Um dos animais mais amados do mundo é o cachorro. Ele é conhecido mundialmente, e existe diversas raças, algumas mais antigas e outras mais novas. No post de hoje iremos falar sobre o cachorro Lhasa apso. Iremos mostrar um pouco mais de suas características gerais, seu tamanho e cores. Continue lendo para aprender mais.
Características Gerais do Lhasa Apso
O Lhasa apso é uma raça de cachorro de pequeno porte de origem do Tibete, mais especificamente na Cordilheira do Himalaia. Ela é uma das raças mais antigas, tendo sua origem datada por volta de 1500. Recebeu esse nome em homenagem à capital Lhasa, e depois ganhou o complemento apso. Apso pode significar ovelha, devido a sua pelagem, quanto sentinela de Potala. É um animal que possui uma expectativa de vida entre 12 e 18 anos.
O contato bem próximo com a população do Tibete logo após sua criação, fez com que formasse um desenvolvimento de sua personalidade única. Por isso, eles são vistos como animais bem amigáveis, muito inteligentes, vívidos e sensíveis. Seu temperamento pode ser dado como equilibrado, e é muito expressivo e obediente, além de um ótimo cão de guarda.
Sua genialidade é muito aparente para qualquer um, mesmo que de longe e fisicamente pareça ser um cão frágil. Sua raça toda carrega uma misticidade enorme, e haviam história até que quando o dono de um Lhasa apso morria, sua alma reencarnava não em outro corpo humano, mas sim em um cachorro da raça Lhasa.
Cores da Pelagem do Lhasa Apso
Uma das características mais marcantes desse animal é em relação a sua pelagem. Ela é comprida, bem densa e de um brilho incrível. As cores da pelagem variam bastante, mas os mais comuns são os brancos e dourados. Como falamos anteriormente, quase nunca são de uma única cor. Também podemos vê-los na coloração areia, mel, cinza escuro e preto.
Apesar de pelos sedosos, é preciso que haja uma escovação todos os dias. Porque eles são fáceis de embaraçarem, e por isso exigem cuidados especiais. Os olhos e a parte da barriga devem ter uma cautela maior, pois no primeiro caso, pode atrapalha-los a enxergar, e no segundo, formam muitos nós que podem incomodar o bichinho.
Mais Características do Lhasa Apso
A raça é considerada bastante saudável, e não possui muitas complicações. Em alguns casos, é possível o desenvolvimento de algumas alergias, especialmente na parte da pele. Esses casos ocorrem com mais frequência, pois fica se desenvolvendo, já que de primeira não é possível perceber que se trata de uma alergia. Para evitar, é ideal ter cuidados com a ração e toda a alimentação do animal e manter a higiene dele em dia. Banhos regulares, com shampoos certos para seu pelo e raça, além de um controle contínuo de pulgas, carrapatos e outros é ideal para evitar esses tipos de problemas.
Algumas doenças genéticas também podem acabar chegando no lhasa. As mais comuns de acontecerem: atrofia da retina progressiva, que pode levar a cegueira se não for diagnosticada e tratada logo no começo; displasia renal cística congênita, que é quando os rins possuem um formato menor ou irregular do que o que é para ser. Sendo assim, o animal acaba precisando de cuidados médicos e todo um acompanhamento para que seu organismo continue funcionando normalmente.
De acordo com o livro que indica o ranking de inteligência dos cachorros, A Inteligência dos Cães, o Lhasa se enconrta na posição 68. Ele é bem inteligente, porém meio teimoso e disperso. Para esses animais, é necessário um treinamento com várias repetições para que eles consigam assimilar um comando, e também para acabarem não esquecendo o que aprenderam. Mas, são muito obedientes, especialmente com os donos que facilmente se apegam.
Ele não costuma ter muita paciência com crianças pequenas, por isso desde cedo deve ser introduzido a elas, para criar um nível de sociabilidade maior. Gostam muito de brincar, mas não precisam de muitos exercícios físicos durante o dia. Gostam muito de tirar longos cochilos, inclusive junto com o dono. Algo importante em relação a ele é que não são animais ideais para ficarem na parte externa da casa. O Lhasa apso é um cachorro para o interior, não é um animal tão ativo assim, e pode acabar entrando em depressão ao ficar separado de sua família.
Uma curiosidade interessante é que o Lhasa apso aparece em um dos desenhos e gibis mais conhecidos de todo o Brasil. Ele é representando pelo Floquinho, o cão do Cebolinha na Turma da Mônica de Mauricio de Sousa. A única característica completamente diferente deles da vida real, é que o Floquinho apresenta os pelos na coloração verde.
Esperamos que o post tenha te ajudado a entender e aprender um pouco mais sobre o Lhasa Apso, suas características, tamanho e cores. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre cachorros e outros assuntos de biologia aqui no site!