A iguana é um réptil que tem se popularizado como animal doméstico nas últimas décadas. Esse lagarto é nativo do continente americano, mais precisamente na América Central, América do Sul (incluindo o Brasil) e o Caribe – embora possa ser encontrado em outras regiões, como os desertos asiáticos.
No entanto, esse interesse por ter uma iguana como um animal doméstico costuma gerar muitas dúvidas. Pensando em criar um lagarto desse em casa? Quer saber se a Iguana Morde? Tem Veneno? É Perigosa Para Humanos? Além de outras peculiaridades sobre esse réptil?
Você, então, está no lugar certo! Esclareça todas essas dúvidas e conheça curiosidades incríveis sobre esse animal, que também lhe auxiliarão a criar adequadamente uma iguana em casa!
Iguana Morde?
A resposta é sim. Como todo animal, em especial, os répteis, a iguana pode morder.
Mas, ela não se trata de um animal agressivo, apesar de sua aparência tão exótica e imponente. A iguana pode atacar, em geral, para se defender.
Caso esse animal se sinta ameaçado, ele pode não só morder com arranhar, mas, até mesmo, usar o seu rabo robusto como um chicote.
Portanto, atenção com outros animais domésticos e, principalmente, crianças. Alguns comportamentos podem assustar a iguana, que entenderá isso como uma ameaça e tentará, então, se defender atacando.
A Iguana Tem Veneno?
Não, esse réptil não é venenoso.
A Iguana é Perigosa Para Humanos?
Como já mencionado anteriormente, a iguana não é considerada potencialmente perigosa para humanos. Mas, as pessoas devem respeitar os seus instintos para que o réptil não se sinta ameaçado e use de sua agressividade para se defender.
No caso de mordidas de iguana, o ferimento, em geral, é superficial e não é preciso nem mesmo atendimento médico. Basta higienizar o local e aguardar a cicatrização completa da pele.
Mas, a iguana pode transmitir algumas doenças aos humanos e a outros animais domésticos. Uma delas é um tipo de samonela, que se trata de um processo de infecção por bactérias, que provoca vômitos e diarreias intensas.
O réptil pode transmitir a samonela por meio do contato das pessoas ou de outros animais com as fezes ou a urina de uma iguana infectada. Portanto, é fundamental, no caso de iguanas domésticas, manter o abrigo do animal sempre limpo e higienizar as mãos depois de manusear o animal.
A doença costumar trazer males à iguana também. Caso o réptil apresente sinais de desnutrição e desidratação (como perda de peso, alterações no apetite e diarreia, é preciso levar ao animal a um médico veterinário. A doença, além de ser transmitida para o homem e outros animais, pode levar a iguana a óbito, se não tratada de forma adequada.
Mantenha, por exemplo, o recinto onde a sua iguana vive (geralmente, um terrário) sempre com aquecimento especial e com luz ultravioleta. Dessa forma, de acordo com médicos veterinários, o metabolismo de réptil funciona melhor, estimulando o melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos, evitando baixa de imunidade – que é um dos principais fatores do aparecimento as samonela.
A alimentação do animal deve ser servida sempre fresca e armazenada adequadamente. Já a água, trocada diariamente.
Características Gerais da Iguana
A iguana é um animal exótico e é por esse fator que tem se tornado um réptil tão popular para se criado como animal de estimação. Sua aparência, como todo mundo sabe e jurássica e misteriosa…
A cabeça das iguanas, por exemplo, são compostas por diversas escamas de formatos assimétricos. Destaque também para a região da garganta do animal, onde há uma espécie de saco que se dilata.
Outra peculiaridade das iguanas é a sua crista. Trata-se de um filamento espinhoso que vai da cabeça a à cauda.
Algumas iguanas apresentam pequenas protuberâncias entre as narinas e os olhos. São espécies de chifres.
