Alguns animais que vivem nas casas das pessoas sequer pedem licença para habitar aquele local. Assim, é natural que as pessoas queiram expulsar o animal tão rápido quanto o possível, gerando problemas para o bicho. Porém, o que muitos não sabem é que alguns desses animais são muito importantes para que se mantenha a casa em boas condições, protegidas de problemas dos mais variados tipos.
Esse é o caso da barata, por exemplo, um animal que quase ninguém gosta, mas que faz um papel muito importante nos canos e nas partes subterrâneas da casa, sendo chave para que essas partes da casa se mantenham minimamente limpas.
Dessa forma, as baratas atuam como faxineiras desse tipo de ambiente, sendo conhecidas pela forma como conseguem acabar com o acúmulo de detritos, gorduras e tudo mais. Dessa maneira, a passagem fica mais acessível e os canos e caixas de gordura da casa podem seguir trabalhando de maneira eficaz.
Esse é um grande exemplo de animal que as pessoas não querem ter por perto, mas que ainda assim são necessários para evitar problemas. Outro caso bastante emblemático, ademais, é o da lagartixa. Isso porque a lagartixa quase nem é vista pelas pessoas, que insistem em atacar o animal quando finalmente conseguem avistá-lo.
Esse problema é muito comum, já que as pessoas veem na lagartixa um inimigo e um possível causador de confusões. Porém, além do fato de não atacar as pessoas, esse tipo de animal ainda realiza um trabalho fundamental nas casas, que mais nenhum outro animal consegue realizar tão bem.
Isso porque a lagartixa acaba com traças, aranhas indesejadas, escorpiões e até mesmo com as baratas. Logo, se você deseja ter a sua casa livre de todos os esses animais, comece a tratar a lagartixa de forma mais positiva.
Conheça a Lagartixa Pintada
Dessa maneira, o efeito da presença de uma lagartixa na casa é claro. Todavia, as pessoas ainda acham que existe apenas um tipo de lagartixa em todo o mundo, como se elas fossem todas iguais e sem identidade bem definida.
Definitivamente, não é isso que acontece. Portanto, as lagartixas possuem muitos tipos distintos, com espécies variadas e que fazem com que haja uma grande diversidade biológica em relação a esse tipo de animal. Portanto, algumas habitam alguns locais mais quentes do mundo, enquanto outras já gostam mais de estar em ambientes frios, sempre a depender do tipo de lagartixa que se tem por perto.
Entre todas essas está a lagartixa pintada, um tipo comum da Austrália e que representa toda uma espécie muito bem definida. Isso porque a lagartixa pintada, como o nome já indica, possui pequenos pontos ou listras no corpo, o que faz com que haja um contraste claro, deixando a lagartixa pintada em claro destaque quando resolver aparecer nas casas. Por mais que esse tipo de animal não tenha muitas informações disponíveis em português, com uma pesquisa mais minuciosa é possível encontrar diversos aspectos do modo de vida da lagartixa pintada, esse ser tão único.
Características da Lagartixa Pintada
A lagartixa pintada é uma espécie típica da Austrália, sendo muito comum naquele país. Além disso, esse tipo de lagartixa também é comum em algumas ilhas ao redor da Austrália, já que o clima quente do local favorece o seu desenvolvimento e faz com que esse tipo de animal tenha as condições positivas para sobreviver.
Muito bonita, com detalhes de pintas e maras pelo corpo, a lagartixa pintada é um tipo animal misterioso e muito incomum para muitas pessoas, até mesmo para aquelas que vivem na Austrália. Isso porque a lagartixa em questão é bastante tímida, não sendo muito receptiva para o contato com as pessoas.
Assim, sempre que possível, a lagartixa pintada se esconde e busca por buracos ou cantos nos quais possa se abrigar. Esse tipo de lagartixa possui porte médio, tendo a cor preta como predominante das pintas, enquanto a sua cor predominante é a clássicas das lagartixas mais conhecidas pelos brasileiros.
Seu olho é bastante chamativo, com formato e detalhes que dão medo a quem não conhece esse animal. Contudo, com o já dito, a lagartixa pintada está muito longe de ser um problema para as pessoas.
Como a Lagartixa Escala a Parede
A grande característica das lagartixas é serem capazes de subir pelas paredes, algo que muitos outros animais não são capazes de fazer. Logo, é muito interessante que a lagartixa consiga tal feito, sendo interessante, também, descobrir como se dá essa escalada das lagartixas.
Por mais que pareça mágica, há toda uma razão científica e lógica para que as lagartixas consigam se manter no alto, mesmo em paredes perfeitamente retas. Assim, o fato de a lagartixa se manter na parede não tem nada a ver com um tipo especial de cola e nem com sucção. Dessa forma, o que mantém as lagartixas na parede são as atrações que constituem as chamadas forças de Van der Waals.
Assim, essa é um tipo de ligação entre as moléculas, o que faz com que as lagartixas consigam ser atraídas para a parede, mantendo-se no alto. Assim, há uma grande atração entre a pata da lagartixa e a superfície na qual o animal está caminhando. A força é grande o bastante para que a lagartixa não caia, mas não tão forte ao ponto de mantê-la presa para sempre, sendo que uma lagartixa consegue andar com facilidade praticamente em qualquer superfície desejada.
Função da Lagartixa na Casa
A lagartixa possui uma função muito clara nas casas: evitar a proliferação de insetos. Assim, o animal acaba por ser um grande predador de alguns insetos muito comuns em todas as casas, como aranhas de canto de parede, formigas, baratas, traças e até mesmo escorpiões.
Portanto, assim que ver uma lagartixa, deixe o animal por lá e não o tire da sua casa, pois a função desse ser vivo é bastante útil para todas as pessoas que moram com você.
Além disso, a lagartixa não causa qualquer problema para as pessoas, embora seja interessante evitar o contato do animal com a pele para evitar alergias ou problemas do tipo.