Apesar de vários dos ancestrais dos crocodilianos terem sido mais monstruosos do que suas formas atuais, cerca de metade das 23 espécies de crocodilianos vivos do planeta são consideradas perigosas para as pessoas.
Muitas pessoas não sabem que há uma diferença entre jacarés e crocodilos e usam ambos os termos de forma intercambiável para descrever qualquer lagarto grande com os dentes grandes. O que eles não percebem é que, apesar de algumas semelhanças, os dois répteis não se parecem ou se comportam da mesma maneira.
A forma da cabeça é uma diferença, jacarés tem cabeças mais largas e arredondadas do que os crânios triangulares e mais estreitos dos crocodilos; os crocodilos procriam menos do que os jacarés; os crocodilos preferem a água mais salgadas do que o habitat de água doce preferido pelo jacaré.
Qual é Mais Forte
Um crocodilo adulto provavelmente terá vários metros a mais do que um jacaré adulto, pode crescer até cerca de 19 metros de comprimento. Dependendo da espécie, um jacaré pode medir pouco mais de um metro (Jacaré anão), ou medir acima de 4 metros (jacaré açu), com peso variando entre 6 até mais de 300 kg.
Os crocodilos são maiores que os jacarés, e suas mordidas podem ser mais letais. Os crocodilos podem matar apenas pela força da mordida. O segundo maior crocodiliano vivo, o crocodilo do Nilo, pode até seis metros de comprimento e derrubar tudo, de hipopótamos a humanos. Tem uma reputação em sua África nativa de ser um devorador de homens e até de ter uma pele a prova de balas.
Qual o Mais Perigoso?
Acidentes envolvendo ataques de jacarés nos EUA são na verdade muito raros. A taxa média anual de mortalidade por mordidas de jacaré, desde o início do ano 2000, mostra que uma pessoa morre a cada três anos. Esse é um número muito baixo quando se considera quantas pessoas e jacarés convivem próximas no sudeste dos EUA. Nos últimos anos na Flórida tanto a população humana quanto a população de jacarés estão aumentando. Em muitas regiões costeiras, os seres humanos estão invadindo o habitat dos jacarés, então as duas espécies são mais propensas a se cruzar.
A verdade é que estatisticamente, é mais provável que alguém seja morto por um cachorro, uma picada de abelha ou vespa, picada de aranha, cascavel, leão da montanha ou tubarão. No mesmo período, o crocodilo do Nilo matou 268 pessoas. Os crocodilos comem qualquer coisa que se mova, incluindo grandes mamíferos. Os ataques de jacarés são raros porque eles atacam presas que são menores que os humanos adultos. Sua presa normal inclui peixes, pássaros, outros répteis e pequenos mamíferos.
Os crocodilianos atacam os seres humanos por quatro razões: (1) estão com fome; (2) eles estão defendendo seu território; (3) eles estão defendendo seus filhotes, ou (4) eles pretendem atacar outra espécie – como um cachorro, um gato, ou outro animal domesticado – que por acaso estava perto de uma pessoa na hora do ataque.
Jacaré Açu (Melanosuchus Niger)
O jacaré açu reside no norte da América do Sul e pode ser encontrado em grande parte da bacia do rio Amazonas, desde o Peru e o Equador até a Guiana e o Suriname. Os jacarés-negros têm uma dieta ampla, alimentando-se de peixes e outros répteis, bem como de roedores, como a capivara (que pode crescer até 4,25 metros de comprimento). Os jacarés-negros machos adultos geralmente crescem mais de 4 metros de comprimento; espécimes maiores são conhecidos por atacar pessoas. Foram 43 ataques em 5 anos, entre 2008 e 2013 com mais de 5 mortes.
Crocodilo Persa (Crocodylus Palustris)
O crocodilo persa pode ser encontrado em poças de água doce, pântanos, lagos e riachos lentos do Irã até as margens ocidentais do sudeste da Ásia. É facilmente reconhecido pelo seu focinho largo e plano. Entre as maiores espécies de crocodilos em termos de tamanho físico, os persas podem crescer cerca de 4 a 5 metros quando adultos. Embora eles se alimentem de peixes e répteis, alguns se alimentam de presas maiores, como veados. Os crocodilos persas atacaram 110 pessoas entre 2008 e 2013, com mais de 30 morte registradas.
Crocodilo Americano (Crocodylus Acutus)
O crocodilo americano, também chamado de jacaré da América Central, habita uma grande variedade de habitats aquáticos do sul da Flórida e do sul do México, passando pelas ilhas do Caribe e pela América Central até o norte da América do Sul. Não é estranho a ambientes salinos, tendo sido observado em estuários cheios de água salgada. Os machos adultos crescem até aproximadamente 5 metros de comprimento. Crocodilos americanos preferem vertebrados menores como presas, mas relatos de ataques a pessoas não são incomuns. Foram registrados 90 pessoas atacadas entre 2008 e 2013, o que resultou em aproximadamente 20 mortes.
Gavial (Gavialis Gangeticus)
O gavial habita os rios do norte da Índia e do Nepal. Distingue-se por suas longas e finas mandíbulas de dentes afiados, que varrem de lado para capturar peixes, sua principal presa. O gavial normalmente atinge um comprimento de cerca de 4 metros. Ele não ataca os humanos, mas aparentemente se alimenta de cadáveres colocados em cerimônias fúnebres no rio Ganges.
Jacaré Americano (Alligator Mississippiensis)
Os jacarés americanos são nativos da região da Costa do Golfo dos Estados Unidos e podem ser encontrados em ambientes de água doce que vão desde lagos e riachos a pântanos e outras zonas úmidas; no entanto, alguns foram observados em habitats mais salgados, como os manguezais.
Crocodilo de Água Salgada (Crocodylus Porosus)
O crocodilo de água salgada (também chamado de crocodilo do estuário, ou “Saltie”) vive principalmente no sudeste da Ásia, do sul da Índia até a margem norte da Austrália. Apesar de seu nome, os crocodilos de água salgada não são exclusivos dos habitats de água salgada; eles também são encontrados em águas salgadas e riachos de água doce e pântanos. Machos adultos totalmente crescidos podem ultrapassar os 6 metros de comprimento e pesar além dos 500 kg. Registros entre 2000 e 2007, apontam que crocodilos de água salgada foram responsáveis por quase 30 ataques contra pessoas, com mais de 10 mortes.