O Dogue Alemão é uma grande raça de cães de origem alemã. É o cão de criação moderno mais antigo da Alemanha e hoje, acima de tudo, um cão popular de família e companheiro, que sabe convencer com sua natureza afetuosa e amorosa. No estado americano da Pensilvânia, o Dogue Alemão até levou o título como cão oficial do estado.
Origem E História Do Dogue Alemão
O Dogue Alemão tem sua origem em cruzamentos de mordidas de touros, galgos e cães de caça, que antes eram populares na nobreza para caçadas em natureza ou mesmo lobos e ursos. Os padrões de raça do Dogue Alemão foram estabelecidos pela primeira vez em 1880, o que faz desta raça o cão de criação moderno mais antigo da Alemanha.
Em 1888, o primeiro Dogue Club alemão eV foi fundado em Berlim. Naquela época, o objetivo da criação era criar um protetor e companheiro representativo e elegante. Hoje, o Dogue Alemão é liderado pela FCI no Grupo 2 (Pinscher e Schnauzer – Molossoide – Swiss Mountain Dogs), Seção 2.1 (Molossoids, cães semelhantes a cães).
Os supostos antepassados do Dogue Alemão podem ser encontrados em monumentos egípcios (3000 a.C) e em afrescos da Grécia antiga (cerca de 1400 a.C). Enquanto na Dinamarca foram encontrados esqueletos de cães de caça muito grandes, semelhantes a cães, que remontam a 5000 a.C. – 1000 AD para ser atrasado.
Embora as representações e a aparência de todos esses cães pareçam muito semelhantes à raça de hoje, o relacionamento com o dinamarquês é difícil de entender e suas origens antigas ainda são um mistério.
Uma proveniência e ancestralidade seguras do mastim só podem ser entendidas a partir do início do século XVI . Os registros mostram que cães particularmente grandes e elegantes da Inglaterra e da Irlanda foram importados para a Alemanha.
Estes vieram de um cruzamento entre Mastiff e Wolfhound Irlandês e foram chamados de ” Docas Inglesas “. Todos os animais eram excepcionalmente grandes, mas às vezes diferiam fortemente em sua outra aparência.
Guarda-Costas E Cão De Caça
Já naquela época, o Dogue alemão tinha uma elegância especial e esses cães eram considerados muito valiosos. Portanto, seus proprietários geralmente dividem essa raça em 3 classes diferentes:
- Cães câmara;
- Corpo de cães;
- Mastins ingleses.
Os cães de câmara eram espécimes particularmente bonitos e fortes de sua raça, descansavam à noite nas proximidades de seu dono e tinham no quarto uma confortável área de armazenamento.
Eles usavam seu status de acordo com um colar banhado a ouro e eram usados principalmente para proteger contra intrusos. Por outro lado, uma coleira banhada a prata foi doada aos cães do corpo, por serem inferiores aos cães de câmara em termos de beleza.
Ambos têm em comum, no entanto, seu treinamento e socialização foram particularmente importantes porque eles viviam no ambiente familiar do proprietário e o comportamento agressivo era obviamente indesejável lá. Obediência e liderança eram, portanto, essenciais. Todos os outros dinamarqueses eram chamados simplesmente Mastiffs ingleses e não moravam na casa.
O Dogue Alemão Como Apanhador De Ursos
O Dogue Alemão foi criado para caçar ursos, javalis e veados, o que era um trabalho bastante perigoso para os cães. Portanto, foram necessários Dogues particularmente fortes e rápidos, o que também trouxe uma certa agressividade para prevalecer contra ursos muito maiores e outros animais selvagens.
No entanto, eles foram usados com moderação, pois eram valiosos demais para serem feridos ou mortos na caça. Então, antes de o Dogue Alemão ser usado, Saurüden e Saufinder (caçadores de ursos) foram enviados para rastrear a presa e conduzi-la em terreno aberto.
Foi só quando tiveram contato visual que enviaram os dinamarqueses blindados e, portanto, bem protegidos para pegar os javalis ou os ursos com uma mordida, até que os caçadores pudessem matá-los com uma arma de facada.
No século 19, o aumento do uso de armas de fogo tornou os cães de caça cada vez mais redundantes. Como resultado, muitas espécies desapareceram para sempre da cena. O mastim não era mais necessário.
Devido à sua nobre aparência, no entanto, alguns amantes de Württemberg ainda consideravam essa raça um objeto de luxo e status. e então o dogue alemão (também chamado de cão dinarmaquês) se tornou cada vez mais conhecido, pois era cada vez mais criado nessa região.
O Dogue Alemão Como Um Gigante Gentil
Como Dogue alemão não encontrou mais uso para a caça, mas morava em residências particulares, foi cada vez mais colocado em uma boa natureza, obediência e equilíbrio de raça.
O objetivo da criação era, portanto, mais de temperamento calmo e filantropia. A partir de meados do século XIX, mais e mais seguidores dessa raça foram finalmente encontrados, até que finalmente em 1888 o Dogue alemão Club foi fundado em Berlim.
Este foi o primeiro clube de criação de raças da Alemanha. Ainda hoje, Dogue alemão suborna com sua natureza gentil. O nome dogue alemão só foi acordado em 1876 em uma exposição de cães, onde os juízes propuseram aos criadores uma descrição uniforme da raça.
Anteriormente, o dogue alemão era conhecido por vários outros nomes. Os primeiros títulos logo após a importação da Inglaterra e da Irlanda foram:
- Docke english;
- Camell english;
- Tocke english;
Docke ou Tocke deriva da palavra inglesa “cachorro”, que significa simplesmente cachorro.
No século 19, finalmente, prevaleceram os nomes Dogue alemão e também Mastim dinamarquês ou só Cão Dinamarquês, pelo que a raça tem pouco a ver com a Dinamarca. Ainda hoje, os dinamarqueses são conhecidos em inglês como “dinamarquês”.
Dogue alemão no mundo ecologia
Nosso blog invariavelmente trata de um assunto até não deixar passar uma vírgula sem mencionar. Por isso, certamente vai achar aqui muito assunto sobre essa raça, se assim desejar. Por exemplo:
- Alimentação do Dogue Alemão: O Que Eles Comem?
- Ciclo de Vida do Dogue Alemão;
- Cores do Dogue Alemão: Preto, Branco, Dourado e Arlequim Fotos;
- Como Cuidar de um Dogue Alemão Filhote: Cuidados e Doenças;
- Diferenças do Dogue Alemão Para o Rottweiler, Boxer, Dobermann;
- Quanto um Dogue Alemão Come Por Dia?
- Cachorro Dogue Alemão: Personalidade da Raça;
- Tudo Sobre o Dogue Alemão: Características e Fotos;
- Comportamento do Dogue Alemão, Hábitos e Modo de Vida;
- Reprodução do Dogue Alemão: Filhotes e Período de Gestação.