Alguns dos animais podem ser muito anormais para as pessoas, que estão mais acostumadas apenas a ter contato com um número limitado de mamíferos em seu dia a dia. Porém, existem muitos outros animais em todo o mundo, com tipos bastante diferentes e que variam de região para região.
Alguns desses animais jamais poderão ser vistos em centros urbanos, sendo comuns apenas em certos tipos climáticos. Esse é o caso, por exemplo, das iguanas, que vivem em locais mais arenosos e quentes, sendo espécies reconhecidamente mais afeitas ao clima seco.
Assim, é quase impossível ver uma iguana em um grande centro urbano, transitando pelas ruas das principais cidades do país. No Brasil, as regiões preferidas desse tipo de animal estão no Centro-Oeste e no Nordeste, além de haver um certo número de animais do tipo em parte da região Norte. Portanto, animais são sempre diferentes uns dos outros e podem, sim, apresentar padrões de vida totalmente opostos entre si.
Dessa forma, um local muito bom para o desenvolvimento das iguanas é a América Central, onde o clima quente e, por vezes, bastante seco. Dessa forma, nos países da região esse tipo de animal é capaz de encontrar cenários muito favoráveis à sua evolução como animal, além de ser possível ver as iguanas crescendo os números das espécies de forma acelerada.
Ademais, parte do México e dos Estados Unidos, na América do Norte, também possuem ambientes muito positivos para a proliferação de iguanas dos mais variados tipos, gêneros e espécies.
Esse é o caso da iguana riscada, um tipo de iguana muito interessante e que pouco possui detalhes a seu respeito no Brasil. Dessa forma, a iguana riscada vive no Panamá e em parte dos Estados Unidos, sendo reconhecida como um animal dos mais bonitos e curiosos de todo o mundo.
Conheça a Iguana Riscada
A iguana riscada está entre os animais mais curiosos de todo o planeta Terra e, ainda que não seja uma espécie presente no Brasil, surpreende que o animal tenha poucas informações a seu respeito em circulação pelo país. Assim, a iguana riscada é bastante comum no Panamá, no México e ainda em parte dos Estados Unidos, na região da Flórida.
Vale lembrar que a região em questão é uma das mais quentes de todo o país norte-americano, o que transforma o ambiente em bastante favorável para o crescimento da iguana riscada. Na verdade, esse tipo de iguana começou o seu processo de proliferação artificial, feita pelo homem, a partir de ilhas do Caribe e a partir da Flórida.
Contudo, embora atualmente seja possível encontrar exemplares de iguana riscada nesses locais, a espécie em questão gosta mesmo de áreas rochosas e arenosas, preferindo ocupar grande parte do Panamá e do México, sendo esse tipo de iguana bastante comum em muitas cidades de ambos os países.
O animal não é muito grande, tendo menos de 2 metros de comprimento, mas, ainda assim, se mostra capaz de atingir velocidades realmente altas quando estimulado a fazê-lo; no caso, quando se vê obrigado a correr em busca de animais de outras espécies, buscando por alimento, ou quando precisa fugir de predadores.
Características da Iguana Riscada
A iguana riscada é muito veloz, como já citado. Assim, quando precisa fugir de algum predador ou buscar por alguma presa, esse animal pode chegar aos 35km/h, algo incrível se for considerado o seu tamanho. Dessa forma, com tal velocidade a iguana riscada se torna o lagarto mais rápido de todo o mundo, mostrando bem como a espécie em questão é diferenciada. Isso porque, em geral, a iguana riscada costuma medir cerca de 1,2 metro de comprimento.
Além disso, é interessante notar, também, como o animal se alimenta de insetos no início da vida, embora, com o tempo, vá tornando mais complexo o seu ciclo alimentar até que possa, a partir da maturidade, comer praticamente qualquer coisa. Assim, quando em fase adulta a iguana riscada consegue comer itens como flores, folhas, frutos, restos de outros animais e mais.
Ademais, a iguana riscada se encontra em ótimo estado de conservação, estando muito distante da extinção, no estágio mais seguro possível. Isso se deve, entre outros fatores, ao fato de o animal ser capaz de fugir dos predadores de maneira muito veloz, evitando os perigos que a selva pode oferecer.
Mais Curiosidades Sobre a Iguana Riscada
Um detalhe bastante curioso sobre a iguana riscada é que essa espécie de iguana, em especial, representa a espécie mais volumosa de todo o seu gênero. Dessa forma, além de ser o lagarto mais rápido do mundo, a iguana riscada ainda consegue ocupar a vaga de maior iguana do seu gênero.
Quanto à reprodução, em geral a fêmea da iguana riscada costuma colocar cerca de 30 ovos por vez, que apenas darão vida aos filhotes depois de 90 dias. Depois desse período, os filhotes deixam os ovos e já estão prontos para buscar o seu espaço no mundo. Como é importante ressaltar, lembre-se de que no início da vida os filhotes apenas são capazes de consumir insetos, sendo que depois de atingir a fase adulta eles já conseguirão comer, também, frutas, frutos, folhas e até alguns restos de animais.
Assim, por vezes é comum ver a espécie comendo ratos, filhotes de tartarugas, ovos e muitos outros alimentos dos mais variados tipos. Isso acontece, em geral, quando a iguana riscada vê a chance de diversificar a sua alimentação, aproveitando a oportunidade para comer algo diferente da sua rotina alimentar. Porém, de maneira prioritária esse tipo de iguana prefere as flores e frutos.
Clima Preferido da Iguana Riscada
A iguana riscada prefere climas quentes para viver, não importando tanto assim se o local é seco ou úmido – há exemplos de iguanas dessa espécie vivendo em ambientes de ambos os modelos.
De toda maneira, o certo é que a iguana riscada prefere regiões rochosas, arenosas e que sejam capazes de oferecer toda a oferta de alimentos necessária para manter o animal forte e bem nutrido. Portanto, o México e o Panamá guardam muitas cidades mais do que apropriadas para o crescimento pleno e o desenvolvimento correto da iguana riscada.