Quando se trata de cobras, existem pessoas que só de ouvir falar delas já se tremem todas, mas também tem aquelas que até se interessam pelo animal, enfim, há gosto para tudo.
Hoje eu vou falar de uma espécie de cobra muita conhecida mas que possui algumas curiosidades que talvez você ainda não saiba. Venha comigo conhecê-la!
A Jiboia e Suas Características
Me fala aí, você tem medo deste bicho ou não? Eu confesso que tenho um pouco, mas no fundo acho as cobras animais bem interessantes!
Um dos répteis mais temidos pelos demais bichos e até mesmo por nós humanos, apesar de poder alcançar até 4m de cumprimento geralmente só chega até 2m. Mas acho melhor não despreza-la por isso, lembre-se de que tamanho não é documento!
Se você zombou da Jiboia pelo seu tamanho acho melhor pedir desculpas, pois ela é a segunda maior espécie perdendo somente para a Sucuri.
Essa cobra possui outras subespécies que são encontradas aqui no Brasil e também ao redor do mundo, mais precisamente no México e na Argentina. Não importa para onde você vá, elas sempre vão te perseguir……brincadeirinha!
No nosso país está espécie de cobra pode ser encontrada em locais como: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.
As cores da Jiboia podem variar desde do cinza até o marrom escuro, ela se camufla em locais cujo o tom é parecido com o dela, assim, fica praticamente invisível aos olhos desapercebidos de alguns de nós e de outros animais.
Já reparou que a cabeça deste bicho se parece com uma seta? Outro detalhe nela que é bastante imponente é o seu corpo completamente robusto.
Hora da Comida
Este animal adora saborear roedores, mas na ausência deles come aves, lagartos e ovos, ele é um daqueles tipos total flex que se adapta as condições do ambiente.
A cobra Jiboia é um péssimo exemplo de trabalhador, ela fica sentadinha esperando que a presa caia na bobeira de passar perto dela para que possa abocanha-la. Esse bicho não possui dentes, por isso, engole seu alimento por inteiro e seu intestino o digere com o tempo.
Lembrando que este bicho não enxerga nada bem, ele sente as coisas a sua volta através do calor.
Como já deve ter percebido, a Jiboia não possui braços, para matar animais o faz por asfixia.
Curiosidades e Fatos Interessantes
Já ouvi muita gente dizer a bobagem de que a Jiboia é venenosa, uma grande mentira que é passada de pessoa em pessoa e depois se transforma em uma suposta verdade.
A Jiboia é vivípara…você não sabe o que isso significa não é? Quer dizer que ela não põe ovos como a maioria de nós acreditamos, os filhotinhos dela se desenvolvem em seu próprio corpo e em grande quantidade, cerca de 12 a 50 pequenas Jiboias! Elas já saem do corpo da mãe completamente formadas e com exatos 50cm de comprimento. O período da gestação é de 4 a 8 meses.
Os hábitos deste bicho são completamente noturnos, porém, há casos em que ela pode ser vista dando umas voltas por aí durante o dia, e saiba que tanto no chão como em árvores este animal pode ser encontrado.
Sabia que se a Jiboia tiver se alimentado e logo em seguida precisar fugir, ela vomita o que comeu para ficar mais leve. Isso é bem nojento!
Cuidados que Você Precisa Ter
Apesar de ser um animal selvagem, a Jiboia e muitas outras espécies de cobra podem acabar chegando em nossas casas, ao se deparar com um bicho desses mantenha-se afastado (a) e não tente nenhum ato.
Veja algumas medidas que você pode tomar para manter estes répteis longe da sua residência:
Elimine os Entulhos
Cobras adoram ficar em locais com bastante coisas entulhadas, por isso, você deve ficar bem atento a isso, muito cuidado com aqueles materiais de obra como lajotas, elas amam ficar entocadas nestes objetos.
Apare a Grama
Outro ambiente que as benditas cobrinhas adoram tirar um cochilo são em vegetações muito densas, se você mora em um lugar com bastante mato, não se esqueça de sempre mantê-lo aparado.
Elimine As Pragas
Se na sua casa aparecem muitos insetos ou ratos, as cobram podem querer morar com você, portanto, se não quiser ficar em más companhias procure sempre dedetizar os ambientes da sua residência mantendo-o sempre limpo e protegido contra essas pragas.
Cuidado ao Andar Pela Natureza
Se você adora fazer trilhas e explorar a fauna e a flora, tome muito cuidado! Se for andar por locais assim procure sempre calçar botas e usar as demais vestimentas adequadas para a situação.
Cobras Amigáveis
Você se engana ao pensar que todas as cobras são hostis, existem algumas espécies super amistosas que dá para ter bem aí na sua casa sem nenhum perigo, Veja algumas delas:
Cobra do Milho
Ela é super popular, são tão dóceis que podem até serem treinadas, possuem 1m de comprimento e gostam de roedores e alguns tipos de insetos.
Este animal possui um tom alaranjado e amarelado com um fio em cor preta.
Píton da Índia
Essa espécie é ótima para se ter em casa, pois necessita de pouquíssimos cuidados, os únicos detalhes que é necessário bastante atenção é o fato de que estes bichos precisam de muito espaço e água.
A Píton da Índia é super amigável com seres humanos e até mesmo com outras cobras, ela pode atingir até 5m de comprimento.
Píton Real
Elas crescem atingindo de 1 a 2m, são chamadas de Píton Bola porque quando se envergonham, se enroscam em formato circular, essa é mais uma das espécies super dóceis.
Coral Falsa
Com seu tom avermelhado, preto e amarelo, este simpático bichinho é considerado o mais dócil de todas as demais espécies.
E aí? Ficou surpreso(a) com este animal? Você sabia que existiam espécies de cobras consideradas dóceis? Espero que tenha achado esta matéria interessante, lembre-se de que aqui neste site há conteúdos super legais sobre o mundo animal e suas curiosidades!
Lhe agradeço pela presença, até a próxima!