O Lobo-Guará é um animal fantástico! Possui parentesco com os cachorros e com os lobos selvagens; porém, é desconhecido pela maioria das pessoas.
Ele está presente em grande parte do território brasileiro, principalmente no Cerrado; e também está na Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Peru.
Desenvolveu-se ao longo dos anos através da caça predatória de pequenos mamíferos, como os tatus, roedores e também de pequenas aves, como os perdizes.
Apesar de parecer intimidador pelo seu tamanho, é na verdade, inofensivo. Ele evita o contato com os humanos e com outros animais que podem representar perigo.
Mas você conhece as principais características deste curioso animal? Continue acompanhando este artigo para saber tudo sobre o Lobo-Guará; com muitas curiosidades e diversas fotos desse incrível mamífero, que sobrevive por gerações em meio às vegetações selvagens da América do Sul!
Lobo Guará: Características
É um dos animais mais bonitos da América do Sul, ele possui uma grande estatura, podendo chegar até 80 centímetros de altura, 1 metro e 30 centímetros de comprimento e pesar até 30 quilos. Fato que o leva a ser considerado o maior canídeo do continente.
Seus pelos são majoritariamente de coloração laranja-avermelhada, com leves traços brancos e outros pretos na parte inferior do corpo.
É um animal onívoro, ou seja, alimenta-se tanto de outros animais – roedores, tatus, aves; como também de sementes e frutos.
Fato que o leva a ser um ótimo dispersor de diversas sementes, pois caminha longas distâncias e a partir de suas fezes, libera-as. Mas a principal espécie que se beneficia com essa ação do Lobo-Guará é a Lobeira, também conhecida como Solanum Lycocarpum, é a semente mais consumida pelo animal e consequentemente, a mais dispersada – tanto é que recebeu esse nome popular graças ao próprio Lobo.
É um animal de hábitos crepusculares; ou seja, que espera o Sol abaixar, e no inicio da noite, inicia suas atividades.
Eles preferem agir quando o Sol não está presente, pois a temperatura é mais amena e o clima mais agradável; o que os fazem sair tanto no período da manhã, entre 7 e 10 horas, quanto no período noturno, entre as 19 e as 23 horas. Em dias frios, o mamífero é capaz de ficar ativo e caçar durante muitas horas.
Conhecido cientificamente como Chysocyon Brachyurus, o Lobo-Guará está presente na família dos Canídeos, a qual também fazem parte os lobos, os cães, os chacais, coiotes, raposas e muitos outros.
Ele possui características semelhantes a estes animais, porém, o seu gênero – Chysocyon – é único. Ele não faz parte do gênero Canis, como os lobos, cães e raposas.
O que isso significa? É simples, o Lobo-Guará possui suas especificidades, possui comportamento e hábitos diferentes dos outros de sua família.
E por isso, seu habitat natural merece total atenção e deve ser preservado, pois é uma espécie única e de forma alguma, deve correr risco de extinção.
Mas não é bem assim que acontece, o ser humano, com a ideia de expandir suas terras, acaba não se importando com os animais que ali habitam; ou seja, o habitat natural do Lobo-Guará é tomado pela agricultura, pelo desmatamento de matas nativas e ainda o animal sofre com a caça predatória e atropelamentos.
E como consequência de tudo isso, passou a integrar a lista de animais “quase ameaçados” na Lista Vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature), e também é considerado como “Vulneral à Extinção” pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade).
De fato, temos que ficar atentos à extinção de diversas espécies que como o Lobo-Guará, sofrem com o desmatamento e com a perda de seu habitat natural.
Ficou interessado em saber mais sobre esse incrível animal? Confira algumas curiosidades que rondam o fabuloso Lobo-Guará.
Lobo Guará: Curiosidades
Escaladores
Por possuírem pernas de grande estatura e de elevado comprimento, conseguem escalar com facilidade morros e montes.
A agilidade do animal facilita para que ele supere as maiores subidas, com elevadas inclinações; também é capaz de dar grandes saltos para capturar suas presas.
Solitário
Diferente dos demais de sua família – lobos, cães e outros; eles não andam em matilhas ou em alcateias, preferindo a solidão.
Seus hábitos solitários influenciam diretamente o seu comportamento, sua forma de alimentação e o lugar onde ele vive.
Maior Canídeo
O Lobo-Guará é o maior canídeo da América do Sul. Pode chegar aos incríveis 1,30 de comprimento e medir de 80 a 90 centímetros de altura, não sendo superado por nenhum outro de sua família.
Ele habita principalmente o Cerrado brasileiro, além de estar no Uruguai, na Argentina, no Peru, Paraguai e Bolívia.
Sua grande estatura assusta algumas populações humanas da qual o animal se aproxima. Porém, ele não é perigoso.
Inofensivo
O Lobo-Guará, apesar de estar na família dos Canídeos, que são caracterizados por serem predadores natos, com ótimos instintos de caça, é um animal tranquilo e totalmente pacífico.
Ele evita o contato com humanos, mas pode ser visto em meio a algumas populações, pois são animais curiosos e às vezes podem seguir o cheiro ou o barulho de lugares próximos ao seu habitat.
Habitat
O habitat deste animal é fantástico! O Cerrado brasileiro é o segundo maior bioma do país, e considerada a Savana mais rica do mundo quando falamos em biodiversidade.
Ele abrange áreas das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. A vegetação é composta por arbustos retorcidos, folhas grossas e duras, além de gramíneas e grandes raízes.
O clima predominante no Cerrado é o tropical sazonal, onde ocorrem longos períodos de secas e também de chuvas, mas o que caracteriza mesmo tal clima é Sol constante e o calor ardente.
De fato, o Lobo-Guará é um mamífero muito curioso, com características específicas e comportamentos únicos; e que como toda espécie animal, sofre com a devastação e com a degradação de seu habitat natural.
Devido a sua pelugem alaranjada, ao seu grande porte e suas características, é considerado um dos animais mais bonitos de toda a América do Sul.
Confira agora algumas fotos do belo, peculiar, único e solitário Lobo-Guará!
Lobo Guará: Fotos
Neste espaço você pode analisar através das fotos o porquê do animal ser tão admirado, ao ponto de ser um dos mais belos de toda a natureza.