Neste artigo você verá as espécies do animal lontra.Se não conhece o animal, irá conhecer um pouquinho agora! Te convido continuar com a leitura deste texto, que tal? Afinal de contas, é sobre a nossa fauna!
Existem 13 espécies catalogadas divididas em 7 gêneros e cada uma delas será apresentada aqui. Conheça-as!
Gênero Lontra
Lontra Neo-tropical (Lontra Longicaudis)
Ela também é conhecida como lontra-de-rio-sulamericana, lobinho de rio ou nutria. Está na América Central e na América do Sul — do Uruguai até o noroeste do México. Como todas as outras espécies de lontras, vive nos pantanais, cerrados e florestas tropicais. Sua alimentação, assim como todas as espécies são de crustáceos, moluscos, peixes e pequenos mamíferos.
Pode variar entre 5 e 12 quilos, além de não ter mais do que 1,37 centímetros de comprimento.
Lontra Canadense (Lontra canadensis)
A lontra canadense, como você pode notar pelo nome, está no território do Canadá. Ela também é conhecida como lontra norte-americana ou, simplesmente, lontra comum. Seu peso fica entre 5 quilos e 14 quilos. Seu comprimento não alcança mais do que 70 centímetros e, o peso da maioria dos adultos gira em torno de 8 quilos.
Lontra Felina (Schreber)
O Chugungo, gato do mar ou lontra do mar são nomes também dados a esta espécie de lontra. Ela é exclusiva de três países: Peru, Chile e Argentina. Porém, cientistas já falam sobre a extinção da espécie na Argentina.
Seu comprimento está entre 80 e 110 centímetros. Seu peso é bem menor do que as outras: Não ultrapassam os 6 quilos. Dentre as 13 espécies existentes são uma das que correm mais riscos de desaparecer.
Lontra Provocax
Também conhecida como lontra do sul, é uma espécie que está situada nos países Chile e Argentina. Muito chamada de lontra do rio. Seu peso gira em volta de 7,5 quilos e seu comprimento não é maior do que 60 centímetros.
Gênero Lutra
Lontra Europeia (Lutra Lutra)
Também conhecida como lontra euro-asiática ou lontra do velho mundo. É uma espécie que não difere muitos das outras: Seu peso é, em média, 8 quilos (podendo chegar até a 12) e o seu comprimento é de 57 até 95 centímetros. Essa medida não considera a cauda do animal.
Lontra de Sumatra (Lutra sumatrana)
A lontra de Sumatra — ou também, lontra de nariz peludo, é a espécie mais rara dentre todas. A sua aparência tem uma parte muito grande na cor branca. Ela fica entre o queixo e a barriga. Além disso, sua cabeça é um pouco mais achatada e longa do que os demais. Os seus pelos também são mais escuros do que a maioria.
Lontra de Pescoço Pintado (Lutra maculicollis)
A floresta do Congo é onde a lontra mais adora se esconder. Lá, elas são um pouco mais tímidas, não saindo quando vêem alguma manifestação.
Em algumas classificações ela é colocada dentro do gênero Lutra, em outras, ela não se encaixa em nenhum nome, por isso, a colocam na família Hydrictis.
Elas podem alcançar até 1,2 metros, mas, a maioria possui entre 90 e 100 centímetros de comprimento.
Gênero Aonyx
Lontra do Cabo (Aonyx capensis)
As lontras sem garras do cabo são impressionantes. É provável que você também a chame de lontra groot. Também conhecida como sem pés africanos, podem pesar até 20 quilos. Este peso é o maior apresentado até aqui. Ela chega a até 1,5 metros de comprimento.
Lontra do Congo (Aonyx congicus)
Também está situada na República africana. Precisamente, nos países como o Kongo, Gabão, Angola, Nigéria e por aí vai.
Gênero Amblonyx
Lontra anã Oriental ou Lontra Indiana (Amblonyx cinereus)
Não importa qual é o nome que você conhece: Os dois levam ao mesmo animal. Do focinho a cauda, alcançam no máximo noventa centímetros. O seu peso aproximado é de 5 quilos. Ela é outra espécie que está perdida: Muitos catalogam a lontra anã oriental com o gênero Aonyx. Outros, creem no gênero Amblonyx.
Gênero Pteronura
Lontra Gigante ou Ariranha (Pteronura brasiliensis)
Conhecida também como onça-d’água, lobo do rio e lontra gigante, aí está a maior espécie de lontra do Brasil. Está presente em praticamente todo o Norte do país, além de um pouco do sudeste e centro-oeste.
Seu tamanho pode alcançar até de quando ela saiu da igreja. O seu comprimento também impressiona: Pode chegar aos 2 metros facilmente, contando com uma cauda de 65 centímetros.
A pelagem delas é bem escura. Caso você tenha uma em casa, saiba que é ilegal! A menos que você tenha um documento provando que esta espécie está confortável aqui.
Ela, facilmente se distingue as demais. Tanto as suas características físicas quanto a comportamental é mais expressivo nas ariranhas.
Cerca de 80% de sua população já foi extinta. O que resta está distribuída entre o Brasil, Peru r Guianas.
Nunca houve registro de ataques envolvendo a ariranha. Somente um que pode ser falado aqui: Um sargento entrou numa toca de ariranhas para salvar uma criança que havia caído. Elas, se sentindo coagidas, atacaram e deram inúmeras mordidas. Infelizmente, o sargento faleceu devido a complicações no seu estado de saúde.
No mais, ela se mostra inofensiva e curiosa quando vê que um humano foi despertado pela curiosidade de conhecê-la. Ela chega perto dos barcos e fica observando.
Gênero Lutrogale
Lontra Sul Indiana (Lutrogale perspicillata)
Ela fica a maior parte de sua vida no território sul indiano. Territórios como o Iraque não veem esta espécie de jeito nenhum. Comparando com as outras espécies de lontras, essa aqui é a que tem o pelo mais macio e sedoso. Porém, este mesmo pelo é mais fino.
Gênero Enhydra
Lontra Marinha (Enhydra lutris)
A lontra marinha é uma das maiores dentro do seu gênero. As regiões do norte e leste do Pacífico estão cheios delas. Seu peso gira em torno de 15 a 45 quilos. Quanto maior o seu tempo de vida aqui na terra, mais provável dos quilinhos aparecerem.
Lista de espécies de lontra com nomes, características e fotos: Conclusão
Esta foi uma apresentação rápida das 13 espécies de lontras que existem. Notou que cada uma delas possui uma característica em particular? É claro que nem todas se destacaram — Umas você gostou mais, outro menos — mas, é sempre bom lembrar que cada uma possui a sua própria excentricidade.