Você conhece a jiboia cinzenta? As jiboias, de um modo geral, são répteis que causam medo em muitas pessoas.
Mas isso se deve ao seu tamanho, formato e aparência. Na verdade, dificilmente você encontrará uma jiboia em meio a cidade.
Com seu corpo cilíndrico, elas capturam diferentes presas! Conheça as características, o nome científico é o habitat da jiboia cinzenta!
Características Da Jiboia Cinzenta
A jiboia cinzenta é uma espécie de jiboia presente na família Boidae, classificada dentro do gênero Boa.
Cientificamente ela é conhecida como Boa Constrictor amarali, mas popularmente recebe o nome de jiboia cinzenta, tendo em vista sua aparência e coloração corporal.
Elas possuem o corpo longo, cilíndrico e podem chegar aos incríveis 4 metros de comprimento.
No Brasil estão presentes a boa constrictor amarali (jiboia cinzenta), que podem ser encontradas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste e também a boa constrictor constrictor, essa que habita regiões de mata fechada e densa, como a Amazônia, e também podem ser encontradas em algumas áreas do Nordeste.
Elas não habitam somente o território brasileiro, estão espalhadas por toda a América do Sul e Central.
Vivem em mangues, regiões pantanosas, beiras de rios, florestas, Cerrado e Caatinga.
São animais rápidos, ligeiros e ariscos. Seus hábitos são predominantemente noturnos e elas saem depois do pôr do sol para caçar. Apesar de também serem vistas durante o dia.
Elas rastejam pelo chão devagar, sem fazer muito barulho, buscam apenas detectar os movimentos e fazer uma armadilha para a presa. E quando ela menos espera, a jiboia ataca e enrola e alimenta-se do animal capturado.
A jiboia se alimenta de mamíferos pequenos ou grandes, pássaros, lagartos, porém, a base é constituída por mamíferos de pequeno porte, como ratos, raposas e outros.
O movimento que ela faz para capturar a presa chama constrição. Que consiste em apertar a presa e envolvê-la até que ela morra sufocada, sem circulação de sangue.
Ela não quebra os ossos, como muitos pensam, apenas aperta. Mas será que a jiboia [e venenosa? Veja a seguir!
Jiboia É Venenosa?
A jiboia é um animal calmo e tranquilo, ela apenas não gosta de ser incomodado. Ela utiliza a tática de ficar apenas observando e atacar somente na hora que a presa estiver distraída.
São caçadoras natas, porém, não são agressivas e sim estrategistas.
Ela não possui veneno, as jiboias não são constituídas de presa inoculadora de veneno. Ela é considerada um animal com dentição áglifa.
Ela ataca suas presas para se alimentar, e não por agressividade. Aperta até que o animal não consiga respirar, tal ato é conhecido por constrição.
O fato da jiboia ser pouco agressiva favoreceu muito para que ela torne-se um animal doméstico. Muitas residências aqui no Brasil possuem uma jiboia de estimação. Apesar de ser pouco comum, é possível possuir uma legalmente.
Em cativeiro, elas se alimentam de ratos, pássaros e outros animais pequenos. Podem ser criadas em um aquário grande e espaçoso para ela se locomover à vontade.
Mas é preciso ficar atento aos cuidados específicas que a jiboia necessita. O espaço é fundamental e a alimentação adequada também.
Por isso pesquise muito antes de buscar por uma jiboia, às vezes ela não é o animal de estimação ideal para você ou para o local que ela viverá.
As jiboias são seres fantásticos, poderosos, que acumulam uma longa bagagem aqui no planeta terra. Os répteis foram uns dos primeiros seres vivos.
E até hoje são animais topo de sua cadeia alimentar. Elas merecem todo cuidado e atenção, ainda mais quando falamos nos decorrentes perigos que ela sofrem.
Tanto a perda de seu habitat natural, quanto a captura e caça ilegal, voltadas ao mercado clandestino diminuem consideravelmente a população de jiboias cinzentas aqui no Brasil e na América Latina.
Elas se reproduzem e geram filhotes em períodos reprodutivos. Conheça a seguir como é o período de gestação e o tempo de vida da jiboia
Gestação E Tempo De Vida Da Jiboia Cinzenta
Diferente do que muitos pensam, as jiboias não colocam ovos, apesar de serem répteis. Ela é vivípara, ou seja, os filhotes serpentes crescem dentro da mãe e quando saem, já estão formados.
O período de gestação da serpente varia de 4 a 8 meses, mas claro, pode variar de acordo com a espécie e com o ambiente que ela vive.
Os filhotes nascem com cerca de 50 centímetros e bem desenvolvidos. Vale lembrar que a musculatura das jibóia é muito forte e poderosa, isso vem desde cedo.
Por gestação, a mãe libera cerca de 50 filhotes, número que também varia muito. Eles nascem e já rastejam ao chão, alimentam-se de pequenos insetos e outros seres menores.
E conforme vão crescendo e se desenvolvendo, caçam animais maiores e podem alcançar até os 4 metros comprimento em alguns anos.
Claro, isso varia de indivíduo para indivíduo, porém, as fêmeas são levemente maiores que os machos, ou seja, são mais poderosas.
Elas se defenderem de possíveis predadores com sons agudos, liberação de fezes e contração da cabeça, sem contar a mordida, que pode causar graves danos.
Elas são silenciosas e só agem em caso de necessidade ou quando se sentem ameaçadas. Ela nasce, cresce e se desenvolve ao longo dos anos.
Estima-se que o período de vida de uma jiboia varia entre 30 a 40 anos. Sendo assim, a reprodução é fundamental para a vida da espécie.
Cuidados E Atenção Com a Jiboia
Como falamos acima, as jiboias não são animais agressivos, e por isso, podem ser tratadas como animal de estimação, dentro de uma residência.
Elas são animais dóceis, que adoram carinho e passar ao redor do dono. Mas é preciso algum cuidado específicos para tratá-la de acordo e proporcionar para ela uma boa qualidade de vida.
Fique ligado no tamanho do aquário que ela viverá. É preciso ser grande, com galhos para ela se enrolar.
A limpeza também é um fator primordial para a saúde da jiboia. Mantenha o local limpo e longe de bactérias que podem afetá-la.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário abaixo!