Conhecemos no dia a dia diversas espécies de animais diferentes que nem sempre conhecemos, principalmente porque todos os dias a Ciência descobre novas espécies e também não conhecemos a maioria dos animais que vivem longe da gente.
Porém, a grande verdade é que vale a pena estar sempre bem informado com relação aos animais que vivem ao nosso redor, já que dessa forma podemos entender mais como eles funcionam, como eles influenciam o local em que vivemos, quais são os seus modos de vida e muito mais.
A iguana é um dos animais que conhecemos por nome, mas quando paramos para pensar mais sobre ela não conseguimos imaginar realmente características interessantes e nem mesmo sabemos onde ela vive, o que é algo muito triste, já que devemos realmente conhecer esses animais.
Dessa maneira, vamos falar um pouco mais sobre a iguana agora para que você passe a saber mais informações tão interessantes sobre esse animal. Por isso, continue lendo o texto até o fim para aprender 4 curiosidades muito importantes sobre a iguana que você muito provavelmente ainda não sabia!
Curiosidade 1 – Expectativa de vida
A expectativa de vida é um excelente medidor de tempo de vida de qualquer ser vivo; isso porque ela basicamente diz respeito a quanto tempo um ser vivo deve viver desde o momento do seu nascimento, e esse número encontrado é uma média de muitos valores que são levados em consideração.
Assim, é claro que espécies com uma maior expectativa de vida surpreendem mais, já que o ser humano é uma das espécies com maior expectativa do mundo, e devemos sempre procurar espécies com expectativas de vida também grandes.
No caso da iguana, podemos dizer que esse animal realmente é muito impressionante e possui a capacidade de surpreender até mesmo as pessoas que acreditam que nenhum animal tem a expectativa alta.
Isso porque esse animal possui uma expectativa de vida de mais de 30 anos, o que faz com que ele seja um dos muitos animais com alto expectativa de vida solto na natureza.
Utilizamos o termo “solto na natureza” poque já está mais do que claro que o ser humano causa a extinção de um número cada vez maior de espécies, e por isso é sempre bom estar de olho na iguana para que ela não acabe se tornando mais um desses alvos e esteja sempre feliz e solta na natureza.
Curiosidade 2 – Olhos
É comum acabarmos pensando que todos os animais possuem um par de olhos. Afinal, é assim que o ser humano é, não é mesmo?
Porém, a grande verdade é que algumas espécies animais podem possuir menos ou mais do que 2 olhos, mesmo que a gente não saiba disso. E nesse caso, podemos dizer que estamos falando de maneira mais específica sobre a iguana.
Isso porque a iguana possui na verdade 3 olhos! Mas calma, a verdade é que esse terceiro olho não serve para enxergar, mas sim se trata de uma retina na testa do animal, que ajuda a balancear os hormônios e também captar instintos.
Dessa maneira, podemos dizer que para enxergar a iguana realmente possui apenas 2 olhos, mas quando o assunto é a quantidade de olhos que ela tem no total, a Ciência diz que ela tem 3, já que essa estrutura para captar sinais na verdade se trata de um olho.
Portanto, agora você já pode contar para todo mundo essa curiosidade que com certeza é muito surpreendente, principalmente quando levamos em conta que esse olho não é tão visível assim, então praticamente ninguém pensa que ele realmente existe.
Curiosidade 3 – Mães
É comum vermos no reino animal os machos abandonando seus filhotes e a fêmea antes mesmo deles nascerem, mas no caso da iguana temos uma curiosidade inusitada que com certeza pode ser estranha aos olhos de muitas pessoas, principalmente quando analisamos o reino animal de maneira mais detalhada.
No caso das iguanas, a verdade é que a mãe bota o ovo, o esconde na terra e então foge, de maneira que o animal já nasce sozinho no mundo, também sem o seu pai.
Dessa forma, as iguanas aprender a se desenvolver e viver sozinhas desde muito novas, já que na verdade essa é a única forma de sobrevivência que elas conhecem.
Agora imagine nascer sozinho como um filhote em um meio selvagem, não é mesmo? Com certeza por isso as iguanas se tornam animais tão resistentes que conseguem enfrentar todos os desafios da vida selvagem de maneira simples, já que desde pequenas elas precisam se cuidar sozinhas.
Logo, essa é mais uma curiosidade que você com certeza não sabia sobre esse animal e que com certeza é muito interessante para que a gente consiga perceber como no reino animal um ser vivo pode ser diferente do outro mesmo que sejam todos irracionais, por exemplo; e é exatamente por isso que estudar Biologia é tão enriquecedor!
Curiosidade 4 – Resistência
Como já dissemos anteriormente, as iguanas são animais muito resistentes que vivem na natureza por conta própria e também estão acostumadas a diversos tipos de ambientes inóspitos, e é claro que isso tem uma explicação: elas se desenvolveram desde pequenas sozinhas, e por isso acabam aprendendo a passar por todo tipo de situação ao longo de suas vidas.
Dessa forma, é interessante percebermos que esses são animais realmente resistentes, e toda essa força acaba se tornando uma espécie de curiosidade justamente porque como elas são um animal de médio porte muitas pessoas acabam pensando que na verdade elas não têm tanta força assim.
Portanto, agora você também já sabe que na verdade elas são animais bem fortes e capazes de lidar com todas as situações do cotidiano, de forma que é até mesmo um pouco difícil conseguir caçar uma iguana.
Logo, essas foram algumas curiosidades que você muito provavelmente ainda não sabia sobre as iguanas. De qual curiosidade você gostou mais? Conta para a gente!
Quer aprender ainda mais sobre diversos seres vivos que habitam o nosso planeta conosco? Sem problemas! Comece então por esse texto: Cavalo da Mongólia – Características, Nome Cientifico e Fotos