Home / Animais / Lobo-Marinho-do-Cabo: Características, Nome Científico e Fotos

Lobo-Marinho-do-Cabo: Características, Nome Científico e Fotos

O lobo-marinho do cabo ou o lobo-marinho africano é a maior de todas as variedades de lobo-marinho. Seu corpo robusto e forte é coberto com um pelo cinza escuro ou marrom aveludado, pelo qual é frequentemente caçado brutalmente.  Seu nome científico é (Arctocephalus pusillus) e pertence a uma grande espécie de foca da Austrália e África do Sul.

Os machos adultos são marrom-acinzentados claros, com uma barriga marrom escura e uma crina no pescoço e ombros que se torna uma cor mais clara à medida que envelhecem. A fêmea é mais morena, mas ainda tem uma barriga marrom mais escura. A cabeça do macho adulto é maior e mais larga que a da fêmea, com uma sobrancelha baixa, que a fêmea não possui. Tanto machos quanto fêmeas têm focinho pontudo, bigodes longos, orelhas pequenas e narinas voltadas para a frente. Eles têm nadadeiras grandes e grossas, que parecem pretas quando molhadas.

Existem duas subespécies do lobo-marinho marrom: o lobo-marinho do Cabo e o lobo-marinho australiano. Essas subespécies são comportamentais e geneticamente muito semelhantes, mas ocupam faixas distintas. Uma diferença clara entre eles é a crista maior do lobo-marinho do Cabo.

Distribuição

As focas do cabo são encontradas ao longo da costa da África, no sul e sudoeste, em toda a Namíbia e no leste até Port Elizabeth, enquanto a foca australiana ocorre nas costas sul e sudeste da Austrália. Eles são vistos em Nova Gales do Sul, Victoria, Tasmânia e certas ilhas. Ambas as subespécies passam a maior parte do tempo no mar, não muito longe da costa. Eles preferem pequenas ilhas rochosas quando acasalam e dão à luz.

Modo de Vida

As focas marrons são diurnas, sendo ativas durante o dia e dormindo à noite. Grupos que compartilham o mesmo viveiro todos os anos são conhecidos como colônias. As colônias de focas sul-africanas variam em número entre 500 e 3.000 touros, e o tamanho das colônias de focas australianas varia de 500 a 1.500 animais. Esses selos não migram e os viveiros nunca ficam completamente vazios, pois as mães e os filhotes voltam para eles durante o ano. Na maioria das vezes, no entanto, as focas estão no mar, onde costumam viajar em grupos de alimentação de tamanho pequeno. Não há limites reais entre colônias, pois ao longo do ano todos viajam separadamente até a época de reprodução.

Arctocephalus Pusillus

O lobo-marinho passa a maior parte do tempo no mar, onde reúne comida e também dorme, geralmente de costas enquanto flutua na superfície da água. Quando em solo sólido, a foca caminha com suas nadadeiras.

Ambas as subespécies usam uma “chamada de filhote”. Quando um selo-mãe volta à costa com comida para o filhote, ela faz uma chamada alta, o que faz com que todos os filhotes a procurem. Ela responde apenas ao seu próprio filhote. Ela pode usar o cheiro para reconhecer seu próprio filhote. Os filhotes, quando suas mães estão ausentes, ficam em grupos e durante a noite brincam juntos.

Dieta

O Cape Fur Seal é um carnívoro, alimentando-se apenas de outros animais. Quase três quartos de sua dieta é composta de peixes, enquanto cerca de 20% são de lulas e a quantidade restante de caranguejos e outros crustáceos. Ocasionalmente, o selo arrebata e come pássaros da costa também.

A foca-marrom come peixes pelágicos, incluindo sardinhas, pescadas e anchovas, além de cefalópodes como lulas e polvos, além de crustáceos. Embora respirem ar, as focas ficam mais à vontade na água e podem permanecer no mar por semanas, comendo peixes, pássaros e minúsculos krill de camarão. As focas podem nadar sozinhas ou se reunir em pequenos grupos.

Ciclo de Vida

Esses selos são políginos, mas as fêmeas não são pastoreadas pelos machos, e são livres para escolher seus próprios companheiros, e o fazem de acordo com o valor de seus territórios. Eles começam a procriar em meados de outubro, quando os machos chegam à costa para estabelecer seus territórios através de vocalizações, exibições e treinos, às vezes levando ao combate. Eles jejuam nesse momento, não comem até depois do acasalamento no final de novembro ou dezembro. As fêmeas então chegam e lutam entre si por territórios de nascimento. Após uma gestação de 12 meses, incluindo alguns meses de implantação tardia (quando o embrião, em vez de se desenvolver, é mantido em estado inativo, o que prolonga o período normal de gestação), nasce um único filhote. As fêmeas passam então breves períodos procurando no mar, depois vários dias em terra cuidando dos filhotes. No inverno, as viagens forrageiras duram cerca de sete dias e, no verão e outono, cerca de quatro dias. Os filhotes são desmamados por volta dos 12 meses de idade e a maturidade sexual é alcançada entre 3 e 6 anos de idade.

Ameaças

A maior ameaça às focas marrons é a poluição de seu habitat com metais pesados, pesticidas e distúrbios do ruído. Derramamentos de óleo, pedaços de rede, plástico e linhas de pesca também são uma ameaça, matando ou ferindo milhares dessas focas por ano. A caça furtiva é uma ameaça adicional: eles foram vistos pegando peixes das redes, ocasionalmente se enroscando e se afogando, e às vezes as focas são disparadas ilegalmente pelos pescadores como uma maneira de reduzir a competição pelos estoques de peixes.

Muitas populações de focas não se recuperaram da caça extensiva e agora enfrentam ameaças adicionais devido às mudanças climáticas e à sobrepesca, o que pode limitar suas presas.

População

Segundo a Lista Vermelha da IUCN, o número total de focas marrons é de 2.120.000 indivíduos, sendo 2.000.000 de focas do Cabo e 120.000 de focas australianas. No geral, os números da população de focas marrons estão aumentando hoje, e essa espécie é classificada como a menos preocupante (LC).

O grande lobo-marinho do norte, encontrado em águas frias do norte, foi caçado até quase extinção durante o século XIX. Esses animais foram protegidos por lei em 1911, e as populações posteriormente se recuperaram para 1,3 milhão de animais.

Interação com Humanos

Vários operadores da Cidade do Cabo são especializados em levar visitantes para ver as focas em cruzeiros na Península do Cabo. Alguns também oferecem experiências de mergulho subaquático e natação com focas.

O Cape Fur Seal é curioso e conhecido por se aproximar de humanos e barcos para explorá-los. Eles também acompanharão os mergulhadores, nadando de brincadeira e interagindo com eles. No entanto, em terra, eles são muito mais cautelosos.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *