Home / Animais / Macaca Fascicularis ou Macaco Cinomolgo: Características e Fotos

Macaca Fascicularis ou Macaco Cinomolgo: Características e Fotos

Há quem chame essa espécie de macaco pelo nome comum ‘macaco caranguejo’, dado o fato de que são macacos que adicionam mesmo os caranguejos a sua dieta. Mas será que comem só caranguejos? Não é bem assim não…

Macaca Fascicularis ou Macaco Cinomolgo: Características e Fotos

Macaca fascicularis ou macaco cinomolgo são espécies pertencentes a família de macacos do velho mundo, nativa do sudeste da Ásia. De acordo com a subespécie, o comprimento do corpo do macaco adulto é de 38 a 55 cm, relativamente curto, com braços e pernas compridos. A cauda é mais longa que o corpo, geralmente de 40 a 65 cm. Os machos adultos pesam cerca de 6 kg e geralmente são maiores que as fêmeas, que pesam entre 3 e 6 kg.

Como já dissemos, a espécie é conhecida também sob o nome de macaco caranguejo, no sentido de comer caranguejos. Também é chamado de macaco de cauda longa , porque se distingue de outros macacos pelo comprimento de sua cauda, comparável ao de seu corpo. Outros nomes comuns ainda podem ser encontrados, como macaco cinomolgo (como também o conhecemos), macaco de Java ou macaco da Indonésia.

A palavra latina fascicularis significa “pequeno arranhão”. Sir Thomas Stamford Bingley Raffles, que de o nome científico em 1821 ao animal, não especifica o que isso significa com o uso dessa palavra, mas presume-se que houve uma conexão com a observação de os machos arranharem o pêlo das fêmeas para obter seus favores sexuais.

Macaca Fascicularis ou Macaco Cinomolgo: Ecologia e Comportamento

Macacos fascicularis ou cinomolgo vivem em comunidades matrilineares (mãe e filho) e matrilocais (crianças vivem com mãe); jovens do sexo masculino deixam a comunidade na puberdade. Essas comunidades também têm uma hierarquia de mulheres. Macacos fascicularis ou cinomolgo são onívoros e oportunistas. Eles foram observados usando ferramentas para obter alimentos na Tailândia e na Birmânia.

Eles são considerados uma espécie invasora e uma ameaça à biodiversidade em algumas áreas, incluindo Hong Kong e oeste da Nova Guiné. Os macacos fascicularis ou cinomolgo tem uma longa e variada história de interações com seres humanos, com considerações que variam de pragas agrícolas a templos sagrados.

A crescente invasão e destruição por seres humanos reduziu seu habitat, levou à cinantropia (ocupação de ambientes criados pelo homem) e causou conflitos pelo acesso a recursos dentro e entre espécies. Recentemente, o macaco fascicularis ou cinomolgo foi usado como animal de laboratório, principalmente para experimentação médica.

Macacos fascicularis ou cinomolgo pode comer uma grande variedade de alimentos de carne e vegetais. Embora frutas e sementes representem 60 a 90% de sua ingestão de alimentos, também se alimenta de folhas, flores, raízes e casca. Os vertebrados também fazem parte de suas presas (filhotes, lagartos, sapos e peixes), bem como invertebrados e ovos.

Embora seja ecologicamente bem adaptado ao seu ambiente doméstico e não represente uma ameaça específica à sobrevivência das espécies que caça ou colhe em áreas onde não é nativo, pode representar uma ameaça significativa ao meio ambiente com sua biodiversidade. A espécie não teme os seres humanos e frequenta muitas cidades e aldeias.

Macaco Cinomolgo Comendo Banana
Macaco Cinomolgo Comendo Banana

Assim, arroz fresco, folhas de mandioca, borracha, frutas, côco, manga e outras culturas acabam também fazendo parte do cardápio, o que às vezes causa perdas significativas de renda dos agricultores locais. Ele também está interessado em latas de lixo e lixeiras. Ele às vezes está envolvido em atos de agressão contra pessoas.

