O jacaré chinês é um incrível réptil que vem perdendo muitas áreas e corre sério risco de extinção.
O jacaré chinês, conhecido também por jacaré da china ou alligators sinensis é uma das menores espécies de jacaré.
Ele é classificado cientificamente dentro da família Alligatoridae e do gênero alligator.
Conheça a seguir as principais características, o nome científico o habitat e fotos desse incrível réptil!
Conheça o Jacaré Chinês
As espécies de jacaré chinês habitam sobretudo a província de Yuang, Wuhan e Nanchang. Porém, sua população está escassa e aos poucos, vem diminuindo.
Estima-se que existam cerca de 50 a 200 jacarés chineses que vivem soltos à natureza, enquanto nos cativeiros o número chega a 10.000.
A espécie é classificada como vulnerável pela IUCN (International Union Conservation Nature) e sofre sérios riscos de extinção.
Suas áreas, o seu habitat, que antes era o pântano, foi transformado em diversas propriedades agrícolas e consequentemente tornaram-se pastos.
Tal fato favoreceu muito para o desaparecimento de diversos jacarés da China. Fato que alertou ainda mais as autoridades chinesas e mundiais.
O jacaré um dos seres mais antigos que habita a superfície da Terra. Estima-se que animal viva por aqui desde o período Cretáceo.
O que nos leva a crer que eles sobrevivem em diferentes ambientes, temperaturas e variações de clima, ou seja, são seres muito resistentes e suas características favorecem-no tanto para alimentação, quanto para locomoção, resistência e dispersão.
Ele diferencia-se dos outros devido a diversos fatores, como por exemplo: localização, tamanho, coloração corporal e algumas outras características que você pode conferir abaixo.
Atualmente eles vivem em um único lugar, o que sobrou para eles, nos pântanos de Yuang, Wuhan e Nanchang.
Pois as ações humanos devastaram seu habitat natural, que foi transformado em pastos voltados para a agricultura.
Veja abaixo as principais características do jacaré chinês e entenda sua taxonomia e fisiologia.
Características Físicas Do Jacaré Chinês
Qual o tamanho do jacaré chinês? Quanto ele pesa? Aqui está uma dúvido comum quando falamos desta espécie de jacaré, tendo em vista o seu habitat, sua alimentação e seus diferentes hábitos.
Tudo isso influencia no tamanho, na dispersão e no desaparecimento da espécie.
Eles medem cerca de 1.5 metros e 2 metros de comprimento e seu peso varia entre os 35 kg e 50 kg.
Além disso, eles possuem coloração corporal cinza escuro, puxado mais para tons de preto e cinza. Com dentes extremamente afiados e poderosos, capazes de ferir qualquer presa.
Esses jacarés não são conhecidos por atacarem humanos. Tal quesito fica por conta do jacaré americanos.
É considerada a menor espécie de jacaré. Dentro do gênero Alligator, também está presente o jacaré americano, este que é maior, mais pesado e muito comum em vários cantos do mundo.
O jacaré americano teve uma ampla disseminação por diversas regiões do mundo, tanto que pode ser encontrado aqui no Brasil, nos EUA (claro) e em muitos outros lugares da América do Sul.
Enquanto jacaré chinês mede entre 1.5 metros e 2 metros de comprimento, o jacaré americano mede cerca de 2.5 metros para mais.
Ambas espécies estão dentro do gênero alligator, que está presente na família Alligatoridae. Infelizmente, muitas espécies de diferentes gêneros já foram extintas.
Como é o caso dos gêneros Chrysochampsa, Hassiacosuchus, Allognathosuchus, Albertochampsa, Arambourgia, Hispanochampsa entre muitos outros que sofreram perda de habitat, caça predatória e não resistiram ao passar dos anos e consequentemente foram extintas.
É triste sabermos quantas espécies já deixaram o Planeta Terra e mais triste ainda é sabermos que isso não se trata da seleção natural, como sempre aconteceu ao longos milhares de anos.
Trata-se de ações humanas, voltadas especialmente ao consumo de recursos naturais, a degradação do meio ambiente e falta de cuidado com as espécies de seres vivos que neles habitam.
Habitat do Jacaré Chinês: Sérios Riscos de Extinção
É impossível falarmos do habitat do jacaré chinês sem antes dizer o quanto ele foi prejudicado por ações humanas.
Os jacarés vivem em pântanos, e podem estar presentes tanto no meio aquático, quanto no terrestre. Eles se locomovem em meio terrestre e tomam longas horas de sol, mas na hora de se alimentar, vão direto aos seres marítimos, os quais consistem basicamente toda a sua alimentação.
Eles se alimentam de peixes, tartarugas, mariscos, pássaros, crustáceos, serpentes, conchas, insetos e até pequenos mamíferos.
Alimentos não faltam ao animal, já que é um considerado topo da cadeia alimentar que está presente, ou seja, um dos animais mais fortes e poderosos.
Mas infelizmente o seu habitat sofreu muita transformação ao longo dos anos e consequentemente muitos jacarés da China desapareceram.
Como foi dito acima, restam apenas 50 a 200 indivíduos que vivem no meio selvagem, outros, vivem em cativeiro.
Os pântanos são locais excelentes para a disseminação da vida selvagem, pois proporciona tudo o que os animais precisam.
Alimento, água, ar, árvores e desde os primórdios são habitados por jacarés, tartarugas, caranguejos, peixes e muitas outras espécies de seres vivos que lutam para sobreviver diariamente.
Ainda não foram tomadas medidas de prevenção do jacaré chinês. No caso do americano, sua população aumentou consideravelmente nos últimos anos devido às diversas medidas preventivas.
O jacaré da China precisa disso também, ou logo sua população desaparecerá totalmente da face da Terra.
De fato, é preciso ficar atento e sempre procurar por meios de preservação sustentável, que nem o meio ambiente, nem as espécies que nele habitam sofram com ações humanas.
Jacarés e Crocodilos: Entenda a Diferença
Muitos confundem o jacaré com os crocodilos, mas fato é que eles são muito diferentes (apesar das características em comum).
A diferença começa logo na classificação científica, quando o crocodilo é classificado dentro da família Crocodilia e o jacaré dentro da Alligatoridae.
Outras diferenças visíveis está na cabeça dos animais. Enquanto o crocodilo possui uma cabeça mais fina, o jacaré possui uma avantajada cabeça mais larga.
A principal diferença (e mais visível) está nos dentes, enquanto os crocodilos possuem todos os dentes retos e alinhados, tanto da mandíbula inferior quanto superior, os jacarés possuem distorções e variações na composição dentária.
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais e deixe um comentário logo abaixo!