Você sabe qual a origem do canguru? E sua história? Quais as suas principais características? Essas são perguntas comuns quando falamos desses animais. Então continue conosco para saber a resposta destas e de outras questões a respeito deste curiosos seres vivos. Vamos lá!
História Do Canguru: A Origem Do Animal
Quando falamos dos cangurus, uma coisa é fato, eles são seres extremamente peculiares e curiosos oriundos da Austrália e da Nova Zelândia.
O canguru está presente na família Macropodidae, onde também estão os cangurus das árvores, wallabies, pademelons e wallaroos.
São animais marsupiais, ou seja, pertencem a uma classe de mamíferos distintos de todos os outros, pois possuem uma “bolsa” (uma dobra fina na pele da barriga) com glândulas mamárias, utilizada principalmente para transportar e amamentar os filhotes.
Outros animais como os gambás, coalas, diabo-da-Tasmânia também possuem característica semelhante e são marsupiais.
E por terem origem na Oceania, uma ilha, não dispersaram pelo mundo através do solo terrestre, como muitos outros animais, sendo assim, desde os primórdios de sua existência até hoje, todas as espécies de cangurus viveram e vivem apenas em um território.
O vasto território da Oceania favoreceu muito para o desenvolvimento da espécie, já que o terreno plano e deserto (no lado Oeste) disponibiliza um excelente local para o animal viver tranquilamente e alimentar-se.
Ele alimenta-se basicamente de vegetais e frutas, fato que torna-o um herbívoro, mas em épocas de seca, é obrigado a recorrer a outras alternativas e aproximar-se de povoados humanos a procura de restos de alimentos.
São animais repletos de características únicas, que nenhum outro ser vivo possui, conheça a seguir as principais características do canguru!
Características do Canguru
São animais grandes, com pelo espesso e são considerados macropódes (“pés grandes”), suas longas patas facilitam o salto e a corrida do animal, que tem vantagem nestes dois requisitos sobre qualquer outro do seu habitat.
As patas traseiras (grandes e compridas) são utilizadas para saltar e a cauda lhe dá o equilíbrio para manter-se em pé. Já suas patas dianteiras, são menores, porém extremamente ágeis e utilizam-na para pegar alimento, segurar, e limpa-los.
Quando apenas anda, lentamente, a cauda é utilizada como uma “quinta perna”, já que encosta no chão e lhe garante o equilíbrio.
Eles preferem realizar suas atividades no entardecer do dia, no crepúsculo ou mesmo no meio da noite, onde não ficam tão expostos à luz solar e aos olhos de outros animais.
Os cangurus e outros marsupiais não são perigosos com humanos, porém, se sentirem que estão sendo ameaçados, são capazes de atacar e até causar a morte, devido à sua força excessiva.
Por serem animais marsupiais, o embrião do canguru nasce precocemente e tem o desenvolvimento completo dentro da “bolsa” (marsúpio), durante o período de amamentação.
Os filhotes nascem pequenos, com cerca de 2 a 4 cm apenas, mas logo sobem à bolsa marsupial da mãe e passam a se alimentar do seu leite, e após algum tempo, quando já estão com tamanho ideal e aptos para explorar o território, descem e começam a saltitar em meio ao habitat.
Eles possuem a cabeça pequena, com orelhas grandes e avantajadas, sua cauda varia entre 0,70 cm e 1,30 m.
O peso do canguru pode variar entre 500 gramas e 100 kg, podendo ser de diferentes tamanhos (de acordo com a espécie) que varia entre 80 cm a 1,60 m.
Veja a seguir algumas espécies de canguru!
Espécies de Canguru
Existem várias espécies de canguru que merecem destaque devido às suas características peculiares. São 4 espécies distintas, porém ambas estão presentes no gênero Macropus. Confira agora as espécies!
Canguru Vermelho
Esse talvez seja o mais conhecido e mais reproduzido. É um símbolo da Austrália. Entre todas espécies, esta é a maior. Além disso, é considerado o maior mamífero marsupial de todo o planeta.
É o maior porque pode chegar aos incríveis 2 metros de altura e pesar perto de 100 kg. Adora viver em regiões planas, de mata aberta, sobretudo em locais mais secos e semiáridos.
Canguru Antilopineo
Essa espécie anda principalmente em grandes grupos de indivíduos da mesma espécie, que podem chegar até os 30 indivíduos.
Ele habita tanto as florestas mais densas, quanto o deserto, savanas e pastos, é um animal muito versátil, pequeno e de coloração acinzentada e marrom.
Canguru Cinza Ocidental
A espécie caracteriza-se por ser noturna e estar sobretudo no Sul da Austrália, nos pastos e também e florestas mais densas do Norte.
Seu grande corpo acinzentado lhe dá o nome, porém, diferente dos outros, não possui tanta velocidade e locomove-se a partir dos “5 pés”, com pequenos saltos capazes de aumentar a velocidade.
Canguru Cinza Oriental
A espécie habita sobretudo a Austrália e pode ser encontrada também na Tasmania. É totalmente noturna e sempre anda em grande grupos.
Habitam locais de fácil acesso aos alimentos. Possui um porte maior que os outros de coloração cinza, enquanto os machos atingem 1,8 m, as fêmeas chegam até 1,2 m.
Curiosidades do Cangurus
Os cangurus são seres dóceis e amigáveis com outros animais, mas não gostam de sentir-se ameaçados. São peculiares e curiosos, e possuem hábitos pouco conhecidos por nós. A seguir, confira algumas curiosidades desses excêntricos animais.
Eles Adoram Dormir
Um canguru passa praticamente o dia todo descansando e poupando energia para a alimentação noturna, quando faz mais frio.
Nascimento Precoce
O nascimento de um canguru vermelho (que pode alcançar até 2 metros de altura) se dá apenas após 33 dias de fecundação, e desta maneira, nascem muito pequenos, com no máximo 4 centímetros.
Adoram Viver Em Grupo
Os cangurus sempre andam em grupos, sejam eles pequenos ou grandes. Não gostam de andar sozinho e sempre possui um líder no bando (geralmente o maior e mais forte). A liderança é conquistada através de mordidas ou chutes.
São Ágeis E Velozes
Um canguru, devido à sua pata traseira, consegue chegar com facilidade aos 50 km/h, seja através de uma rápida corrida ou com saltos muito altos, que ultrapassam os 8 metros de altura.
Então conseguem capturar as frutas e vegetais mais altos e raramente passam fome, a não ser em épocas de seca.
Gostou do artigo? Acompanhe outros posts e compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!