O camaleão é um réptil, uma espécie de lagarto bem diferente dos comumente conhecidos. Ele é encontrado nos desertos, regiões montanhosas, savanas e florestas tropicais e seu nome vem do grego, e quer dizer leão da terra. Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais da origem e história desse animal com olhos grandes e cauda enrolada. Acompanhe.
História e Origem Do Camaleão
Camaleões são répteis da família Chamaeleonidae, da ordem Squamata. Conforme estudos fósseis, eles existem há mais de 100 milhões de anos, quando a família se separou da Agamidae. Desde então, sabe-se que existem atualmente cerca de 150 espécies, das quais apenas 80 estão descritas. A maior parte desses animais vive na África, na ilha de Madagascar e outras espécies também podem ser encontradas no Sul da Espanha, na península arábica, Índia e Sri Lanka.
O nome “camaleão” vem do grego Chamai (terra) Leon (leão), que quer dizer “leão da terra”. Esses animais se diferem de outros lagartos devido algumas características, como a habilidade em trocar de cor, seus olhos que podem se mover independentemente um do outro e possuem uma visão em 360 graus, sua língua alongada e rápida e a cauda enrolada.
Características Do Camaleão
Um camaleão pode medir entre 2,5 e 68 centímetros e sua língua é bem grande e sua ponta é pegajosa, para que possa pegar suas presas. Esse animal se move bem lentamente para não ser notado quando está para apanhar sua presa.
Seus olhos se movem para qualquer direção, podendo girar em até 360 graus e de forma independente um do outro, enquanto que seu cérebro consegue associar as duas imagens que ele está vendo. Os seus olhos são cobertos por uma pálpebra, a qual deixa livre uma área circular pequena no centro do olho, onde fica a íris e a pupila. Essa movimentação dos olhos é uma das causas que tornam a aparência do camaleão bastante curiosa.
Outro fator curioso do camaleão é que algumas espécies conseguem mudar de cor. Isso mesmo, nem todas as espécies desse animal podem mudar da cor e as que conseguem, fazem isso muito rápido, em até 20 segundos. Como a pele é dividida em duas camadas sobrepostas, a camada mais externa tem células especiais chamadas de cromatóforos, que realizam a mudança de cor. Tanto as circunstâncias e os tons de cor variam conforme a espécie. Algumas servem para camuflagem, ou para alguma resposta social ou ainda devido a mudanças nas condições ambientais. Cores mais escuras aparecem, na sua maioria, quando o animal está irritado ou quando ele quer amedrontar alguém próximo dele. Cores mais claras e coloridas aparecem quando o camaleão quer cortejar as fêmeas.
A pele dos camaleões também possui queratina, gerando diversas vantagens para o animal, principalmente a resistência. Entretanto, isso faz com que ele precise passar pelo processo de troca de pele, assim como as cobras e os lagartos, onde a pele antiga se descama e dá lugar para a pele nova. As patas do camaleão possuem dedos fundidos, que formam uma espécie de pinças que servem par que ele agarre nos arbustos e árvores. Outras características envolvem a redução no número de costelas externais, falha de pterigoide e audição não muito boa. Eles conseguem enxergar a luz ultravioleta, a qual estimula o animal, pois age sobre sua glândula pineal.
Habitat E Alimentação Do Camaleão
O camaleão é um animal com hábitos diurnos, onde caça insetos para sua alimentação. Dentre eles estão as moscas, gafanhotos, joaninhas, mariposas, vermes, pequenos besouros, caracois e pequenos vertebrados. Como a maioria dos camaleões vive em arbustos e em copas de árvores, eles também se alimentam de folhas e frutas, pequenas aves e artrópodes.
Então, seu habitat inclui árvores, arbustos e também no solo, embaixo de folhas caídas. Eles são animais solitários, se aproximando de outros animais da espécie apenas para reprodução.
Para se alimentar, eles possuem uma tática: podem ficar horas esperando aparecer uma presa e então se desloca até ela lentamente. Enquanto vai até a presa, ele fixa um olho no animal e o outro ele usa para verificar se há algum outro animal a sua volta. Quando já estão perto de capturar a presa, seus dois olhos se fixam nela e, então ele usa sua língua, que alcança até duas vezes o seu tamanho e gruda o inseto na ponta da língua através de uma ventosa e o captura.
Curiosidades Do Camaleão
- O menor camaleão já visto tinha cerca de 15 milímetros, conhecido como camaleão folha.
- Alguns estudos afirmam que muitas espécies desse animal estão entrando em extinção, principalmente devido a poluição e ao desmatamento.
- Um camaleão muda de cor muito rápido. Eles podem ficar coloridos ou apresentar uma única cor como o verde e o marrom, que são as mais comuns.
- Para se camuflar, eles mudam de cor conforme a temperatura, a luz do ambiente e também devido ao seu estado emocional.
- Pesquisadores afirmam que a mudança de cor desse animal pode estar relacionada a algum tipo de comunicação entre eles.
