Os insetos são capazes de criar muitos problemas para as pessoas, seja pelo alto número de exemplares ou pela forma como podem destruir plantações, por exemplo. Além disso, os insetos ainda podem transmitir doenças, sendo vetores para a multiplicação de vermes, bactérias e vírus. Portanto, é muito natural que as pessoas não tenham uma boa relação com os insetos, sobretudo aqueles mais comuns nos centros urbanos.
Assim, a pulga, por exemplo, está na lista de animais mais temidos pelas pessoas. Isso porque, apesar de muito pequenas, as pulgas podem criar muitos problemas, já que atingem os animais da casa e, em meio ao pelo deles, se tornam quase invisíveis para o ser humano. Como consequência disso, acaba por ser muito complicado exterminar as pulgas, que são capazes de gerar 2 mil novos descendentes até a sua morte.
Logo, o melhor a fazer é evitar a chegada desses animais, com técnicas que podem ser empregadas em casa de forma fácil. Porém, se a pulga já é um problema e você não sabe como lidar com o animal, veja abaixo algumas dicas de como exterminar as pulgas e ter uma vida mais tranquila.
Tratando Os Animais Para Acabar Com as Pulgas
Há algumas formas de acabar com as pulgas, mas nenhuma é tão eficaz quanto o tratamento adequado junto aos animais domésticos. Portanto, para que as pulgas possam ser tratadas da forma como merecem, é necessário buscar o foco: os animais domésticos. Isso porque esse inseto faz uso dos bichos de estimação para atacar as casas e se multiplicar de maneira rápida. Logo, é muito interessante ter os melhores cuidados com o cão ou gato, sobretudo depois de um ataque de pulga.
Lembre-se que o seu animal de estimação não teve culpa pela chegada das culpas, sendo apenas uma vítima delas. Dessa forma, é importante lavar muito bem o animal doméstico, se possível com shampoo especializado contra pulgas.
Além disso, após um banho realmente de qualidade, onde o animal será limpo verdadeiramente, é importante usar um pente para pulgas, aquele já voltado para acabar com as pulgas. Outro ponto interessante para exterminar as pulgas é pedir para que o veterinário ou o pet shop cortem a pelagem do seu animal de forma mais baixa, a evitar que o animal sirva de abrigo para as pulgas. Assim, os cuidados com os animais são passos centrais para afastar as pulgas.
Limpe o Ambiente e Afaste as Pulgas
Uma forma muito eficiente de afastar as pulgas de casa é limpar todo o ambiente e, dessa maneira, impedir que o inseto possa se sentir bem no seu lar. Tapetes, por exemplo, são uma ótima maneira que as pulgas encontram de se esconder mesmo dentro da sua casa, permanecendo perto do seu cão sem que o animal possa perceber a existência das pulgas.
Longe também dos seus olhos, a pulga consegue se multiplicar rapidamente quando nos carpetes e tapetes. Assim, é chave limpar o tapete adequadamente, de forma a evitar esse animal parasita. Outro ponto importante é realizar a lavagem de roupas de cama, lençóis e outros que possam servir para o desenvolvimento das pulgas.
Logo, evite deixar esse tipo de tecido muito tempo longe da máquina de lavar, pois as pulgas gostam de qualquer ambiente onde tenham mais espaço para o desenvolvimento. Há produtos especiais que podem ser comprados e aplicados sobre os tecidos, até mesmo sobre as roupas, para evitar a proliferação das pulgas. Todavia, se você não encontrou tais produtos, só uma boa lavagem já é muito positiva para fazer com que as pulgas sejam mantidas distantes.
Como Evitar o Surgimento de Pulgas
As pulgas estão em quase toda parte, sendo um dos insetos mais comuns em todo o planeta Terra. Isso acontece, também, pelo fato de uma única pulga ser capaz de gerar cerca de 2 mil filhotes ao longo da sua vida.
Assim, o ciclo de vida de 5 pulgas pode fazer com que o mundo tenha mais 10 mil exemplares desse inseto repugnante e parasita. Contudo, ainda assim há formas de acabar com as pulgas, sendo a mais eficiente de todas evitar que esse inseto apareça na sua casa. Portanto, em vez de correr para matar as pulgas, trate de evitar o surgimento de pulgas no seu lar.
Como fazer isso? O principal é manter a sua casa sempre limpa e o seu animal doméstico, sobretudo os cachorros de pelagem alta, sempre bem cuidados. Isso porque o excesso de sujeira nos cães ou nos carpetes, por exemplo, pode fazer com que seja ainda mais complicado localizar as pulgas.
Dessa maneira, pode ser que o inseto tenha um caminho mais pavimentado rumo à sua multiplicação, o que está longe de ser pretendido pelas pessoas. Logo, o mais importante é evitar o surgimento das pulgas.
Riscos de Remédios Contra Pulgas
Todos os remédios do mundo possuem efeitos colaterais e, dessa maneira, não poderia ser diferente com aqueles medicamentos voltados para acabar com as pulgas. Logo, é muito importante que os riscos de usar remédios contra as pulgas sejam levados em consideração, já que esses remédios podem causar uma série de problemas. Os remédios são aplicados na pele, mas podem acabar parando na boca dos animais por meio das lambidas.
Como se sabe, os animais adoram se lamber, o que pode levar esses remédios para partes do corpo que não são as ideias. Assim, uma vez ingeridos, os remédios podem causar diversos problemas para os animais, causando problemas também para as pessoas.
Como efeitos colaterais, é possível que os remédios contra pulga, caso ingeridos, possam causar reações alérgicas e problemas no intestino. Tudo isso pode levar o animal à morte, já que o sistema de defesa dos animais domésticos não costuma ser muito desenvolvido.
De todo modo, é importante estar atento aos ingredientes dos remédios, para saber se o cão pode ou não ingerir aquela substância. Caso exista algum ingrediente maléfico ao animal, trate de não aplicar aquele remédio, trocando a substância por uma outra, sem os ingredientes proibidos. Jamais coloque a vida do seu animalzinho em risco.