Você escolheu um réptil para ser seu animal de estimação, mais especificamente uma iguana. Entretanto, não sabe exatamente como nutri-la de forma adequada. O que será que a iguana come? Que tipos de alimentos podem ser oferecidos?
Uma dieta inadequada é a causa mais comum de problemas de saúde nesses animais. Devido ao melhor entendimento de suas necessidades nutricionais, a alimentação recomendada para esses animais mudou muito nos últimos 20 anos.
Quer descobrir o que seu réptil vai comer de devorar? Um ovo, um inseto ou o que? Leia o artigo que segue abaixo e não perca nenhuma informação.
O que a Iguana Come?
A iguana é herbívora, o que significa que come principalmente plantas, entretanto, não a impede de ingerir outras coisas. Especificamente, esse animal é folívoro (um animal que se alimenta de folhas).
Na natureza, ela se alimenta quase inteiramente das folhas de árvores e trepadeiras. Mas a iguana come também algumas frutas ou flores que não estão prontamente disponíveis para o consumo humano ou de outros bichos.
Essa espécie é fermentadora do intestino grosso. Isso significa que precisam de micróbios (bactérias especiais e organismos flagelados) para fermentar os alimentos ricos em fibras que ingerem. Tal ação acontece antes que os nutrientes possam ser absorvidos no intestino inferior e utilizados pelo organismo.
Com que Frequência se deve Alimentar a Iguana?
A maioria das iguanas jovens precisa comer diariamente, enquanto as iguanas mais velhas podem ser alimentadas em dias alternados. Isso vai depender do apetite individual de cada animal.
Quais são os Tipos de Material Vegetal que a Iguana Come?
A maioria – cerca de 80 a 90% – do material vegetal deve ser de folhas verdes escuras e apenas 10 a 20% devem ser frutas. Como regra, qualquer coisa verde escura e folhosa pode compor uma grande parte da sua dieta.
Legumes amarelos, vermelhos e laranjas também podem ser incluídos. Evite vegetais verdes claros ricos em fibras, nutrientes e deficientes em vitaminas, incluindo alface e aipo. Isso porque a sua composição é principalmente de fibra e água com pouco valor nutritivo. As partes internas claras são menos benéficas do que as folhas externas mais escuras.
A iguana come uma diversidade de alimentos, mas alguns são preferidos, como:
- Couve;
- Beterraba;
- Mostarda;
- Brócolis;
- Nabo;
- Alfafa;
- Salsa;
- Acelga;
- Agrião;
- Repolho roxo ou verde;
- Coentro;
- Pimentão;
- Feijão verde;
- Escarola;
- Dente de leão.
Uma porcentagem menor da dieta pode incluir:
- Cactos;
- Vários tipos de abóboras;
- Brotos;
- Batata doce cozida;
- Quiabo;
- Pepino;
- Aspargo;
- Cogumelos;
- Cenouras;
- Ervilhas;
- Milho.
As frutas podem incluir:
- Maçãs;
- Peras;
- Bananas (com a casca);
- Manga;
- Uvas;
- Carambola;
- Passas;
- Pêssegos;
- Tomate;
- Goiaba;
- Kiwi;
- Melão.
As frutas que são particularmente saudáveis incluem:
- Figos (que contêm alto teor de cálcio);
- Damascos;
- Tâmaras;
- Framboesas;
- Morangos.
A iguana come frutas preferencialmente de acordo com seu gosto particular. Entretanto, esses alimentos devem ser oferecidos com moderação, uma vez que alguns são pobres em minerais.
Como dieta opcional, você pode acrescentar um pouco de flores para seu réptil. Algumas preferenciais são:
- Gerânios;
- Cravos;
- Dentes de leão;
- Hibiscos;
- Os variados tipos de rosas.
Como os Alimentos Devem Ser Oferecidos?
Os vegetais podem ser oferecidos cozidos ou crus, embora o cru seja mais natural e retenha mais nutrientes. Lave completamente todas as frutas e legumes. As flores podem ser cultivadas em casa ou compradas em lojas que são especializadas.
Muitas vezes, as floriculturas jogam fora flores murchas e antigas. Aproveite e peça um pouco desse rico material alimentício. Embora esses itens possam ser inaceitáveis para venda ao público, os proprietários de iguana geralmente podem obtê-los sem nenhum custo. É aconselhável garantir que nenhum produto químico tenha sido aplicado às flores ou à água.
Acelga, espinafre e beterraba devem ser apresentados com moderação, pois contêm oxalatos que podem ligar o cálcio e outros oligoelementos, impedindo sua absorção.
A iguana come normalmente uma dieta composta principalmente por esses vegetais. Mas isso pode levar a deficiências nutricionais. Também se deve ter cuidado ao dar couve ou mostarda, pois estes vegetais contêm goitrogênios. Quantidades excessivas desses alimentos podem levar ao hipotireoidismo.
Quais são os Alimentos Proteicos de Origem Animal que a Iguana Come?
Alimentos vivos, como grilos, larvas de farinha e camundongos mindinhos, bem como ovos são apreciados pelas iguanas. Contudo, não são coisas necessárias e são consideradas por alguns como más escolhas alimentares.
Se caso você quiser dar mesmo assim, dê com com pouca frequência. Alimentos para cães e gatos, como algumas rações, contêm muita vitamina D e gordura e não devem ser acrescentados na dieta. Certifique-se de discutir essas opções e escolhas alimentares com um veterinário familiarizado com iguanas.
É Preciso dar Vitaminas e Minerais ao Animal?
As iguanas têm maior necessidade de cálcio na dieta do que o fósforo. Muitos veterinários recomendam polvilhar levemente (2 a 3 vezes por semana) todos os alimentos oferecidos com um pó de cálcio (gluconato de cálcio, lactato ou carbonato).
A distribuição de uma boa mistura mineral de vitaminas para répteis sobre a comida também é recomendada semanalmente. Isso tem especial importância se conter vitamina D 3. Quaisquer suplementos devem ser espalhados em pequenas porções de saladas ou alimentos úmidos.
Um problema comum observado nas iguanas que são mantidas como animais de estimação é a suplementação excessiva de vitaminas (especialmente vitamina D 3 ) e minerais. Demasiado volume pode ser extremamente prejudicial. Verifique com seu veterinário as recomendações específicas para suplementar a dieta do seu réptil.
Quais são as Necessidades de Água das Iguanas?
Água limpa e fresca deve estar disponível o tempo todo para seu animal. As iguanas não apenas bebem da tigela de água, como também se banham nela. Assim, tenha em mente que a tigela deve ser pesada para que não seja fácil de tombar.
Você também pode molhar seu pet com um pulverizador de água algumas vezes por semana.
As opiniões variam em relação às necessidades de água e nutricionais dos exemplares que vivem em cativeiro. O nosso conhecimento sobre o assunto também está em constante expansão.
Portanto, seria sensato discutir esse tópico muito importante com seu veterinário em cada visita ou exame anual para entender o que a iguana come e o que é melhor para ela.