Macaca Fascicularis ou Macaco Cinomolgo: Comportamento

O macaco fascicularis ou cinomolgo é um animal social que vive em grupos de 5 a 60 indivíduos. Esses grupos são multi-masculinos, com geralmente 2 a 5 homens e mulheres 2 a 3 vezes mais numerosas. O número de jovens é frequentemente comparável ao das fêmeas. O tamanho do grupo geralmente depende do risco de predação e da disponibilidade de alimentos.

Os grupos estão centrados nas fêmeas: são filopátricas (ou seja, eles permanecem no mesmo grupo por gerações) enquanto os homens mudam de grupo. Os machos deixam seu grupo de origem geralmente com idades entre 4 e 6 anos. Eles se juntam a outro grupo por 4 a 5 anos antes de emigrar, e isso várias vezes ao longo de sua existência.

Esses macacos são despóticos e exercem uma estrita hierarquia de domínio. As fileiras dos machos adultos são mais altas que as das fêmeas. As fileiras das fêmeas são mais estáveis, podendo os machos perder seu status. Geralmente, os machos de alto escalão têm maior probabilidade de procriar, e as fêmeas de alto escalão têm maior probabilidade de sobreviver à prole.

As fêmeas são agrupadas em matrizes, é isto é, famílias compostas com seus filhos. A linhagem matricial é mantida por várias gerações, com algumas famílias tendo mais poder social do que outras. A linhagem matricial raramente é revertida e, quando ocorre, tem consequências para as chances de reprodução nas famílias caídas.

A duração da gestação é de cerca de 165 dias. O peso do bebê no nascimento é de cerca de 350 gramas. Os bebês nascem com pêlo preto que, a partir dos 3 meses de idade, passa para uma cor verde amarelada, verde acinzentada ou marrom avermelhada, de acordo com a subespécie. Esse tom deve ser um indicador do status da criança.

Filhotes de Macaco Cinomolgo
Filhotes de Macaco Cinomolgo

Machos imigrantes recentes às vezes cometem infanticídio contra filhotes que não são deles, e fêmeas de alto escalão às vezes sequestram crianças de outras fêmeas inferiores. Esses sequestros geralmente levam a mortes de crianças. Os mais novos ficam principalmente com a família da mãe. Ao crescer, os jovens machos tendem a se voltar para a periferia do grupo. Eles formam novos grupos que podem ser cruciais ao migrar para fora de seu grupo natal.

Macaca Fascicularis ou Macaco Cinomolgo: Distribuição e Habitat

Esta espécie vive principalmente no sudeste da Ásia, incluindo as ilhas do arquipélago malaio de Sumatra, Java e Bornéu, as Filipinas e as ilhas Nicobar. Foi introduzido em outras regiões, incluindo Hong Kong, Nova Guiné Ocidental, Anguar e Maurício. Onde não é nativo, especialmente em ecossistemas insulares que permitiram que espécies se afastassem de grandes predadores, é considerado uma ameaça para muitas espécies nativas.

Essa observação levou a União Internacional para a Conservação da Natureza a listar macaca fascicularis ou cinomolgo entre as “cem piores espécies exóticas invasoras”. Dada a sua capacidade de adaptação, macaca fascicularis ou cinomolgo frequenta uma grande variedade de habitats, incluindo florestas tropicais, sub-tropicais, florestas que fazem fronteira com pântanos e rios, e mangue.

Habitat do Macaca Fascicularis ou Macaco Cinomolgo
Habitat do Macaca Fascicularis ou Macaco Cinomolgo

Eles também se adaptam aos assentamentos humanos e são considerados sagrados em alguns templos hindus e em algumas pequenas ilhas, mesmo que sejam um incômodo para fazendas e aldeias. Está listada como de menor preocupação para a extinção em vista de sua ampla distribuição, presumida grande população, tolerância a uma ampla variedade de habitats, ocorrência em várias áreas protegidas e porque é improvável que esteja diminuindo quase na taxa necessária para se qualificar para ser listado em uma categoria ameaçada.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *