O jacaré de papo amarelo (Caiman latirostris) é um réptil. Sua família é A Alligatoridae e seu gênero é Caiman. Esta espécie é altamente difundida pela América do Sul, sendo que a sua maior abundância encontra-se no Brasil e no Uruguai. As bacias dos rios brasileiros Paraná, Paraguai, Uruguai e São Francisco são as que onde essa espécie de jacaré habita.
Nos ecossistemas costeiros, o papo amarelo também é muito presente, principalmente nos mangues. Seus hábitos alimentares são carnívoros e esta espécie consegue alcançar uma longevidade extrema: Até 50 anos.
O seu nome, jacaré do papo amarelo se dá porque, na época do acasalamento, seu papo fica com a cor amarelada. Seu focinho é o mais largo dentre todos os crocodilianos, tanto que o seu nome científico vem disso.
Curiosidades a Respeito dos Jacarés
Eles usam ferramentas para a caça
Os jacarés fazem parte de um grupo de animais que, na natureza, conseguem utilizar ferramentas. Os jacarés já foram observados usando iscas para caçar pássaros. Eles balançam varas e galhos em suas cabeças, atraindo pássaros à procura de material de nidificação.
Dois tipos de passeios
Os jacarés têm dois tipos de passeios: Além de nadar, os jacarés andam, rastejam e correm em terra. Eles têm uma “caminhada alta” e uma “caminhada baixa”. A caminhada baixa é alastrando, enquanto na caminhada alta o jacaré levanta sua barriga do chão.
Importância para o ecossistema
Os jacarés são engenheiros do ecossistema. Os jacarés desempenham um papel importante em seus ecossistemas de zonas úmidas, criando pequenas lagoas conhecidas como jacaré. Os buracos de jacaré retêm a água durante a estação seca e fornecem habitats para outros animais.
Essa curiosidade pode até te causar dúvidas! Sabia que os jacarés são responsáveis por manter a população de peixes em uma alta reprodução? Isso mesmo! Suas fezes nos rios ajudam na produção de fitoplâncton, algo que é utilizado como adubo para os peixes.
Os jacarés são predadores que também comem frutas. Eles são oportunistas carnívoros, comendo peixes, anfíbios, répteis, pássaros e mamíferos.
O que comem é largamente determinado pelo seu tamanho. No entanto, eles foram recentemente relatados para também comer frutas, como uvas silvestres, sabugueiro e frutas cítricas diretamente das árvores. Os jacarés podem ajudar a espalhar as sementes dessas frutas por todos os seus habitats.
Dentição
Estes animais são cheios de dentes. Eles têm entre 74 e 80 dentes em suas mandíbulas a qualquer momento, e como os dentes se desgastam ou caem, eles são substituídos. Um jacaré pode passar por mais de 2.000 dentes durante a sua vida. Isso é mais do que 60 vezes a quantidade de dentes que um adulto possui!
Crescimento
Os jacarés continuam a crescer ao longo de suas vidas. Os jacarés machos medem 2 metros de comprimento, mas já foram registrados indivíduos com 3,5 metros. Enquanto isso, as fêmeas tendem a ser ligeiramente menores. O comprimento delas chega a 1,5 até 1,7 metros. Os machos muito velhos podem ficar muito grandes, com até 4, 5 metros de comprimento e pesando mais de 450 quilos.
Mães Graciosas
As fêmeas são mães dedicadas. Elas constroem ninhos feitos de vegetação, varas, folhas e lama perto de um corpo de água. Conforme a vegetação decai, ela aquece e mantém os ovos aquecidos. Ela fica perto do ninho durante o período de incubação de 65 dias, protegendo-o contra intrusos.
Quando os ovos estão prontos para eclodir, os jovens jacarés emitem um som estridente de dentro dos ovos. Isso faz com que a mãe comece a tirá-los do ninho e levar seus filhotes até a água em suas mandíbulas. Ela pode proteger seus filhotes por até um ano.
Sexo dos Bebês
Seu sexo é determinado pela temperatura. A temperatura na qual os ovos se desenvolvem determina seu sexo. Ovos expostos a temperaturas acima de 34 ° C tornam-se machos, enquanto aqueles a 30 ° C tornam-se fêmeas. Temperaturas intermediárias produzem ambos os sexos.
Sons Produzidos
Os jacarés são alguns dos répteis mais vocais. Os jacarés têm várias chamadas diferentes para declarar território, sinalizar angústia, ameaçar competidores e encontrar parceiros.
Apesar de não possuírem cordas vocais, os jacarés gritam alto ao sugar ar para os pulmões e explodir em rugidos intermitentes. Além de berrar, os jacarés podem rosnar, assobiar e fazer um som parecido com uma tosse.
O namoro de jacaré é sofisticado. No início da estação de reprodução da primavera, os machos atraem as fêmeas. O fole tem um componente infrassônico que pode fazer a superfície da água ao redor do macho ondular e dançar. Outros rituais de namoro incluem golpear a cabeça na superfície da água, esfregar o focinho e as costas e soprar bolhas.
Hábitos dos Jacarés
Os jacarés são criaturas sociais e geralmente ficam em grupos chamados congregações. Esses grupos geralmente são vistos tomando sol ou nadando. Isso ocorre porque os jacarés não podem controlar sua temperatura internamente. Então, quando estão com frio, tomam sol e, quando estão quentes, nadam.
Os jacarés também usam água para caçar. Em terra eles são desajeitados, mas na água eles podem nadar muito rapidamente usando suas caudas. Isso facilita a captura de presas. Os jacarés podem nadar a até 32,18 km/h e correr em terra tão rápido quanto 17.7 km/h, de acordo com o “San Diego Zoo”, o Zoológico da cidade de San Diego, Califórnia.
Dieta
Os jacarés não são exigentes sobre o que comem. Eles são carnívoros, então qualquer tipo de presa é uma refeição para esses répteis. Os jacarés podem comer peixes, moluscos, aves, pequenos mamíferos e outros répteis. Embora os carnívoros geralmente só comam carne, os jacarés também comem frutos.
O que achou deste animal? Ele é realmente interessante, não é mesmo? Pois é. Mas, saiba que ele pode se tornar um predador perigoso de se enfrentar, caso você esteja de frente com eles. Não se aproxime — de jeito nenhum — de um animal como esses! É perigoso e pode ser fatal.
Como é uma espécie que possui muita abundância no país, muitas pessoas já se deram de frente com ele. Se você é uma dessas pessoas, conte para nós como foi esse encontro! Ah, e caso tenha mais alguma curiosidade que não foi contada aí no artigo, coloca nos comentários para a gente!
Referências
Jacaré-do-papo-amarelo, Wikipédia. Acesso em 23/08/2019.
Facts About Alligators, LiveScience. Acesso em 23/08/2019.