Jiboias assustam, é um fato. Mas será que elas merecem essa fama? Como veremos nesse artigo, existem muitas outras cobras e serpentes que deveriam nos preocupar muito mais.
Jiboia É Venenosa? É Peçonhenta? É Perigosa Ao Homem?
A jiboia não é venenosa, mas possui dentes bastante longos que usa para atacar a presa e se defender dos agressores. Ela não é um animal peçonhento como a maioria pensa e geralmente ataca apenas quando se sente ameaçada. Embora não seja venenosa, a jiboia é um predador temível capaz de sufocar presas com a ajuda de suas poderosas bobinas.
Como a maioria das cobras, no entanto, elas preferem instintivamente se afastar da presença humana e se recolher em sua paz. Se não provocadas não oferecerão nenhum risco e a maioria dos acidentes envolvendo jiboias foram provocadas pelo homem, de forma intencional ou não.
Cobras Agressivas E Letais
Apresentamos a partir de agora as cobras mais venenosas do mundo e as mais letais, ou mortais, de todas. Alguns de vocês se perguntam exatamente qual é a diferença entre ser o mais venenoso e o mais letal: não é certo que a cobra mais venenosa do mundo seja a que mais mata. Como você verá, de fato, a cobra mais venenosa e a mais letal não coincidem.
Há cobras que com uma mordida podem matar dezenas de homens. Mas existem outros venenosos que infelizmente são assassinos assustadores.
A Décima Cobra Mais Perigosa Ao Homem
O décimo lugar é a famosa cascavel. Ele mora na América e é reconhecível pelo grande sino colocado no final de sua cauda. As cascavéis fazem parte da família das Viperidae. Entre eles, o mais venenoso de todos é a cascavel de diamante oriental.
A maioria dessas cobras tem um veneno hemotóxico, que injetado pode destruir os tecidos, degenerar os órgãos e causar a coagulação do sangue. Mas não tenha muito medo e não se sinta condenado, porque a mordida de uma cascavel, se tratada com o tempo, não causa a morte. No entanto, pode causar a perda do membro da mordida. Os sintomas da picada são dificuldade respiratória, paralisia, baba e sangramento.
A Nona Cobra Mais Perigosa Ao Homem
No nono lugar deste ranking inglório está a víbora da morte, uma cobra que vive na Oceania, especialmente na Austrália e Nova Guiné. Alimenta-se principalmente de ratos e outras cobras. Sua cabeça é triangular, tem no máximo 80 centímetros de comprimento e um corpo muito agachado. Sua mordida está entre as mais perigosas do mundo. Seu veneno causa paralisia dos membros e órgãos vitais.
Se não tratada, pode causar morte por insuficiência respiratória dentro de seis horas. Os sintomas de sua mordida não são sentidos imediatamente: você pode sentir nada até 48 horas depois. É uma das cobras mais rápidas do ataque.
A Oitava Cobra Mais Perigosa Ao Homem
Em oitavo lugar, há uma cobra que você também encontrará mais tarde, porque é a mais letal do mundo: é a víbora de Russell. Vive principalmente no Oriente Médio e na Ásia Central (Índia, China e Sudeste Asiático).
Seu veneno causa dor forte e imediata na área afetada, com inchaço quase instantâneo, sangramento e queda da pressão arterial e da frequência cardíaca. Sua picada causa necrose do membro, mas às vezes pode se expandir. Também pode causar vômitos e inchaço da face, e a doença pode durar até um mês! Há 10.000 mortes por ano devido à picada desta terrível cobra. A morte ocorre devido à septicemia respiratória e insuficiência cardíaca.
A Sétima Cobra Mais Perigosa Ao Homem
Em sétimo lugar nesse ranking está a cobra Filipina. Entre todas as cobras, possui o veneno mais mortal e pode cuspir até três metros de distância. Seu veneno afeta funções vitais, como respiração e batimentos cardíacos, pode causar paralisia respiratória e morte em meia hora. Os sintomas de sua mordida são dor de cabeça, náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, tontura, colapso, convulsões.
A Sexta Cobra Mais Perigosa Ao Homem
Em sexto lugar é a cobra Tigre. Esta cobra vive na Austrália. Seu veneno pode matar um homem em meia hora, mesmo que a morte possa ocorrer 24 horas depois.
Os sintomas são dor na área afetada, formigamento, dormência e sudorese, dificuldade em respirar e paralisia. Mas, na realidade, é bastante covarde: na frente do homem, ela tende a fugir, mas pode se tornar muito agressivo se for atacado.
A Quinta Cobra Mais Perigosa Ao Homem
No quinto lugar, a Mamba Negra. O grande jogador de basquete Kobe Bryant, por sua grande precisão, é apelidado assim. E, de fato, essa cobra, que vive um pouco em toda a África, é famosa pela precisão cirúrgica de sua mordida mortal e por sua grande agressividade. Além disso, a Mamba Negra possui outro recorde: é a cobra terrestre mais rápida do mundo, com seus 20 quilômetros por hora.
Uma única mordida pode matar até 25 homens! Seu veneno tem uma ação muito rápida, e o sintoma inicial é uma forte dor na área afetada, um formigamento na boca e nas extremidades dos membros, visão dupla, sensação de confusão grave, febre, salivação excessiva e espuma da boca e do nariz, faltam de controle muscular.
Se a mordida não for tratada imediatamente, dor abdominal intensa, náusea, vômito e paralisia podem ocorrer rapidamente. A mordida da Mamba Negra pode matar em 15 minutos.
A Quarta Cobra Mais Perigosa Ao Homem
Em quarto lugar está o Taipan da Austrália. Seu veneno poderia matar até 12.000 porquinhos da índia!
Quando é injetado no corpo, bloqueia artérias e veias. A morte após uma picada nesta cobra ocorre dentro de uma hora. Mesmo que o antídoto seja dado, as vítimas ainda podem ter danos permanentes ou duradouros.
A Terceira Cobra Mais Perigosa Ao Homem
Em terceiro lugar, está o Bungaro em faixas, uma cobra que vive no sudeste da Ásia e na Indonésia. Metade das pessoas mordidas por essa cobra morre. Mas, na realidade, é uma cobra tímida que caça e come outras cobras, mesmo de sua própria espécie.
Ele não é levado a lutar, mas a se esconder. Seu veneno é cerca de 20 vezes mais poderoso que o de uma cobra. Sua mordida rapidamente causa paralisia muscular, cãibras graves, tremores e espasmos. Mas suas mordidas, felizmente, são raras devido à sua natureza. É difícil, no entanto, sobreviver à mordida, tanto que apenas 15% das vítimas conseguem se salvar.
A Segunda Cobra Mais Perigosa Ao Homem
Em segundo lugar, está a Cobra Marrom oriental, que vive na Austrália. Uma gota de seu veneno é suficiente para matar um homem.
Ele é conhecido por sua capacidade de perseguir seus atacantes, que morde várias vezes para matá-los. Seu veneno bloqueia a respiração e os batimentos cardíacos, coagulando o sangue nas veias.
A Cobra Mais Perigosa Ao Homem
O prêmio de cobra mais venenosa do mundo vai para o interior ocidental ou Taipan. Uma mordida com seu veneno podem matar 100 homens e até 250.000 ratos!
Mas o Taipan ocidental não é agressivo e raramente encontra humanos. Inacreditável, mas a cobra mais venenosa do mundo nunca matou ninguém. É também chamado de cobra orgulhosa.