ameaçados.
- Como sua carne é consumida pelos seres humanos, o decréscimo da população se deve a caça realizada pelos homens. Outros pontos que também contribuem muito para a diminuição da espécie são a exploração madeireira e o desmatamento do habitat desses animais.
- Estes animais são extremamente sociais e já foram encontrados grupos composto por até 100 indivíduos.
- Na Amazônia também são conhecidos como quatás. Esses animais costumam dar saltos de até 10 metros de altura e caem em seguida sempre em um galho mais baixo da árvore em que se encontram.
Ficha Técnica do Macaco-Aranha
Para encerrar resumimos as principais características do macaco-aranha. Vamos conferir?
Nome Científico: Ateles chamek
Família: Atelidae
Ordem: Primates
Distribuição no Brasil: Amazonas, , Rondônia, Pará e Mato Grosso, Acre
Habitat: Floresta Amazônica – Florestas altas, chuvosas, inundáveis ou em terra firme.
Alimentação: Frutos, insetos, néctar, brotos, folhas, casca de árvore, mel, flores, cupins e lagartas.
Outras informações: Conhecido como Coatá, pode medir de 46 a 54 cm de comprimento, com membros compridos e de estrutura esguia. Cauda longa e preênsil medindo entre 82 a 84 cm, que utiliza para locomoção.
Nosso artigo sobre os macacos-aranha-de-cara-preta encerra por aqui. Não deixe de acompanhar nossos conteúdos sobre os demais primatas. Aproveite e deixe um comentário, uma sugestão ou alguma dúvida. Ah, também não se esqueça de compartilhar esse texto em suas redes sociais. Até a próxima!