O menor dos pinípedes é o Lobo-marinho de Galápagos, mas muitas pessoas o confundem com a foca de pelo, endêmica das Ilhas de Santiago e Genovesa em Galápagos. Ele tem um focinho curto e pontudo, um nariz pequeno e parecido com um botão e olhos bastante grandes. A pelagem deste animal varia de marrom escuro a cinza escuro, com pêlos de guarda com pontas mais claras que criam uma aparência grisalha.
Características Do Lobo Marinho De Galápagos
O nome científico do lobo marinho é arctocephalus galapagoensis, e significa simplesmente ‘cabeça de urso’. Esta é, na verdade, uma descrição bastante precisa. O lobo marinho de Galápagos tem um focinho curto e pontudo e um pequeno nariz de botão com grandes olhos negros, dando-lhe a face de um pequeno urso.
De fato, sua aparência de urso é talvez a melhor maneira de distingui-lo de seu parente próximo e vizinho, a foca endêmica de Galápagos e o leão marinho de Galápagos também.
A principal diferença é deles é a pelagem na aparência física. As focas têm casacos significativamente mais espessos, com pêlos mais longos. Por outro lado, o leão-marinho tem um nariz muito mais pontudo, enquanto o lobo-marinho de Galápagos tem uma cabeça mais larga e mais curta.
As focas também têm orelhas mais visíveis e geralmente são menores que o leão-marinho. O tamanho geral também é diferente; focas são menores do que leões marinhos de galápagos.
Ainda sobre os lobos marinhos, os machos também têm uma crina com cabelos um pouco mais longos, que vão do topo da cabeça até os ombros. O focinho e também o pêlo da parte de baixo são mais pálidos, com fêmeas maduras e mais jovens com uma barriga bronzeada e enferrujada e um peito marrom acinzentado claro. As nadadeiras são enegrecidas. Os filhotes de lobo marinho são marrom-escuro, embora às vezes tenham margens esbranquiçadas ou acinzentadas ao redor do nariz e da boca.
Habitat Do Lobo Marinho De Galápagos
Esses lobos-marinhos são encontradas apenas nas Ilhas Galápagos, onde é o nome delas. Se você não conhece o local, é um grupo de ilhas no Equador. Eles não migram para nenhum outro lugar, mas se deslocam pela costa para a área de criação que foi estabelecida para eles.
Esta espécie é nativa das Ilhas Galápagos, e as principais colônias habitam as ilhas ocidentais, sendo Ilhas Isabela e Ilhas Fernandina as mais povoadas. Uma colônia desses selos foi descoberta recentemente em Ilhas Foca, no norte do Peru.
Quando nas águas profundas do Oceano Pacífico, eles seguem a corrente de Humboldt. Quando em terra, o lobo marinho de Galápagos prefere áreas rochosas onde pode se abrigar do sol entre grandes pedregulhos e sob bordas.
Comportamento Do Lobo Marinho De Galápagos
Você verá que o lobo marinho de Galápagos é uma espécie que passa mais tempo na terra do que qualquer outra. Eles ainda passam cerca de 50% do tempo na terra e a outra metade na água. Eles preferem deitar nas rochas do que nas áreas arenosas. Acredita-se que essas rochas os ajudem a esfriar a temperatura do corpo enquanto estiverem em terra.
A pesquisa mostrou que o lobo marinho de Galápagos realmente sua se ficar quente. Ele tem que trabalhar muito para esfriar a temperatura do corpo. Acredita-se que as mães ensinem esse processo aos filhotes desde muito cedo.
Esse processo é chamado de termorregulação e funciona controlando o fluxo de sangue para as nadadeiras. Mais é enviado a eles quando estão quentes e é empurrado para longe quando estão frios.
As focas adultas são extraordinariamente territoriais, com aproximadamente 30% dos homens morrendo em brigas territoriais todos os anos. Um macho pode acasalar com algo entre seis e dezesseis fêmeas e vive com suas fêmeas em uma área de cerca de 100 a 200 metros quadrados.
Os machos costumam vagar pelo território de outra pessoa em busca de uma fêmea, e defender territórios tão grandes pode ser difícil, portanto os machos o fazem de forma agressiva.
Os machos de focas de Galápagos invadem seu território, ameaçando e combatendo qualquer macho que se aproxime demais. De fato, eles abandonarão seu território apenas quando estiverem completamente esgotados de toda a energia e precisarão deixar a terra para comer.
Reprodução Do Lobo Marinho De Galápagos
Os machos são extremamente dominantes sobre sua área quando se trata de reprodução. Eles podem ter um grupo de mulheres de um casal a mais de quinze. Os machos chegam primeiro aos locais de procriação, a fim de tomar seu lugar entre os outros machos. Nem todos conseguirão acasalar, apenas os maiores e os mais fortes.
Quando as fêmeas chegam, elas dão à luz os filhotes que já estão carregando. Depois de apenas alguns dias, eles começam a se acasalar novamente. Os ovos não são fertilizados imediatamente. Em vez disso, o que é conhecido como implantação tardia ocorre, o que significa que levará vários meses antes que o útero se ligue a ele.
Esta espécie de foca passa mais tempo com os filhotes do que qualquer outra. Isso ocorre porque eles cuidam por um longo período de tempo. Eles deixam o filhote para se alimentar e depois voltam, enquanto muitos outros acabam ficando com o filhote o tempo que puderem e depois vão comer.
Ameaças Populacionais Do Lobo Marinho
El Nino (quando a temperatura da água de superfície do Oceano Pacífico equatorial flutua, causando um forte impacto no clima) afeta muito essa espécie, pois causa o aquecimento do oceano e, portanto, reduz a produtividade marinha e as fontes de alimento, o que faz com que o selo da mãe negligencia seu filhote e o desmamara muito cedo, o que pode significar que o filhote passa fome.
As focas de Galápagos também sofrem com derramamentos de óleo e outras poluições de seu habitat. Eles são ameaçados por predadores naturais, principalmente cães selvagens nas ilhas onde vivem.
Conservação Dos Lobos Marinhos
De acordo com a Lista Vermelha da IUCN, o tamanho total da população de focas de Galápagos é estimado em cerca de 10.000 a 15.000 indivíduos. Atualmente, seu número está diminuindo e esta espécie é classificada como ameaçada de extinção (EN).