Home / Animais / Lagarto de Língua Azul: Características, Nome Científico e Fotos

Lagarto de Língua Azul: Características, Nome Científico e Fotos

Você já ouviu falar do lagarto de língua azul ?

Pois bem, este lagarto corresponde a um total de cerca de 9 espécies pertencentes ao gênero taxonômico TilinquaI.  Todos estes os lagartos deste gênero podem ser encontrados na Australásia, muitas espécies são, inclusive, criadas em cativeiro e vendidas como animais domésticos.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre algumas dessas espécies.

Então venha conosco e boa leitura.

Lagarto de Língua Azul: Características, Nome Científico e Fotos- Tiliqua nigrotunela

O lagarto de língua azul manchado (nome científico Tiliqua nigrotunela) possui entre 35 a 50 centímetros de comprimento. Sua língua azul é bastante carnuda, e, com isso, é capaz de sentir gostos no ar e também assustar predadores.

Tanto a língua, como a camuflagem podem tornar-se métodos de defesa, sendo a mordida sua última estratégia (embora possua dentes que não são capazes de romper a pele).

Em raros casos, também pode recorrer à autotomia (desmembramento da cauda) como estratégia de defesa. Neste caso, a cauda é desprendida após o lagarto agarrar-se ao predador.

Curiosamente, a espécie pode ser mantida como animal de estimação, pois é inofensiva. Na verdade, a espécie possui boa capacidade de adaptação ao cativeiro e é facilmente domesticado.

Em cativeiro, pode alcançar uma expectativa de vida de até 30 anos.

Na dieta, estão inclusos uma grande variedade de flores silvestres, frutas nativas, insetos, caracóis, pequenos vertebrados (como ratos ou roedores menores) e até mesmo carniça.

A espécie está distribuída em cerca de 5 estados australianos.

Lagarto de Língua Azul: Características, Nome Científico e Fotos- Tiliqua occipitalis

O lagarto de língua azul ocidental (nome científico Tiliqua occipitalis) é uma espécie que cresce até 45 centímetros de comprimento Em relação à coloração, possui cor creme no dorso, e presença de faixas de cor marrom. O seu ventre apresenta coloração pálida. As pernas são muito pequeninas e até mesmo distoantes em relação ao corpo largo.

A língua azulada compõe um interessante contraste com o interior rosado da boca. A espécie pode inclusive abrir a boca e mostrar a língua, caso se sinta ameaçada. No entanto, quando esta primeira estratégia não funciona, a espécie sibila e achata o corpo na tentativa de parecer maior.

Tiliqua Occipitalis
Tiliqua Occipitalis

Possui hábitos diurnos.. Em relação á alimentação, na dieta estão inclusos caracóis, aranhas; no entanto, também pode consumir folhagens e até carniça.

Como se alimenta de caracóis, possui uma mandíbula forte que o permite quebrar exoesqueletos de besouros e cascas de caracóis.

Seu hábitat pode ser formado por pastagens, arbustos, dunas ou florestas de baixa densidade. Durante à noite, pode utilizar as tocas de coelho como abrigo.

A espécie é considerada uma das mais raras entre as demais espécies de lagarto azul.

Cada ninhada da espécie dá origem a 5 filhotes, os quais, curiosamente, consomem a membrana placentária após o nascimento. Estes filhotes possuem faixas nas cores amarelo e marrom tanto no corpo quanto na cauda.

Em relação a distribuição geográfica, a espécie é encontrada na “Austrália Ocidental”, mas também na porção Sul do estado australiano denominado “extremo norte” e uma  faixa do estado de “Austrália do Sul”. Está presente em 2 outros estados australianos, todavia, em pequeníssimo número e grande ameaça de extinção.

Fatores que contribuem para que a espécie esteja ameaçada em algumas áreas são a eliminação do hábitat com a finalidade de desenvolver atividades agrícolas, destruição das tocas de coelhos (as quais, este lagarto utiliza como abrigo); assim como a atividade predatória de espécies como o gato doméstico e a raposa vermelha, as quais teriam sido introduzidas posteriormente nesses hábitats.

Lagarto de Língua Azul: Características, Nome Científico e Fotos- Tiliqua scincoides

O lagarto comum de língua azul (nome científico Tiliqua scincoides) é uma espécie que pode medir até 60 centímetros de comprimento e pesar quase 1 quilo. Sua coloração varia (podendo existir até indivíduos albinos), porém geralmente obedece a um padrão de faixas.

A coloração da língua oscila entre azul-violeta e azul-cobalto.

A espécie é encontrada em zonas urbanas e suburbanas, inclusive próximo às residências de Sidney.

A espécie conta com 3 subespécies. É nativa tanto da Austrália, quanto das ilhas de Babar e Tanimbar na Indonésia.

Lagarto de Língua Azul: Características, Nome Científico e Fotos- Tiliqua Rugosa

O ‘lagarto de língua azul e rabo entroncado’ (nome científico Tiliqua rugosa), também pode ser chamado pelos nomes de ‘lagarto pinha’, ‘lagarto bicho papão’ e ‘lagarto sonolento’. Com a observação importante que todos esses nomes foram obtidos em tradução livre do inglês, uma vez que não há páginas em português sobre a espécie.

Essa espécie pode alcançar a grandiosa expectativa de vida de 50 anos em meio à natureza.

Possui uma ‘pele’ muito rígida e praticamente impenetrável (ou blindada). A língua azul é brilhante. A cabeça é triangular e cauda é curta e atarrancada ( sendo que também possui  formato semelhante à cabeça). Esta última característica foi responsável por mais um nome alternativo (no caso, “lagarto de duas cabeças”).

A ilusão da presença de “duas cabeças” é muito útil para confundir os predadores.

A cauda contém reservas de gordura que serão utilizadas durante a brumação de inverno.

Não possui autotomia de cauda e é capaz de trocar toda a pele do corpo (até mesmo a cobertura dos olhos). Essa troca de pele leva várias horas e, durante o processo, o lagarto se esfrega contra objetos para acelerar a troca.

A espécie conta com 4 subespécies e está distribuída nas áreas áridas e semi-áridas do oeste e sul da Austrália. Seu hábitat é relativamente eclético, podendo ser formado por arbustos ou áreas desérticas ou dunas arenosas.

*

Depois de conhecer algumas espécies de lagarto de língua azul, que tal continuar por aqui e navegar por outros temas ?

Neste site, há uma vasta literatura nas áreas de zoologia, botânica e outros tópicos. Tenho certeza que encontrará outros temas de seu interesse.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Arod. Common blue- tongued skink. Disponível em: <http://www.arod.com.au/arod/reptilia/Squamata/Scincidae/Tiliqua/scincoides>;

Blue Tongue Skins. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Western_blue-tongued_lizard>;

Edwards A, and Jones S.M. (2004). Parturition in the Blotched Blue-tongued Lizard, Tiliqua nigrolutea, in captivity. Herpetofauna. 34 113-118;

The Reptilia Database. Tiliqua rugosa.. Disponível em: < https://reptile-database.reptarium.cz/species?genus=Tiliqua&species=rugosa>;

Wikipedia in English. Blotched blue-tongue lizard. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Blotched_blue-tongued_lizard>;

Wikipedia in English. Western blue-tongued lizard. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Western_blue-tongued_lizard>;

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *