Lagartixas leopardo, cujo nome científico é Eublepharis macularius, podem ser encontradas no Afeganistão, Iraque, Irã, noroeste da Índia e Paquistão. Regiões desérticas secas e semi-secas e pastagens áridas. O nome específico macularius deriva da palavra latina macula que significa “mancha”, referindo-se às marcações naturais manchadas do animal.
É uma lagartixa amarela, com manchas pretas irregulares e um ventre branco. Devido à popularidade desses animais no comércio de animais de estimação, outros padrões de cores podem ser encontrados, como a “alta cor” ou a “fase amarela”, onde muito pouco preto ou roxo as marcas são encontradas em um fundo amarelo brilhante, bem como lagartixas de leopardo “chocolate” e lagartixas “albinas”, que simplesmente não possuem cores amarelas e marrons; ainda não foram encontradas lagartixas amelanísticas de leopardo.
Características da Lagartixa Leopardo
Lagartixas jovens têm faixas de cores alternadas que gradualmente se dividem em manchas à medida que o animal envelhece. A pele apresenta muitas protuberâncias em forma de botão, dando uma aparência áspera, embora a pele seja suave ao toque. O macho é mais pesado que a fêmea, com uma cabeça mais larga e um pescoço mais grosso. Os machos também têm uma linha em forma de V de poros pré-anal, uma base de cauda mais larga e inchaços pós-anal. Eles não têm apoios para os dedos, portanto não podem escalar superfícies verticais. A lagartixa-leopardo pode viver de 15 a 20 anos em cativeiro; alguns viveram até 30 anos.
As lagartixas leopardo têm uma cauda segmentada que pode ser autotomizada e pálpebras móveis com uma pupila de fenda vertical, diferentemente de muitas lagartixas. Eles também carecem de protetores para os dedos dos pés, tendo os dedos das mãos arranhados. Outra característica interessante da lagartixa-leopardo é a orelha – devido à estrutura do sistema auditivo, quando vista de lado, a luz brilha através da cabeça da lagartixa.
Reprodução das Lagartixas Leopardo
As fêmeas preferem ambientes úmidos e úmidos para a postura dos ovos e enterram os ovos no substrato. As desovas consistem quase universalmente em dois ovos, embora uma fêmea saudável possa produzir até seis desovas por ano. Os ovos medem aproximadamente 28 x 15 mm. e eclodem após 45 a 53 dias a 28 graus Celsius. Os filhotes têm cerca de 85 mm. de comprimento. Os animais atingem a maturidade sexual por volta dos 18 meses, mas sabe-se que isso varia de 16 a 24 meses em animais criados em cativeiro. As lagartixas leopardo estão sujeitas à determinação do sexo por temperatura.
As lagartixas-leopardo são noturnas, abrigando-se sob rochas ou em tocas à luz do. Durante os períodos de atividade, a lagartixa tende a ser um animal curioso e, embora seja uma espécie que habita o solo, os dedos com garras da lagartixa-leopardo lhes permitem escalar rochas e galhos onde podem absorver facilmente o calor ventralmente. Como em muitos outros répteis, esses lagartos trocam de pele periodicamente. Esta espécie come a pele descamada.
As lagartixas leopardo são muito adaptáveis e são conhecidas por comer escorpiões, centopeias, aranhas e besouros na natureza. Em cativeiro, as dietas de lagartixas-leopardo geralmente consistem em grilos, larvas de farinha, larvas de cera, camundongos-cor-de-rosa ou filhotes, gafanhotos e rabanetes.
Domesticação das Lagartixas Leopardo
Eles são bem mantidos como animais de estimação, classificados como uma característica de natureza gentil, raramente mordem; quando morde, é indolor. As lagartixas-leopardo devem ser alimentadas com insetos, como grilos e larvas de farinha, porque são insetívoros.
As lagartixas-leopardo são relativamente fáceis de manter e são uma boa opção para iniciantes. A maioria das lagartixas-leopardo é criada em cativeiro e não é retirada da natureza. Eles têm uma vida útil longa, no entanto, tenha certeza de que está disposto a se comprometer com os cuidados dos animais nos próximos anos.
Eles não se ressentem de manusear tanto quanto outros répteis, mas é necessário segurá-los adequadamente. Não segure ou contenha a lagartixa pela cauda, pois ela pode se romper. Se a cauda estiver quebrada, ela geralmente se regenerará, mas pode não parecer a mesma.
Cuidados Com as Lagartixas em Cativeiro
Água – A lagartixa-leopardo precisa de um suprimento constante de água. Deve haver uma pedra grande na tigela de água para permitir que os grilos saiam da água. Isso os impedirá de sujar a água. Troque a água diariamente.
Nutrição – Os grilos ou outros alimentos vivos devem ser alimentados com alimentos de alta qualidade e polvilhados com uma vitamina e um suplemento de cálcio / vitamina D antes de serem servidos a lagartixa.
Suplemento – Alimente os juvenis uma vez por dia e os adultos em dias alternados. Para adultos, use o suplemento de cálcio / vitamina D em qualquer outra alimentação e o suplemento vitamínico duas vezes por semana. Um pequeno prato de cálcio pode estar disponível no tanque o tempo todo.
Sobrepeso – Após várias horas, remova quaisquer grilos não consumidos ou outros alimentos. A obesidade pode ser um problema para algumas lagartixas, então reduza a quantidade de alimento se o animal começar a parecer com excesso de peso.
Areia – As lagartixas-leopardo vivem em terra e geralmente não escalam; portanto, é importante ter um aquário longo e raso ou outra unidade de habitação, em comparação com uma alta e curta. O substrato pode ser areia, relva artificial, toalhas de papel ou jornal. Se estiver usando areia, você pode alimentar a lagartixa em outra gaiola para impedir que a lagartixa ingira muita areia enquanto ele captura sua comida.
Luz – As lagartixas-leopardo são noturnas e não têm a mesma necessidade de luz ultravioleta que muitas outras espécies. Embora a luz UVB pareça não ser necessária, alguns herpetologistas a recomendam. Uma lâmpada incandescente pode ser usada para fornecer luz e calor durante o dia e uma lâmpada vermelha ou aquecedor de cerâmica à noite.
Umidade – Também pode ser necessária uma almofada de aquecimento sob o tanque sob parte do aquário para fornecer um gradiente de temperatura. Fique atento a quaisquer pontos quentes, no entanto. As lagartixas-leopardo requerem uma umidade de 40 a 60% para a troca de pele adequada. Se a umidade estiver baixa, coloque turfa úmida em um hidebox de plástico ou Tupperwarebox, com um pequeno orifício de entrada. Misture a turfa periodicamente para mantê-la úmida.
Compartilhamento – Não abrigue duas lagartixas-leopardo, pois elas lutarão. Se você abrigar fêmeas ou machos e fêmeas juntos, aumente o tamanho do tanque ao adicionar animais. Um aquário de 20 galões poderia abrigar três. As lagartixas-leopardo são um dos répteis mais fáceis de reproduzir.
Parasitas – Ao comprar uma lagartixa-leopardo, sempre a examine por um veterinário. As lagartixas podem ter parasitas intestinais que podem causar doenças graves e algumas podem ser transmitidas às pessoas. Esses parasitas podem ser identificados através do exame das fezes e efetivamente eliminados.