Os cães da raça Husky siberiano vem encantando o mundo desde 1925, quando, atrelados a um trenó liderado pelo cão Balto, um grupo de cães desta raça enfrentou altas instabilidades climáticas para levar medicamentos a pessoas isoladas na cidade de Nome, no Alasca.
A cidade passava por um surto de difteria e as pessoas que lá estavam foram salvas pelos cães, cujo líder ganhou uma estrela na calçada da fama em Hollywood, uma estátua de bronze em sua homenagem no Central Park e até mesmo um filme (Balto), contando sua história.ollwoo
Durante a Segunda Guerra Mundial cachorros desta raça foram escolhidos pelas equipes de salvamento do Exército Americano, por suportarem baixas temperaturas e possuírem um forte instinto caçador.
Até hoje a raça se faz presente nas telas de cinema e televisão, estrelando filmes que se passam na neve, como Neve pra Cachorro, Resgate Abaixo de Zero, Snow Buddies – Uma Aventura no Gelo e Balto-Sua história tornou-se uma lenda, que conta a história real do herói, no Alasca.
Em inglês a palavra husky significa robusto, que é uma das características dessa raça. O cão, se comparado a outras raças do mesmo porte, é mais forte que os outros, possui uma estrutura musculosa e lembra um lobo. Apesar das semelhanças, o husky é um animal carinhoso, atencioso e sociável, que adora a companhia de outros seres ou animais.
Dono de uma pelagem densa e dupla, é um cão muito bonito e cobiçado, amante de temperaturas negativas e muito independente. Adapta-se bem em regiões de clima frio, por isso se tornou muito popular no Ártico. Mas pode adaptar-se também a climas quentes, e assim, é uma das raças mais escolhidas para animal de estimação.
Origem do Husky Siberiano
Na época da febre do ouro no Alasca, a tribo nômade de esquimós Chukchi foi pioneira em criar os primeiros cães desta raça, por isso, em muitas áreas o husky é conhecido como cão chuckchi. Os cães desta raça eram muito requisitados para atuar como cão de trabalho, puxando trenó e cuidando das renas. Eram também excelentes cães de guarda e ótimos companheiros.
Dizem que a raça surgiu do cruzamento de um desses cachorros com um lobo, por isso o husky se parece tanto com um lobo e preserva seu instinto de caça.
Como no Alaska, naquela época era comum os cães desta raça participarem de corridas de trenós, similares às corridas de cavalo, e assim, em 1909 foram levados para o Canadá com esta mesma finalidade. Ali participavam e se destacavam em competições com percursos de até 600 quilômetros.
Com o episódio da epidemia de difteria já citado, os cães Husky Siberiano começaram a ser procurados como animais de estimação e companhia, especialmente na América do Norte. Com toda essa popularidade, a raça foi reconhecida oficialmente pela American Kennel Club (AKC), em 1930, deslanchando sua procura como animal de estimação no mundo todo. Mas devido à sua preferência por climas gelados, a maior concentração de Husky Siberiano se encontra no Ártico.
Características e Curiosidades
- Em média, pesa 28 quilos e mede 60 centímetros.
- Sua expectativa de vida é de 15 anos.
- A cor dos olhos passeia pelos tons de azuis, verdes e castanhos, mas a cor azul é a que predomina, sempre tão claro que os olhos parecem brancos.
- Entretanto o cão pode ter um olho de uma cor e outro de outra cor (heterocromia), ou mesmo só uma parte do olho com outro colorido.
- Sobrevive em temperaturas até 30 graus negativos e consegue esse record por possuir uma dupla pelagem que o protege do frio.
- Para proteger as solas do frio, suas patas apresentam pelos entre os dedos.
- Quando está atento a cauda se mantém em pé, mas quando está em trabalho ou descanso, permanece abaixada.
- Pode ser encontrado nas cores cobre, cinza, canela, branco e preto.
- A condição física é uma de suas virtudes, por isso gosta de praticar exercícios físicos e gastar toda energia que possui.
- Para não se cansar com essas atividades, ele controla seu metabolismo poupando suas reservas de gordura. Com este controle, consegue concentrar sua atenção no trabalho e não fica fatigado.
- Acostumado a entrar em lugares inóspitos e florestas para correr atrás de ovelhas, ou correr com os trenós, carrega em seus genes o costume de fugir, nem que para isso tenha que abrir janelas e saltar obstáculos como muros e cercas.
- De acordo com especialistas, seu uivo é tão forte que pode ser ouvido a muitos quilômetros de distância.
- As raças mais próximas ao Husky são: Spitz Finlandês, Samoieda, Malamute do Alasca, Shiba Inu e Akita. Em comum possuem muitas características com lobos selvagens do Ártico e semelhanças na fisionomia.
- É um cão brincalhão e amigável, por isso se apega muito à família que o cuida.
- É um pet que precisa de espaço para fazer seus exercícios diários, por isso não é recomendado para apartamentos.
- Apesar de ser independente ao executar tarefas, não gosta de solidão.
- Gosta da companhia de outros animais, crianças e adultos.
- Entretanto, cuidado ao escolher amiguinhos para seu pet, pois o Husky adora caçar pássaros e gatos.
Higiene
- Como o Husky é um animal independentes, adora se limpar sozinho. Raramente exala dor e dispensa banhos convencionais.
- Entretanto, como gosta muito de aventuras, de vez em quando se enfia em lugares que não deve. Aí sim, precisa de um bom banho.
- Para evitar que o cão se machuque, é importante cortar suas unhas regularmente.
- Seus dentes devem ser escovados periodicamente para evitar tártaro e mau hálito.
- A escovação pode ser feita de duas a três vezes por semana em épocas normais, com uma escova específica para seu tipo de pele.
- Durante a troca de pelo o Husky precisa de escovação diária que ajudam na troca de pelagem e evitam problemas de pele.
Cuidados com a Saúde
- Como cães de todas as outras raças, o Husky Siberiano é vulnerável a doenças. Assim, é importante que o tutor esteja atento a sintomas diferentes que indiquem parasitas ou outras doenças que acometem os pets.
- A principal recomendação para mantê-los saudáveis é proporcionar a eles atividades físicas diárias.
Alimentação
- Escolha alimentos com alta qualidade de nutrição que esteja de acordo com sua idade, porte e raça.
- Não exagere nos petiscos. Um bom médico-veterinário pode indicar a quantidade ideal de ração e petisco para o seu pet e fazer o acompanhamento de sua saúde.