Criar galinhas raras, sejam elas anãs ou grandes não é complicado; elas geralmente são mantidas trancadas dentro de aviários de malha de arame e até a “pureza” ou “hibridação” das várias raças foi deixada – pelo menos até alguns anos atrás – ao conhecimento genético mais ou menos alto de cada proprietário. Porém, hoje vamos listar algumas dessas raras galinhas e dizer onde elas podem ser encontradas caso queira adotar uma.
Lista de Algumas Galinhas Raras
Galinha rara de Orpington: As galinhas raras de Orpington são, como a Brahma, bastante grandes e pesadas (elas pesam cerca de 4,5 kg) e ainda aparentam ser mais volumosas do que realmente são por causa da plumagem macia e densa que possui.
As Orpington são galinhas grandes e plácidas. Por esse motivo, como os Brahamas, elas são excelentes animais de estimação, ideais para quem é iniciante com um galinheiro e também adequado para estar com crianças; dóceis e não inclinados a escapar (eles têm asas pequenas e pernas curtas).
Galinha rara Brahma: As galinhas ornamentais Brahma pertencem à categoria de raças pesadas. São gigantes realmente gentis (o frango pesa cerca de 4,5 kg e o galo chega a 5 kg), com um caráter muito gentil, semelhante ao de outros animais domésticos.
Eles podem ser chamados de companheiros perfeitos para as crianças por causa de sua natureza extremamente calma e tolerante devido a essa docilidade inata. O galo dessa espécie coabita muito bem com outros galos e também é bastante tolerante com machos de outras raças, desde que estejam sempre calmos.
Galinha rara Araucana (ou Mapuche): A galinha Araucana (ou Mapuche) é uma galinha rara extremamente atraente por suas formas e plumagem; e ainda mais fascinante é imaginá-la em seu habitat sul-americano-andino, onde já estava presente nos tempos antigos. Seu porte parece preservar essa riqueza histórica e revela as dificuldades de sobreviver em um habitat difícil como o dos Andes.
A galinha Araucana é muito reconhecida pela ausência da cauda, pela crista da ervilha, pelos tufos aureculares, pelos favoritos e pela barba. No total, tem uma construção oval robusta e resistente, com algumas semelhanças com os tipos de raças de combate.
Outra característica peculiar desta galinha, que destaca seu valor em termos de biodiversidade, é a coloração de seus ovos, pelos quais a Araucana é conhecida em todo o mundo como “galinha com ovos azuis”.
Galinha rara Moroseta ou Sedosa: Os Morosetas, graças à sua aparência (irresistível) e seu caráter dócil , sempre tiveram muito sucesso em todo o mundo, como aves de raça ornamental e galinhas de estimação agradáveis ??e muito doces.
Galinha rara Cemani Negra: A galinha ornamental de corrida Cemani é nomeado após o nome original na língua javanesa em que “cemani” significa precisamente “completamente preto” (também conhecido como cemani ayam onde ” Ayam” significa “frango”); sua origem é de fato indonésia e precisamente da ilha de Java. E uma das raças mais raras de frango do mundo.
É caracterizada por uma pintura completamente preta; os olhos são pretos, a crista, a orelha e as asas, e as penas também são pretas (com reflexos verdes), pele, pernas, tarso, escamas e unhas.
Tudo é preto, exceto a casca dos ovos, a gema e o albume (às vezes é possível encontrar na internet imagens de ovos com casca preta “passados” pelos ovos de Cemani, mas na realidade são de cor creme claro).
Galinha rara Onogadori: A maravilhosa raça ornamental Onagadori (exatamente Tosa Onagadori) com sua delicadeza e leveza, parece vir de uma ilustração japonesa imaginativo, aqueles em aquarela sobre papel de arroz.
Na verdade os galos desta raça incrível ( apenas para os machos, as penas caudais continuam a crescer sem parar); muitas vezes foram retratadas como um verdadeiro ícone do Japão, tanto na arte da pintura japonesa quanto nos desenhos de tecidos usados em quimonos tradicionais, bem como, finalmente, em selos. E nos cartões de hoje para o Ano do Galo 2017 .
É imediatamente evidente a dificuldade inerente à criação de uma raça tão delicada , cuja biodiversidade, esperamos, seja preservada mesmo em total respeito ao seu habitat e à sua liberdade de movimento, que, infelizmente, é muitas vezes limitada por não- criadores.
Galinha ornamental de Paduana: A galinha Paduana (também chamada de “Paduana com um topete grande” ou “galinha com a cabeçada” ) é uma boa galinha italiana, pois pode produzir de 150 a 180 ovos em um ano (excepcionalmente 220) e, ao mesmo tempo, devido às suas características estéticas, certamente também pode ser considerada uma bela galinha ornamental adornada com origens antigas.
Certamente, a galinha Paduana é, à primeira vista, uma das galinhas mais reconhecíveis e agradáveis , caracterizada por seu abundante tufo de penas longas e lanceoladas que cobrem quase todos os olhos , dos favoritos nas bochechas e nos cavanhaques. Entre as muitas penas, as que podem ser vistas são apenas as narinas, vermelhas e carnudas, que circundam o bico.
Que Raças Devem ser Salvas?
Cada uma das raças listadas acima tem características específicas que descobrimos abaixo. Vamos começar com o frango appenzeller com tampa, que é reconhecido pela presença de penas raras na cabeça, semelhante ao traje tradicional do Appenzeller usado no domingo, do qual eles levam seu nome.
É uma galinha enérgica e adaptável, ágil e vital, que pode viver pacificamente em terreno rochoso e consegue fazer vôos curtos. O Appenzellese barbudo não se parece com sua aparência quase homônima, mas certamente devido ao seu temperamento.
Uma galinha fofa, cheia de vitalidade e porte orgulhoso, que pode viver vários anos. É uma raça muito produtiva e de postura: pense que, no primeiro ano, apenas uma galinha pode colocar 150 ovos de 50 g cada.
Na aparência, é reconhecido graças às penas que formam uma espécie de barba, da qual seu nome vem. Finalmente, a galinha suíça, que é a raça tradicional, porque é caracterizada por plumagem branca e vermelha como bandeira do país.
Apesar de ser uma raça nativa e muito difundida na Suíça, no final dos anos 90 estava em grande risco de extinção. Hoje é mais procurado, mas permanece na lista de raças raras a serem salvas.
Onde Raças Raras Podem ser Adotadas?
Existem várias associações na Itália que lidam com a preservação de animais em extinção. Você pode pesquisar on-line para encontrar o tipo de raça que deseja comprar.
Mesmo antes de comprar galinhas em risco de extinção, você terá que pensar no que pode ser usado para criá-las bem e para evitar que híbridos nasçam com galinhas de outras raças.
A adoção de filhotes de uma das três raças descritas acima significa salvaguardar as espécies e aumentar seu número para que não corram mais o risco de extinção.
Uma boa idéia é construir um galinheiro com galinhas raras e manter apenas uma espécie naquele abrigo. O mesmo se aplica à área a ser fechada, que será usada apenas para essa raça.
Geralmente não adotamos galinhas adultas, mas filhotes. Se você não sabe como reproduzi-los, leia nossas dicas abaixo para fazê-lo da maneira certa.