Home / Animais / Jacaré Jacaretinga: Características, Nome Cientifico e Fotos

Jacaré Jacaretinga: Características, Nome Cientifico e Fotos

O Jacaretinga também conhecido como jacaré de óculos, é um grande réptil aquático de focinhos longos cujo quarto dente mandibular não pode ser visto quando sua mandíbula está fechada. Os jovens são amarelados com manchas e faixas mais escuras. Caimão de óculos, como são também conhecidos  são distinguidos por uma ponte infra-orbital óssea entre os olhos. As subespécies variam em sua cor e tamanho de cabeça.

Os jacarés de óculos são crocodilianos de pequeno a médio porte que atingem um tamanho médio de 1,8 a 2 mts.  no caso de jacarés machos enquanto as fêmeas medem 1,2 a 1,4 mts. De acordo com a última pesquisa, o maior jacaré-de-óculos atingiu 2,5 mts. de comprimento e pesava 58 kg. A espécie é um predador voraz que geralmente pesa entre 7 – 40 kg  e pode viver por cerca de 30 – 40 anos na natureza.

Distribuição e Habitat

O jacaré-de-óculos pode ser encontrado na Colômbia, Brasil, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, El Salvador, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, Suriname, Trinidad, Tobago e Venezuela. Eles foram introduzidos em Cuba, Porto Rico e nos EUA. É muito adaptável prospera em muitos ambientes, incluindo rios e zonas úmidas de terras baixas, favorecendo áreas com águas paradas. Ele irá hibernar durante o verão, enterrando-se na lama se seu ambiente ficar muito duro e a comida não estiver prontamente disponível.

O jacaré-de-óculos pode ser encontrado em uma variedade de habitats que vão desde a água doce até os ecossistemas de água salgada. É uma espécie muito adaptável que pode suportar uma ampla gama de salinidades e, portanto, também pode ser encontrada ao longo de estuários, lagos e águas salobras. A espécie prefere rios e zonas úmidas onde geralmente a água em movimento lento persiste. Eles ocupam ambientes costeiros que majoritariamente contêm lagoas estuarinas e pequenas áreas de bocas de rio.

Um habitat típico do jacaré-de-óculos incluirá vários componentes vegetativos, como comunidades de manguezais, florestas tropicais mistas, bancos de areia, gramíneas marinhas e pântanos arborizados. A espécie reside em planícies tropicais úmidas, onde há alta pluviosidade. O jacaré-de-óculos prefere nadar ou aproveitar os bancos de areia macios durante o dia, que estão localizados próximos a leitos de rios, pântanos, lagoas e lagos.

Comportamento

Jacaretingas vivem juntos em grupos, mas preferem ser solitários, exceto na época de acasalamento. São noturnos e costumam caçar à noite, ficando imóveis a maior parte do dia e permanecendo submersos. De manhã e no início da tarde, eles se aquecerão na praia. Eles permanecem no mesmo território.

Hábitos Alimentares

O jacaretinga come uma variedade de invertebrados que consistem principalmente de peixes, crustáceos, insetos, caracóis, camarões, cobras, lagartos e tartarugas, enquanto que indivíduos maiores  podem facilmente abater presas de mamíferos maiores, como porcos selvagens. A subespécie nomeada do jacaré-de-óculos ( C. c. Crocodilus ), localizada dentro do sistema de drenagem da Amazônia, primariamente se alimenta de piranhas e, portanto, é ecologicamente importante. À medida que envelhecem, a variedade de invertebrados como anfíbios, répteis de roedores e aves aquáticas como fonte de alimento aumenta. O canibalismo foi relatado, mas apenas durante condições severas de seca, quando há escassez de presas.  Jacaretingas são carnívoros e suas presas mudam com o aumento do tamanho.

Jacaré Jacaretinga Deitado na Grama
Jacaré Jacaretinga Deitado na Grama

Os jacarés de óculos são caçadores noturnos e geralmente confiam em emboscar suas presas. Os jacarés juvenis de óculos aprendem a se defender em idade precoce e se alimentam principalmente de ovos de peixe, girinos, insetos e filhotes de tartarugas. O predador aquático caça na água e também em terrenos terrestres. A atividade de alimentação ocorre principalmente durante a estação chuvosa, quando a presa é abundante. O jacaré usa seu corpo fortemente blindado para derrubar sua presa depois de emboscá-la de um local escondido. Seja debaixo d’água ou camuflado em um pântano lamacento, o jacaré é ágil e rápido em capturar sua presa. Usa o corpo para atrair peixes para a superfície e prende-os contra a costa se as condições ambientais se tornarem severas.

Reprodução

Filhote de Jacaretinga
Filhote de Jacaretinga

Os jacaretingas são poligâmicos. Os machos tentam acasalar com o maior número possível de fêmeas. Eles ganham maturidade sexual entre 4 e 7 anos de idade. A classificação social depende do tamanho: quanto maior, mais dominante. O acasalamento ocorre de maio a agosto. Dependendo do clima local, os ovos são colocados entre julho e novembro. 10 a 30 ovos são postos e são necessários cerca de 65 a 104 dias de incubação. Os juvenis ficam com seus pais por cerca de 1,5 anos, para proteção contra predadores.

Durante a incubação, a fêmea do jacaré-de-óculos mostra um comportamento maternal protetor e geralmente alimenta os recém-nascidos por alguns meses até aprender a caçar. Os jacarés-de-óculos tornam-se bastante territoriais durante essa fase e geralmente restringem seus filhotes de caçar em áreas de forrageamento localizadas fora de seu território. Ambos os pais assumem funções responsáveis ​​de proteger os filhotes da predação. Os jacarés juvenis ganham independência ao atingir um comprimento mínimo de 0,5 – 1 m. Filhotes jovens reservam uma coloração amarela com manchas negras escuras. Embora os jacarés juvenis permaneçam perto de sua mãe inicialmente, eles caçam sua própria comida.

Ameaças

Os jacarés de óculos são as espécies mais intensamente colhidas pelos humanos para o seu couro. Sua pele é usada para bolsas, sapatos, cintos e carteiras. Mas alguns são frequentemente mortos porque parecem perigosos, o que leva a muitas espécies ameaçadas ou ameaçadas de extinção. O jacaré de óculos está em perigo em vários países, incluindo El Salvador.

Embora o jacaré-de-óculos seja um predador agressivo, é frequentemente caçado por animais maiores. Caimões juvenis costumam ser vítimas de aves predatórias, grandes cobras e raposas. Durante o período de nidificação, os lagartos Tegu destroem seus ninhos e consomem os ovos. Outros predadores que atacam jacarés-de-óculos são garças, anacondas, quatis e humanos.

Nome Científico

O jacaretinga ou jacaré-de-óculos cujo nome científico é Caiman Crocodilus, ganhou esse nome por causa da presença de uma crista óssea entre os olhos, dando a aparência de um par de óculos. O jacaré-de-óculos foi dividido em quatro subespécies: Cccrocodilus , Ccfuscus , Ccchiapascius e Ccapaporiensis . Todos são reconhecidos como subespécies separadas com base em sua localização, distribuição e certas adaptações fisiológicas. Ccyacare foi inicialmente considerada a quinta subespécie, mas foi reconhecida como uma espécie separada e é comumente referida como “Yacare Caiman”.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *