Os lagartos, com todos os seus tipos, podem gerar bastante interesse no ser humano. Assim, é muito comum que as pessoas queiram entender mais a respeito desse tipo de réptil. Vale lembrar que a América Latina possui uma enorme quantidade de lagartos, dispostos pelos variados países que compõem esse grupo. Um deles, em especial, possui uma longa lista de lagartos em seu território.
O país em questão poderia até ser o Brasil, mas, na verdade, é o México. Isso porque, por conta do clima quente e seco mais perto da fronteira com os Estados Unidos, há muitos lagartos que habitam os desertos mexicanos e elevam o número de répteis no país. Um caso desses é o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua, animal que, como o seu nome já indica, é natural da região de Chihuahua.
Esse local é conhecido em todo o mundo pelo fato de ter muitos lagartos, já que o clima quente é bastante propício para o desenvolvimento desses animais. Em todo caso, o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua ainda é um ilustre desconhecido para grande parte dos brasileiros, já que não existe no país. Dessa maneira, veja abaixo mais algumas informações a respeito de uma espécie tão diferente.
Características do Lagarto-Chicote-Manchado-de-Chihuahua
O lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua é muito parecido com muitos outros lagartos que vivem nessa parte do México. Isso porque a região é conhecida em todo o mundo pelo fato de possuir uma grande oferta de lagartos, que podem variar pelas mais diferentes espécies. O motivo para isso é o clima local, bastante quente e seco ao longo de grande parte do ano.
Logo, os insetos que vivem no ambiente são ótimas fontes de nutrientes para alguns tipos de lagartos, o que incentiva esses animais a buscarem a região. O lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua, de forma mais específica, possui cerca de 3 centímetros de comprimento e, portanto, se mostra capaz de se esconder nos menores buracos que encontra.
Assim, além de ter alimentos de qualidade à disposição, o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua ainda consegue fugir dos principais predadores sem maiores problemas. Um detalhe muito interessante é que nessa espécie de lagartos os machos simplesmente não existem, então as fêmeas se juntam para realizar a reprodução e ainda dividem as tarefas de proteção ao ninho após gerar os ovos. O animal pode se camuflar muito bem entre as pedras e a areia dos desertos mexicanos, então isso também faz com que o seu modo de vida seja mais tranquilo e com menos preocupações.
Distribuição Geográfica do Lagarto-Chicote-Manchado-de-Chihuahua
O lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua é um animal que, como o seu nome já indica, vive na região de Chihuahua. Essa cidade fica no México, mas já na fronteira com os Estados Unidos. Portanto, o local é bastante desértico e com clima seco. Esse acaba por ser o ambiente ideal para o desenvolvimento do animal.
Ademais, vale dizer que o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua ainda existe me parte dos Estados Unidos, já que a espécie acaba passando pela fronteira e rumando de um lado para o outro com certa frequência. Embora para as pessoas não seja tão simples sair do México e entrar em solo estadunidense, para o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua esse movimento pode ser muito mais fácil. Quanto ao habitat, o lagarto gosta bastante dos desertos, mas também pode se dar bem em zonas rochosas, que sejam capazes de oferecer abrigos seguros contra os predadores.
Em geral, o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua pode viver em altitudes que variam dos 700 metros até os 2400 metros. Porém, tudo isso depende bastante dos outros animais que existem na região. Pois, apesar de muito veloz, o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua é pequeno e tem apenas cerca de 3 centímetros. Logo, não é possível fugir de todos os possíveis predadores em locais muito perigosos.
Estado de Conservação e Nome Científico do Lagarto-Chicote-Manchado-de-Chihuahua
O estado de conservação do lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua é tido como muito bom, e existem algumas explicações para tal. Antes de tudo, por viver em zonas mais afastadas dos grandes centros, o lagarto não se encontra tanto com as pessoas. Logo, o animal não é atacado pelos seres humanos em larga escala. Isso faz com que o número de mortes do réptil seja muito menor do que poderia.
Além disso, o habitat do lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua talvez nunca seja ocupado pelas pessoas. Isso porque se trata de um deserto muito quente e que não sustenta grandes construções por tanto tempo. Em outras palavras, as pessoas não querem viver na fronteira entre os Estados Unidos e o México, pois a área é improdutiva. Portanto, o avanço da construção civil por ali é mínimo.
Outro ponto positivo para o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua é que o animal vive em muitas áreas protegidas do México, sejam em parques ou florestas. Assim, esse também é um grande motivo pelo qual a espécie se mantém com bons números por todo o país. Por fim, o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua atende pelo nome científico de Aspidoscelis exsanguis, mas é bastante raro que alguém o chame assim.
Onde Vive o Lagarto-Chicote-Manchado-de-Chihuahua
Para saber mais sobre o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua, é necessário entender melhor a cidade de Chihuahua. Isso porque essa cidade não apenas dá nome a animal, mas é a casa da maior população do lagarto em todo o mundo. Portanto, o clima local e a oferta de alimentos são fatores perfeitos para o crescimento do lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua.
Vale dizer que a cidade fica muito ao Norte do México, já na fronteira com os Estados Unidos. Portanto, Colorado e Utah, por exemplo, são vizinhos da Chihuahua. Assim, calcula-se que o deserto seja cerca de um terço da cidade, que possui um centro bastante movimentado. O local é usado como rota para o tráfico de pessoas e também para o tráfico de drogas, ambos para os Estados Unidos.
O lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua até pode ser encontrado na parte urbana de Chihuahua, mas é muito mais natural que o animal seja visto no deserto. Além disso, algumas florestas também podem contar com a presença do lagarto, além de zonas de rochas ou serras. A verdade é que, embora seja mais comum nos desertos, no fim das contas acaba sendo possível achar o lagarto-chicote-manchado-de-chihuahua em muitas partes da cidade. Na verdade, o animal é muito popular no local e recebe homenagens com alguma frequência.