As iguanas podem apresentar variadas colorações, também de acordo com a espécie e do ambiente em que vivem. As tonalidades mais comuns são as esverdeadas e acastanhadas, embora existam iguanas amareladas, avermelhadas e até com nuances que tendem para o azulado.
Ainda, esse animal pode desenvolver a habilidade da camuflagem, mudando discretamente a sua coloração como ferramenta de defesa e de sobrevivência.
Já em relação ao tamanho, é variável de acordo com diversos fatores, em especial, a espécie da iguana. O comprimento desse animal pode alcançar até 2 metros e o peso: até 15 kg (machos adultos).
A iguana possui 4 patas bastante robustas e com locomoção ligeira. São 5 dedos em cada pata, que têm unhas afiadas e grandes.
A cauda das iguanas é uma importante parte do corpo desses répteis, pois tem a função de defesa e localização. A cauda é comprida, musculosa e robusta e com alta e rápida capacidade de movimentação.
Ainda sobre a cauda das iguanas, ela pode se desprender o corpo em casos onde uma fuga emergencial é necessária, sendo que essa parte do corpo de regenera. Isso é muito raro de ocorrer com iguanas que são criadas como animais domésticos.
Para completar essa aparência tão curiosa e exótica da iguana, existe a presença do chamado olho parietal – como ocorre com outros tipos de répteis. Também conhecido popularmente como o “terceiro olho”, o olho parietal não é capaz de absorver e formas imagens.
Na verdade, esse recurso se trata de um órgão com poder fotossensível, que capta e indica ao animal alterações de claridade e calor – um sinalizador importante para detectar predadores ou condições desfavoráveis para a sobrevivência.
Na natureza, a iguana pode vive até 10 ou 15 anos. Já em cativeiro, pode chegar aos 20 anos, se as condições forem adequadas.
Classificação Científica da Iguana
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Classe: Reptilia
- Ordem: Squamata
- Subordem: Sauria
- Família: Iguanidae
- Gênero: Iguana
As iguanas são divididas em 2 espécies. São elas:
- 1 – Iguana iguana, também conhecida como Iguana Verde (nativa da América Latina)
- 2 – Iguana delicatissima, também conhecida como Iguana do Caribe (nativa das ilhas do Caribe)
Curiosidades Sobre as Iguanas
Agora que você se Iguana Morde? Tem Veneno? É Perigosa Para Humanos? Conheça a seguir algumas curiosidades sobre o réptil!
- Alguma iguanas têm a habilidade de controlar o seu próprio crescimento. Isso se dá devido a necessidades em relação ao ambiente e às condições em que vivem;
- Iguanas são animais que gostam muito do sol e banhos solares estimulam a síntese de vitamina B nesse réptil. Se você tem uma iguana em casa é importante deixa—lá tomar banhos de sol todos os dias! ;
- As mães iguanas não participam do desenvolvimento de seus filhotes. Os ovos são colocados em locais protegidos e abandonados em seguida pela progenitora;
- Devido à estrutura óssea reforçada e a musculatura desenvolvida desse animal, ele tem uma resistência incrível a ferimentos ou mesmo quedas;
- Apesar de passarem quase o dia todo no solo, as iguanas são eximias nadadoras e podem inclusive mergulhar e permanecer mais de 20 minutos embaixo d’água;
- As iguanas são, prioritariamente, herbívoras. Alimentam-se, sobretudo, de folhas e frutas. Mesmo assim, de forma ocasional, podem se alimentar de pequenos insetos.
Aviso Importante!
Antes de adquirir uma iguana para criar em sua casa, além de providenciar o ambiente adequado, é preciso se atentar se o animal tem autorização do IBAMA. Exija que o seu réptil tenha a autorização escrita desse órgão e com o chip que contém o registro do animal.
O registro deve ser o mesmo na autorização escrita. Na nota fiscal e no chip. Não abra mão disso!
Assim, você se certifica de ter estar adquirido um animal legalmente, não contribuindo com o comércio ilegal.