O langur-obscuro é um animal que possui o nome científico de Trachypithecus obscurus. É um animal muito raro que costuma ser encontrado na Malásia, Burma e Tailândia. Tem como habitat natural algumas florestas da região e comumente ficam no alto das árvores. Mesmo com a dificuldade de informações e pesquisas sobre o animal (por ele se tratar de uma espécie muito rara) preparamos um artigo com as principais informações sobre esse bicho Vamos conferir?
Características do Langur-Obscuro
Esse animal costuma ter até 55 centímetros chegando a pesar 7 quilos quando adultos. Tem uma forma de alimentação herbívora e preferem comer frutas, flores, sementes e demais vegetais.
O langur-obscuro costuma frequentar florestas montanhosas do continente asiático e sua cauda pode chegar a medir 80 centímetros. O animal possui várias subespécies reconhecidas e que se diferenciam pela cor da pelagem e pela região que habitam. Veja:
-
Trachypithecus Obscurus Obscurus
Esta subespécie se reproduz na península da Malásia, no norte de Perlis.
-
Trachypithecus Obscurus Flavicauda
Pode ser encontrada do norte de Perlis (norte da Malásia) até a fronteira norte da Tailândia e Birmânia. Também podem ser encontrados na ilha de Koh Lak, e no arquipélago de Mergui
-
Trachypithecus Obscurus Halonifer
Esta subespécie é encontrada em Penang Island, Malásia.
-
Trachypithecus Obscurus Carbo
Vivem nas ilhas de Terutau, Langkawi e Dayang Bunting, na costa oeste da península da Malásia.
-
Trachypithecus Obscurus Styx
vivem no leste da ilha de Perhentian, Malásia.
-
Trachypithecus Obscurus Seimundi
-
Trachypithecus Obscurus Sanctorum
Subespécie encontrada na ilha de São Mateus, no arquipélago de Mergui, Birmânia
O macaco da espécie langur-obscuro está listado como quase ameaçado na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A caça e o comércio de animais domésticos são duas das principais ameaças que os langurs enfrentam, bem como a perda e a degradação do seu habitat natural devido ao desenvolvimento de atividade agrícola e expansão da urbanização. Acredita-se que atualmente a espécie está em declínio.
Outras Informações sobre os Langurs
Uma informação curiosa sobre o langur é que algumas de suas espécies ocupam um lugar de destaque religioso entre os hindus. A lenda conta que o animal resgatou Sita e se tonou um animal sagrado. Para se ter uma ideia da importância desse bichinho, ele é o segundo animal mais comum na Índia, perdendo apenas para a vaca, que também é considerada um animal sagrado.
Essa espécie é a mais comum na Índia e possui pelagem amarelada. Os hindus acreditam que após a morte, o espírito dos humanos reencarna em animais.
Os langur são animais muito inteligentes e que se apresentam mansos na maior parte do tempo. Com o seu envelhecimento, preferem ficam mais isolado, a cabeça vai ficando mais achatada e perdem um pouco a sua agilidade da juventude. Em compensação, ficam cada vez mais fortes com o passar dos anos.
Possuem o hábito de andar em grupos e costumar sem comandados por um líder. No geral, só saem das árvores para roubar frutas e verduras em regiões urbanizadas. Emitem sons muito altos e de acordo com o seu humor: um deles é para quando encontram-se alegres e outro para quando estão irritados.
Curiosidades Sobre os Langurs-Obscuros
Confira agora algumas das mais interessantes curiosidades sobre o langur-obscuro:
- O langur-obscuro é facilmente inidentificável por conta dos anéis brancos ao redor de seus olhos e uma pele rosa ao redor da boca. Dependendo da quantidade de luz, o revestimento do seu corpo pode parecer marrom acinzentado, cinza escuro ou preto.
- Os filhotes têm uma pelagem alaranjada que começa a escurecer com o passar dos dias. O peso de um macho adulto é de cerca de 8 quilos, já as fêmeas pesam cerca de 6 quilos.
- Costumam andar em bando de 20 indivíduos e se movem rapidamente pelas árvores.
- Costumam aproveitar a manhã para realizar suas atividades e preferem descansar no período da tarde. Eles costumam se alimentar durante esses dois turnos e podem descer até o solo para procurar comida.
- Os machos adultos do langur-obscuro são responsáveis por liderar o grupo e costumam deixar claro os limites do seu território. Já as fêmeas se ocupam da criação dos filhotes podendo haver, inclusive, uma espécie de revezamento entre elas. Assim, enquanto uma cuida dos filhotes, as outras descansam e se alimentam.
- Quando se sentem ameaçados por outros grupos podem ser bem agressivos. Os langur-obscuros podem morder, pular e perseguir uns aos outros durante uma briga.
- Em cada gestação do langur-obscuro apenas um filhote nasce.
- A espécie pode ser encontrada na Birmânia, Malásia, na Tailândia e também na região de Gaoligongshan, em Yunnan, China.
- Também são conhecidos como Langur escuro, Langur de óculos ou Langur sombrio.
- ‘Langur’ significa “possui uma longa cauda”.
- Como a vaca, o langur é considerado um animal sagrado pelos hindus. Portanto, se estiver viajando para essa região não se atreva a incomodar esses animais e deixe-os realizarem tudo que desejam. Caso contrário, você pode ser muito mal visto pelos hindus.
Ficha Técnica do Langur-Obscuro
Para encerrar, preparamos uma sistematização das principais informações sobre o langur-obscuro. Confira sua classificação e demais informações relevantes sobre a espécie:
Classificação
Nome científico: Trachypithecus obscurus
Peso: 7,1 kg (adulto grande).
Período de Gestação: 147 dias.
Comprimento: 55 centímetros ( tamanho de um adulto grande).
Classificação: Espécie
Nível Trófico: Herbívoro.
É isso! Quais dessas curiosidades sobre o langur-obscuro você achou mais interessante? Você já tinha ouvido falar nesse animal? Aproveite para nos deixar um comentário nos contando tudinho! Não se esqueça de compartilhar esse artigo com os seus amigos e nas suas redes sociais! Até mais!