Representações dos animais em arte rupestre são excepcionalmente raras. Na história do vombate é descrito como um aborígene de pouco valor. Alguns indivíduos contam que ele é originário de outra espécie cuja cabeça havia sido achatada por uma pedra e cauda amputada como punição pelo egoísmo.
Se você está curioso para saber mais à respeito desse animal interessante, este artigo é para você. Preparamos algumas informações sobre sua origem um tanto duvidosa. Confira!
Algumas Características Do Animal
Vombates são pequenos marsupiais que parecem um cruzamento entre um urso, um porco e um esquilo. Eles são adaptados em seu dia a dia para a escavação, com pernas curtas, cabeças compactas, pés largos e curtos e garras fortes.
Como cangurus, coalas e outros marsupiais, eles têm uma bolsa. Mas a bolsa característica da espécie está ao contrário. E o cocô deles é em forma de cubo.
Tamanho
Esses queridinhos engraçados são do tamanho de um cão de porte médio, geralmente apresentando o comprimento de 76 centímetros. A espécie mais comum tem seus exemplares pesando cerca de 25 a 40 kg.
Habitat
O habitat está diretamente relacionado à história do vombate. Todas as espécies do animal vivem na Austrália e na Tasmânia, em:
- Montanhas;
- Florestas;
- Pastagens.
Suas casas são tocas, que consistem em muitos túneis e câmaras para que fêmeas, machos e filhotes possam dormir. Alguns túneis em uma toca podem atingir 200 metros de comprimento, de acordo com diversos pesquisadores do mundo animal. Vários indivíduos classificados como vombates têm diversas tocas separadas onde vivem durante todo o ano.
Hábitos
Certos animais podem se mostrar como sendo sociais, enquanto outros são solitários. Por exemplo, Alguns passam a maior parte do tempo sozinhos, enquanto outros podem viver com até 12 membros em sua toca.
Ainda em se tratando de referências dentro da história do vombate, pode-se dizer que todos os exemplares são noturnos e passam a noite procurando comida ou cavando. Durante os dias frios, saem de suas tocas para se bronzear e se aquecer. Eles não escalam árvores como coalas, o parente mais próximo, mas são bons nadadores.
Dieta
Vombates são herbívoros, o que significa que eles só comem vegetação. Algumas refeições comuns incluem raízes, gramíneas, arbustos, ervas e casca. Eles obtêm a maior parte de sua água com os alimentos que ingerem e podem viver anos sem tomar uma gota de líquido.
Esses animais possuem enzimas especiais no estômago para digerir grandes volumes de comida. Mas, mesmo assim, ainda levam 14 dias para digerir uma refeição.
Cocô Cúbico
As fezes de um vombate têm a forma de cubos, dá para acreditar? Eles usam seu cocô para marcar seu território. Assim, colocam um cubo em árvores caídas, cogumelos frescos e pedras, pois ele não rola.
Reprodução
Se você quer saber sobre a história do vombate, bem como sua origem, deve estar curioso sobre a reprodução, não? Normalmente os exemplares se acasalam durante momentos em que a comida é abundante.
Se houver uma seca e a comida não for encontrada em grande quantidade, este marsupial não acasalará. Vombates masculinos lutam pelo direito de acasalar-se com uma fêmea. Com seus pelos grossos perseguem uma fêmea em círculos até que ela ceda e ele possa “pegá-la”. A fêmea faz um barulho de tosse quando é perseguida.
Um exemplar do sexo feminino tem um período de gestação de cerca de 21 a 30 dias. Ela dá à luz apenas um filhote por vez a cada dois anos.
A História Do Vombate E Suas Curiosidades
Em 1830 foi registrado que essa espécie era conhecida do grande espírito que Moihernee. Ele havia pedido aos caçadores para deixa-la em paz, mas mesmo assim, como diz os relatos da história do vombate, este foi banido do seu habitat escavador.
As estimativas da distribuição dele antes da colonização europeia são que o número das três espécies sobreviventes foi prolífico. Eles cobriram uma faixa mais de dez vezes maior que a de hoje.
O seu nome (em inglês wombat) vem da língua Darug, agora quase extinta, falada pelo aborígene povo que originalmente habitava a área de Sydney.
Sua descoberta se deu pela primeira vez em janeiro de 1798. John Price e James Wilson estavam visitando uma área em Nova Gales. Eles viram vários tipos de esterco de animais diferentes, um dos quais Wilson chamou de Whom-batt.
O vombate é um animal com cerca de 30 cm de altura, com pernas curtas, um corpo grosso com cabeça grande. Suas orelhas são redondas e os olhos bem pequenos. Além do mais ele é muito gordo e tem a aparência de um texugo. Os vombates eram frequentemente chamados de texugos pelos primeiros colonizadores por causa de seu tamanho e hábitos.
Outro registro da espécie ocorreu quando o navio Sydney Cove encalhou na ilha de Clarke. A tripulação do navio descobriu os vombates na ilha. Um animal vivo foi levado junto com os navegantes. Foi assim que ele começou a ter seu habitat ampliado.
Ataques Aos Seres Humanos
Como não poderia ser deixado de fora da história do vombate, seus ataques ao seres humanos são relatados com frequência. Nós estamos mesmo passíveis de receber feridas por conta da punção de suas garras, além das mordidas. Se ele estiver assustado também pode atacar as pessoas e derrubá-las, com os riscos decorrentes de ossos quebrados da queda.
Um naturalista, uma vez, recebeu uma mordida de 2 cm de profundidade na carne da perna. E o mais surpreendente é que isso ocorreu através de uma bota de borracha, calça e meias grossas de lã.
Há relatos de que outro homem, em 2010, foi atacado, tendo como consequência, várias marcas de cortes e mordidas. Estas precisaram de sérios tratamentos hospitalares. O animal, infelizmente, acabou sendo sacrificado com um machado.
Cultura Significante Do Animal
Vombates são considerados por alguns agricultores um incômodo devido principalmente ao seu comportamento de escavação. Entretanto, sua carne foi uma fonte de alimento muito importante dos australianos e demais europeus.
Mas, devido à proteção das espécies, essa carne não faz mais parte da culinária convencional. Essa espécie foi substituída pelos coelhos.
Na história do vombate aparecem os selos e as moedas australianas, dos quais ele participou como personagem principal. Muitos lugares na Austrália foram nomeados após o descobrimento do animal, incluindo um grande número que agora está extinto na natureza.
E o que falar sobre sua fama e características usadas na televisão europeia? Embora as espécies geralmente não sejam mantidas como animais de estimação, uma representação notável é tida na televisão australiana. Há também outros programas voltados para o mundo pet que se aventuram em mostrar o dia a dia e a história do vombate.