Os arqueólogos nos dizem que os seres humanos comem mariscos desde os tempos pré-históricos até o presente. Eles sabem disso através da escavação de depósitos de conchas e ossos deixados pelas primeiras civilizações. Os primeiros humanos aproveitaram todos os recursos alimentares disponíveis. As pessoas que moravam perto da água (oceanos, mares, lagos, rios) naturalmente aproveitavam os alimentos oferecidos por esses recursos.
Historia do Marisco e Origem do Animal
Os seres humanos pescavam antes do início da história escrita, usando bicos de pássaros como ganchos e caules de plantas como linha. As primeiras imagens da caverna mostram desenhos de peixes e pesca. Montes de projéteis descartados de épocas pré-gravadas foram encontrados na China, Dinamarca, Brasil e Estados Unidos. Embora a pesca tenha sido rústica devido à falta de equipamentos eficientes, era fácil sair na maré baixa e pegar mariscos ou peixes em águas rasas.
Quando a caça ficava difícil, os primeiros seres humanos foram à praia buscar frutos do mar. Pesquisadores que escavavam uma caverna na costa sul da África do Sul descobriram uma tigela de mariscos comestíveis que remontam a cerca de 165.000 anos atrás, quando a África estava mais fria e seca – recuando a mais antiga refeição de frutos do mar em 40.000 anos.
A equipe encontrou pequenas lâminas de pedra e pedras avermelhadas lançadas com as conchas; as rochas foram marcadas de uma maneira que sugere que elas foram moídas em pó usado para fazer tinta, possivelmente para adornar o rosto ou o corpo para simbolizar o status ou a participação em um grupo.
O próximo jantar de frutos do mar conhecido mais antigo data de 125.000 anos atrás, na costa do Mar Vermelho, na Eritreia. E, cerca de 110.000 anos atrás, os neandertais estavam cozinhando mariscos em cavernas no litoral da Itália.
Os pesquisadores identificaram 57 pedaços de rocha de hematita rica em ferro, com lados achatados com sulcos paralelos, indicando que os comedores de mariscos raspavam as rochas para formar pó, que quando misturado com seiva ou outro aglutinante produz uma tinta avermelhada ou rosada.
Mariscos nas Antigas Civilizações
Evidências culinárias confirmam que mariscos eram conhecidas pelos antigos romanos e gregos. Eles eram muito apreciados pelos britânicos, não tão apreciados pelos colonos americanos. Esta criatura do mar desfrutou de um ressurgimento da demanda no século XIX, que ainda hoje é verdade.
Os romanos que vieram para a Grã-Bretanha no início do século I e que viviam ao alcance do mar devem ter ficado muito felizes em apreciar o fruto-do-mar local. Mariscos de vários tipos se tornaram muito populares. Lagosta, lagostim e caranguejo foram muito apreciados na Grã-Bretanha do século XV, embora raramente chegassem ao comedor interior … Caranguejo e lagosta também eram cozidos e comidos frios com vinagre, como os camarões. Durante o século XVIII … lagostas, caranguejos e camarões continuaram a ser apreciados. Nos tempos vitorianos, mariscos podiam ser servidos de várias maneiras, mas o mais comum era cozê-los para comer frio. Depois de cozidos em água salgada e sal marinho numa chaleira, os mariscos podiam ser comidos imediatamente.
O Que São Mariscos?
Mariscos, ou frutos do mar, são animais aquáticos comestíveis, excluindo mamíferos, mas incluindo criaturas de água doce e oceânica. A maioria das espécies aquáticas não tóxicas é explorada para alimentação humana. Mesmo aqueles com propriedades tóxicas, como certos peixes-boi, que podem ser preparados para contornar os danos ao consumidor.
Peixes e outros frutos do mar podem ser os alimentos mais importantes da humanidade, depois dos cereais, fornecendo cerca de 15 % da ingestão de proteínas da população mundial. O músculo do peixe magro fornece 18 a 25 % de proteína em peso, o equivalente a carne bovina ou de aves , mas é muito mais baixa em calorias. Nos peixes, um grama de proteína está presente para 4 a 10 calorias, em contraste com 10 a 20 calorias por grama de proteína para carnes magras e até 30 calorias para carnes gordas.
Os frutos do mar compreendem todos os peixes ósseos e os tubarões, patins, raias, peixes-serra , esturjões e lampreias mais primitivos ; crustáceos como lagostas, caranguejos, camarões e lagostins; moluscos, incluindo amêijoas, ostras, berbigões, mexilhões, pervincas, búzios, caracóis, abalones, vieiras e lapas; os moluscos cefalópodes, como lulas, polvos e chocos; água-viva comestível; tartarugas marinhas; sapos; e dois equinodermos – ouriços do mar e pepinos do mar.
Os peixes oceânicos mais importantes comercialmente são as espécies de salmão , arenque , bacalhau , peixe chato (linguado), cantarilho (poleiro oceânico), carapau , atum , cavala e sardinha . As principais espécies de peixes de água doce são carpa, enguia, truta, peixe branco, e peixe-gato. As capturas variam em tamanho, desde isca branca e filhotes de enguias, com cerca de 5 cm de comprimento, até atum rabilho, medindo até 4,3 m. de comprimento.
O Marisco na Culinária
Como o peixe estraga rapidamente e, portanto, é altamente perecível, na maior parte da história a maior parte das capturas foi seca, defumada, salgada, em conserva ou fermentada quando não é consumida fresca. Mesmo quando essas práticas não são mais estritamente necessárias para a preservação, as alterações distintas no sabor que elas produzem cultivam uma demanda contínua por peixes preservados dessa maneira.
Os peixes são cozidos inteiros ou cortados em bifes, files ou pedaços. Os crustáceos geralmente são cozidos inteiros, vivos, como a maioria dos moluscos. Moluscos maiores e mais resistentes são moídos ou fatiados e triturados para amaciar a carne dura. Muitos frutos do mar são consumidos crus ou um pouco modificados pelo marinamento.
Além da carne, são consumidas as ovas de peixes, alguns mariscos e os ovos das tartarugas. Caviar e ovas de esturjão, agora sinônimos de luxo, eram relativamente barato e comum até a última parte do século 19, quando os estoques mundiais de esturjão começaram a declinar rapidamente.
Uma consideração importante ao cozinhar peixe ou marisco é evitar cozinhar demais. A regra geral é que o peixe deve ser cozido 10 minutos por polegada, medido na parte mais espessa do peixe, com 5 minutos adicionais necessários se o peixe for cozido em molho . O tempo deve ser dobrado para o peixe congelado.
O repertório da culinária de peixe em todo o mundo é imenso. O peixe pode ser escalfado, refogado, grelhado, assado, frito, cozido no vapor ou comido cru. Os frutos do mar, frequentemente combinados, formam a base de muitos ensopados, sopas e alimentos para animais domésticos. Em geral, os frutos do mar mais delicados e magros são preparados com temperos e molhos mais leves, enquanto aqueles com sabor mais robusto , com carne mais grossa ou mais gorda, recebem temperos mais pronunciados .