Home / Animais / Macaca Arctoides: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Macaca Arctoides: Características, Nome Cientifico, Habitat e Fotos

Macacos-de-cauda-toco são nativos do sudeste da Ásia, possuindo o nome cientifico de Macaco arctoides. Sua distribuição inclui China, Índia, Birmânia, Malásia Ocidental, Tailândia, Vietnã, Bangladesh oriental e Península Malaia. Existe uma população introduzida em Tanaxpillo, Veracruz, México, uma ilha não habitada por seres humanos, onde eles vivem em condições semelhantes ao seu habitat natural na Ásia.

Os animais possuem cabelos castanhos escuros e desgrenhados cobrindo-os. Eles têm rostos sem pêlos com pele vermelha que escurece com a exposição ao sol. Os bebês nascem com cabelos brancos que escurecem à medida que envelhecem. À medida que envelhecem, machos e fêmeas adultos mostram carecas no topo de suas cabeças, bem como machos humanos, recuando da testa em direção à parte de trás do crânio. Como em todos os outros cercopithecinos, eles têm bolsas nas bochechas que usam para armazenar alimentos quando forrageando.

Macacos com cauda de toco têm caudas sem pêlos que são mais curtas que outras espécies de G. Macaca . O comprimento da cauda varia de 3,2 a 69 mm. Esta espécie é sexualmente dimórfica em muitos aspectos de sua fisiologia. Os machos são maiores, variando de 9,9 a 10,2 kg e 517 a 650 mm de altura, enquanto as fêmeas têm 7,5 a 9,1 kg e 485 a 585 mm de altura. Os machos também têm caninos muito maiores, que eles usam para afirmar o domínio dentro de seu grupo.

Habitat

Macacos com cauda de toco são encontrados em florestas sempre subtropicais abaixo de 1500 me florestas tropicais sempre entre 1800 e 2500 m. Eles vivem em ambientes úmidos e não são encontrados em florestas secas. Macacos-de-cauda-toco são promíscuos em seu comportamento de acasalamento. O domínio desempenha um grande papel em quem consegue acasalar. Homens de alto escalão monopolizam as fêmeas no grupo. No entanto, machos de classificação mais baixa têm outras estratégias para obter oportunidades de acasalamento. Eles ficam para trás e acasalam com fêmeas quando o macho dominante não está assistindo.

Macaca Arctoides Andando Pela Grama

Tanto machos quanto fêmeas iniciam o acasalamento, embora os machos tendam a ser mais ativos quando se trata de comportamento sexual. As fêmeas fazem contato visual e apresentam sua região perineal (garupa). Os machos se aproximam das fêmeas e sentam-se ao lado delas. Os machos batem os dentes e fazem uma careta. Quando a cópula está ocorrendo, outros membros do grupo frequentemente assediam o par.

Em seu habitat nativo, os macacos de cauda de toco se reproduzem durante os meses de outubro e novembro. Em cativeiro, eles não se reproduzem em nenhuma programação sazonal. As fêmeas têm filhos a cada 2 anos. O período de gestação é de 177 dias. Após o nascimento, os bebês são amamentados por 9 meses. Após o desmame, eles ainda dependem da mãe e de outros adultos do grupo e não alcançam a independência antes dos 1,5 anos de idade.

Características

Os jovens herdam a posição materna, pois as mulheres são filopátricas. Jovens do sexo masculino se dispersam algum tempo após a independência. O principal cuidador de jovens é a mãe. Ela cuida, carrega e protege. Além disso, todas as fêmeas do grupo cuidam dos filhotes de outras fêmeas, principalmente se a mãe for de alto escalão. As fêmeas carregam, brincam, protegem e preparam os jovens. Os machos alfa também ajudarão a proteger os jovens e os bebês, pois há uma boa chance de eles serem descendentes. 

Família

Macacos-de-cauda-toco são mais gentis com seus filhotes do que com outras espécies de macacos . Como não há ameaça de sequestro de outros membros do grupo, as mães tendem a ser indulgentes com os filhos e a dar-lhes independência na exploração do ambiente ao seu redor. Macacos-de-cauda-toco vivem em grupos de até 60 indivíduos, compostos por machos, fêmeas e jovens adultos. As fêmeas são filopátricas e os machos partem após a maturidade sexual. Eles são hierárquicos, com a classificação sendo reforçada através do contato físico, como morder e dar um tapa. No entanto, em comparação com outras espécies de macacos , eles são mais pacíficos e igualitários em sua estrutura social. Quando homens jovens se mudam para um novo grupo, eles lutam para estabelecer posição na hierarquia. Após um desentendimento ou luta, eles têm um ritual específico de reconciliação. O subordinado apresentará sua garupa ao homem dominante, que beijará ou abraçará o subordinado. O subordinado responderá por “estalar os lábios” ou “bater de dentes”. 

Durante o dia, eles viajam de 2 a 3 quilômetros. Eles tendem a viajar menos durante a estação chuvosa. Depois de se alimentar durante o dia, eles viajam de volta para seus locais de dormir nas árvores. Eles se comunicam principalmente visualmente e vocalmente. Formas comuns de comunicação visual são “bater de dentes”, apresentar a garupa de alguém a outro indivíduo, “estalar os lábios” e “dentes com barras”. Quando no calor, as fêmeas têm inchaço nas costas. Esta é uma forma de comunicação sexual, que é receptiva ao acasalamento.

Comunicação

A comunicação vocal geralmente consiste em “coo”, que é usado para manter contato com outros membros do grupo ou quando se aproxima de outro indivíduo. Eles também usam grunhidos quando se aproximam de outro após brigar ou se estão interessados sexualmente. Como mencionado anteriormente, os machos alfa “rugirão” para afastar os predadores. Macacos com cauda de toco têm bolsas nas bochechas que, quando cheias, podem conter um volume igual ao do estômago. Eles se alimentam desde a manhã até o meio-dia. Eles são onívoros, mas comem principalmente frutas. Eles também comem sementes, flores, raízes, folhas e animais como sapos, caranguejos de água doce, pássaros e ovos de pássaros. Eles também são conhecidos por invadir as plantações de milho e cultivar frutas.

Na lista da IUCN, os macacos de cauda curta são considerados vulneráveis. Eles estão em risco de extinção em um futuro próximo. Suas populações diminuíram 20% nos últimos 10 anos. Já houve casos de certas populações desaparecendo. As populações indígenas e de Bangladesh não são vistas desde 1990. Habitat e caça são as principais causas e preocupações para sua conservação. Eles também estão se tornando mais incomuns na Tailândia e na Malásia. A mudança de habitat induzida pelo homem é a principal causa do declínio da população. A expansão urbana e agrícola ameaça os habitats nativos. Na Índia, onde esses macacos são legalmente protegidos, eles reservaram áreas de terra para conservação de macacos de cauda e estão impondo proteção.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *