Se decidir expandir a família, sempre pensar bem nas características daqueles que já estão lá e daqueles que virão, para uma convivência saudável. Em se tratando de cães e gatos principalmente, uma cautela adicional nesse sentido é realmente muito válida.
Cão E Gato: Discórdia Natural Ou Preconceito?
Estes são dois animais de estimação que realmente têm personalidades completamente diferentes, se não opostos e, sendo assim, uma aproximação não será necessariamente fácil. Mas até entre seres humanos é assim. Adaptação e convívio é difícil para todos.
Pra exemplificar nesse caso, existem pessoas que amam viver junto com gatos e outros que, por outro lado, nunca desistiriam do amor de um cachorro. E há aqueles que podem não desejar ter nenhum dos dois como, por outro lado, terá aqueles que os amam sem distinção.
Mas é inegável que, mesmo para aqueles que não fazem diferença entre a companhia de um gatinho ou de um cãozinho, quando chega a testemunhar os dois animais de estimação tão distintos numa convivência de amor e união, hão de concordar que é a experiência mais esplêndida da vida.
É claro que pode não ser fácil. E para aqueles que já vivem em uma casa, com uma família, não deve ser mesmo nada fácil aceitar um novo membro. Para aqueles que chegam, outrossim, a adaptação pode ser ainda mais complicada. O importante então é sempre tentar fazer a escolha certa para o bem-estar e a felicidade de todos os membros da família, seja ele velho ou novo.
A Convivência É Possível?
A resposta é obviamente sim. Apesar de estarmos acostumados a acreditar que são duas espécies opostas que nunca se dão bem, na realidade a amizade entre um cachorro e um gato é absolutamente possível. Se eles já crescerem juntos principalmente, eles se tornam praticamente inseparáveis, como irmãos do mesmo sangue.
Mas mesmo uma inserção subsequente pode proporcionar surpresas agradáveis: eles podem sim se tornar melhores amigos, companheiros de mil aventuras. Não é tudo tão automático, obviamente. Antes de mais nada, é preciso compreender o caráter do cão ou gato que já vive no lar. E também dosar com equilíbrio o novo personagem que pretende integrar a família.
Cada animal é peculiar em si, mas as raças transportam consigo toda uma série de características fundamentais e básicas, também no que respeita à compatibilidade com outros cães ou com outros gatos. Existem raças de cães mais adequados para viver com gatos, o que seria legal levar em consideração antes mesmo de expandir a família.
Recomendamos, acima de tudo, que preste muita atenção ao momento da inserção: tem de prosseguir com os pés firmes, determinados, mas indo devagar, devagar e devagar, para que todos se acostumem com a situação nova. Isolar o recém-chegado à princípio, incentivar contatos com o animal de estimação que já vive no lar em momentos selecionados, quando todos estão calmos, é a melhor jeito. Impor repentinamente um novo membro é desejar confusão!
Lista De Raças De Cachorro Que Se Dão Bem Com Gato
Quais são as raças de cães mais adequadas para viver com gatos? Obviamente, não existe uma regra precisa e segura, com a qual possamos colocar nossa mão no fogo. Cada cão tem uma história e um caráter próprios, mesmo que as raças nos deem orientações gerais sobre a compatibilidade com outros animais de estimação, bem como com crianças ou idosos.
E mesmo que suas características comportamentais indiquem melhor adaptação, ainda assim não será inteligente trazer sem cautela ou cuidado. Consulte o veterinário que já esteja familiarizado com seu animal anterior, que pode fornecer instruções interessantes pra facilitar esse convívio e faça sempre conforme as dicas de especialistas no assunto. Ainda assim, vejamos uma lista de sugestões:
- Labrador Retriever: é uma raça de caçador em seu DNA, mas também é muito amigável. Há labradores que não gostam da presença de um felino, mas na maioria dos casos não se notam problemas, o importante estará sempre na educação e em criar esse costume gradativamente.
- Golden Retriever: é mais tranquilo que seu primo acima, geralmente. Um cão de personalidade doce e paciente, que costuma se dar bem com todos. Eles são uma raça ideal para a coabitação com crianças e também com gatos.
- Lulu da Pomerânia: eles são muito semelhantes aos felinos em diferentes aspectos, então talvez você irá notar eles transmitindo carinho e aceitação facilmente. Acostumá-los à presença de gatinhos não é tão difícil quanto se poderia pensar. Só lembre-se que para toda a regra sempre há exceções.
- Chihuahua: esses cães pequenos têm um caráter muito difícil, mas experiência tem demonstrado que, com gatos, essa raça aparentemente apresenta uma aceitação e apego consideravelmente surpreendente.
- Cavalier King Charles Spaniel: são cães ditos sociáveis, que amam viver com outros cães, e considerados muito pacíficos. Um verdadeiro cavalheiro, portanto! Eles se dão bem em casa com outros animais de estimação e, por isso, podem se tornar os melhores amigos dos gatinhos que entrar em suas casas e suas vidas.
- Mestiços: aqui estamos nos referindo especialmente aos que podemos adotar em um canil, porque eles precisam de um lar e uma família para cuidar deles. Esses cães sabem como dar amor a todos, talvez porque durante muito tempo sofreram a ausência de alguém em quem confiar. Por esta razão, eles são geralmente perfeitos para viver com gatos.
O conselho é sempre perguntar ao seu veterinário para obter informações úteis para qualquer alteração que afetará a vida de seus animais de estimação. Se decidir de fato trazer mais um membro pra família, seja um gato onde já exista um cachorro ou vice-versa, faça algumas considerações e procure quem seja especialista nisso, para evitar situações constrangedoras… ou tragédia!
Cão E Gato No Mundo Ecologia
Quem tem mais de um animal de estimação dentro de casa já sabe que problemas com relacionamento podem acontecer e nunca será exatamente fácil lidar com isso. E não envolve só cães e gatos, Mesmo entre eles mesmos, da própria espécie, as brigas, os ciúmes, as implicâncias… Tudo faz parte! Aqui no ‘Mundo Ecologia‘ você pode encontrar diversas matérias sobre isso. Veja algumas:
- Gato Atacando Cachorro. O Que Fazer? Como Resolver?
- Cachorro Atacando Gato: O Que Fazer? Como Resolver?
- Como Fazer o Gato Aceitar o Cachorro? Como Socializar?
- Cachorro Com Ciúmes do Outro. O Que Fazer? Como Resolver?
- O que Fazer Quando Dois Cachorros se Estranham: Como Resolver?
- Por Que Os Cachorros Fedem E Os Gatos Não? Quais Os Motivos?