Os nomes populares de animais brasileiros são muito variáveis, até mesmo pelo fato de o país ser muito grande e, assim, possuir culturas muito diferentes. Assim, é comum que um mesmo animal tenha nomes completamente diferenciados, a depender do local em que se está. Esse é o caso do famoso lagarto calango-cobra, um tipo de lagarto comum no Brasil e que se mostra presente em grande parte da região Nordeste.
Dessa forma, o seu nome pode mudar muito e, muitas vezes, isso acontece na própria região Nordeste. Por vezes o animal pode ser chamado também de calango-liso ou calango-cobroso. Em todo caso, o certo é que o animal possui modo de vida bastante interessante, além de uma anatomia diferente em relação a outros tipos de lagartos. Por isso, na verdade, é que ele recebe o nome de calango-cobra, já que possui corpo semelhante ao de uma mistura de lagarto com cobra.
Com rabo muito esticado e formato corporal bastante cilíndrico, o calango-cobra se mostra rápido em sua movimentação, sendo um dos animais mais populares de todo o Nordeste brasileiro. Portanto, se você possui interesse em descobrir mais sobre o calango-cobra, veja todas as informações sobre esse animal logo abaixo, para entender todo o modo de vida do lagarto.
Características do Lagarto Calango-Cobra
O calango-cobra está entre os animais mais conhecidos de toda a região Nordeste do Brasil, com um modo de vida bastante semelhante ao de outros lagartos da região. A grande diferença entre esse animal e as outras espécies é que, como o seu nome diz, ele parece uma mistura entre uma cobra e um lagarto.
No caso, o calango-cobra costuma medir cerca de 33 centímetros de comprimento, embora, como se trata de uma média, o animal possa ser maior ou menor em alguns casos, a depender de cada exemplar. Ademais, o calango-cobra ainda possui formato corporal muito alongado, mais do que o normal para um lagarto típico, além de membros também menores do que os de um lagarto.
Na verdade, pelo fato de as suas patas serem tão curtas, muitas vezes o calango-cobra faz jus ao seu nome e acaba por deslizar pelo solo, sem fazer uso das patas, como se realmente fosse uma cobra. Isso acontece, sobretudo, quando esse animal quer atingir uma velocidade maior e, dessa forma, acaba por usar o formato do seu corpo para tal. Assim, como não poderia deixar de ser, as pessoas rapidamente começaram e fazer comparações e, daí, nasceu o nome do famoso calango-cobra.
Reprodução e Alimentação do Calango-Cobra
O calango-cobra é um réptil, um lagarto, e, como tal, coloca ovos para realizar a sua reprodução. Dessa maneira, o calango-cobra costuma ter uma ninhada de 1 a 7 ovos a cada vez que se reproduz com sucesso, sendo que cerca de 30% desses animais não costumam chegar à vida. A reprodução do calango-cobra se dá nas épocas mais secas do ano, quando o animal vê a oportunidade perfeita de se reproduzir e passar os seus genes adiante.
Em todo caso, o processo costuma ser simples e os filhotes da espécie costumam crescer de forma rápida. Já sobre a sua alimentação, se sabe que o calango-cobra consome muitos insetos. Dessa forma, baratas e formigas fazem parte da rotina alimentar do réptil, que ainda pode consumir animais um pouco maiores.
No caso, aranhas e até mesmo alguns tipos de escorpiões podem ser consumidos pelo calango-cobra. Contudo, o animal não come animais grandes, não sendo capaz de consumir a sua carne e de realizar uma boa digestão. Assim, o calango-cobra não é um perigo para as pessoas, desde que o animal não se sinta ameaçado.
Estado de Conservação do Calango-Cobra
O calango-cobra é um animal bastante rápido, que se mostra um grande conhecedor da região Nordeste do Brasil. Portanto, a espécie sabe muito bem evitar as pessoas e, dessa forma, se mantém em um bom estado de conservação.
Por mais que o nível devesse ser inferior, ao menos para alguns especialistas da região, a verdade é que o calango-cobra está em estado tido como “pouco preocupante”. Isso porque, recentemente, houve um surto de ataque só calango-cobra, em geral realizado por caçadores do animal, que muitas vezes comem o mesmo. Assim, alguns especialistas defendem que o nível de atenção à possibilidade de extinção do calango-cobra deveria ser maior, também considerando o fato de que o animal é uma espécie endêmica do Brasil.
Em outras palavras, o calango-cobra apenas encontra um local ideal para o seu desenvolvimento no Brasil, mais precisamente na região Nordeste do país, embora já haja casos de exemplares da espécie que puderam ser criados em cativeiro. De qualquer forma, o calango-cobra é uma espécie que mostra muito bem como o Brasil pode ser um país diverso, cheio de diferenças em todos os cantos e, ainda assim, muito belo e um lar para muitas espécies únicas.
Habitat e Estudos Sobre o Calango-Cobra
O calango-cobra é um animal muto comum em grande parte da região Nordeste, embora se mostre mais famoso na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, além de parte de Alagoas. De toda forma, o animal gosta de ambientes secos para crescer e se desenvolver bem, sabendo conviver com a falta de água em abundância ou com a falta de vegetação. Por isso o calango-cobra se mostra um consumidor de insetos, já que, nas regiões em que vive, não há grande oferta de vegetais.
Além disso, quanto aos estudos referentes ao calango-cobra no Brasil a grande verdade é que o potencial de análise a respeito desse animal ainda não foi plenamente alcançado no país. Assim, O calango-cobra ainda não recebeu a devida atenção por partes dos pesquisadores nacionais, seja pela falta de recursos para tal ou pela falta de interesse no assunto.
Todo o cenário faz com que muitas questões a respeito do calango-cobra se mantenham desconhecidas para a população em geral, sobretudo para as pessoas que vivem mais afastadas do Nordeste. Considerando o fato de que o calango-cobra é uma espécie endêmica do Brasil, seria muito positivo explorar mais o potencial biológico desse animal.