- O camaleão é considerado um animal de sangue frio. Desse modo, assim como outros répteis, ele precisa tomar sol para se aquecer e logo se ausentar do sol para se resfriar. Além disso, se ele ficar exposto diretamente ao sol e aquecer demais, ele pode vir a morrer.
- Os olhos grandes do camaleão podem enxergar em até 360º, em duas direções diferentes ao mesmo tempo, enquanto um gira o outro pode ficar parado e tudo isso gera para ele muita vantagem, principalmente em relação a seus predadores.
- Sua audição é muito ruim, pois o camaleão não possui ouvido externo.
- É um animal muito lento, sendo alvo fácil de predadores.
- Seus principais predadores são aves, cobras e outros lagartos.
- Camaleões são animais ovíparos e a incubação dos ovos pode durar até um ano.
- Não existem espécies de camaleões no Brasil, apesar de algumas espécies de lagartos e iguanas serem confundidos com eles.
Os répteis estão entre os animais mais capazes de chamar a atenção das pessoas, seja pela sua estrutura corporal ou pelo fato de parecerem quase sempre exóticos. Esses animais são muito conhecidos em todo o mundo pelo fato de não apresentarem uma temperatura corporal constante, o que faz com que precisem sempre alterar seu local de descanso.
Assim, ora o animal deve estar em um ambiente que consiga diminuir a sua temperatura corporal, ora deve estar em outro ambiente já capaz de aumentar a temperatura do seu corpo. É isso que acontece, por exemplo, com o camaleão. O camaleão é um dos animais mais conhecidos de todo o planeta Terra, estando presente em muitos países. Esse animal é bastante adaptável e possui inúmeras espécies por todo o globo.
O camaleão se mostra, assim, um animal com história bastante rica, possuindo origem encantadora. Portanto, muitas pessoas querem, cada vez mais, aprender sobre um ser vivo capaz de se adaptar tanto ao ambiente no qual está inserido. Se você está entre essas pessoas que deseja conhecer mais de perto a história do camaleão, fique atento e veja tudo sobre a origem do animal logo abaixo.
História do Camaleão
O camaleão está entre os répteis mais famosos do planeta, já que o fato de alterar a sua cor de acordo com o ambiente acaba por atrair a atenção de inúmeras pessoas.
Em todo caso, o camaleão já existe há mais de 100 milhões de anos, até mesmo por conta de os répteis serem animais presentes no planeta há muito tempo. Assim, ao lado dos anfíbios, esse tipo de animal ocupa a posição de um dos mais antigos do mundo. Atualmente já existem cerca de 150 espécies de camaleão, sendo que muitas apresentam detalhes semelhantes, enquanto outras são completamente diferentes e exóticas.
No fim das contas, portanto, os camaleões podem ter muitas características únicas, a depender da espécie em questão. O nome do animal possui origem na Grécia, tendo como significado “leão da terra”. Isso porque, já desde o passado, as populações humanas da Terra sempre tiveram bastante curiosidade a respeito do camaleão, algo que claramente se manteve com o tempo.
Outro ponto interessante sobre o camaleão é que esse animal pode enxergar em todos os lados, possuindo uma visão de 360 graus, com o seu olho sendo capaz de girar como bem deseja o animal. A prática é muito importante para fugir de predadores, além de ser usada para localizar insetos para servir de presa.
Distribuição Geográfica do Camaleão
O camaleão se mostra um animal presente em grande parte do mundo, até mesmo pelo fato de as espécies de camaleão possuírem detalhes muito diferentes entre si. Assim, um camaleão que habita o Norte da África será muito diferente de uma espécie que vive na Floresta Amazônica, por exemplo.
Em todo caso, a maior parte dos camaleões do mundo realmente vive na África, já que o continente possui diversos tipos climáticos e, dessa maneira, se mostra capaz de abrigar uma série de espécies de camaleão. Em linhas gerais, o camaleão habita mais as savanas, onde o ambiente é mais seco, embora ainda haja vegetação.
O animal consegue, assim, encontrar toda o alimento que precisa para se manter vivo ao mesmo tempo em que mantém a sua capacidade de camuflagem em meio a arbustos e plantas pequeninas. No Brasil, há inúmeras espécies de camaleão nas regiões Norte e Centro-Oeste, embora as espécies de cada ambiente sejam muito diferentes.
Para sobreviver bem na região Norte do Brasil, por exemplo, o camaleão em questão não pode ter problemas em manter contato com a água, já que as chuvas são realmente intensas nessa parte do país. Já no Centro-Oeste, onde há uma época de chuvas bem definida e uma época de seca também muito forte, já são exigidas outras características ao camaleão.
Comportamento do Camaleão
O camaleão é um animal de característica diurna, ou seja, que gosta de caçar e de manter a sua vida enquanto ainda há a presença de luz solar. Dessa maneira, se torna raro localizar um camaleão passeando longe do seu ninho à noite, quando os perigos para ele são muito maiores e a manutenção da sua temperatura corporal pode ser prejudicada.
De qualquer forma, além disso, o camaleão também se mostra um réptil que se alimenta de insetos, também sendo capaz de comer algumas frutas quando preso em cativeiro. O animal, independentemente da espécie, costuma ser bastante ágil, sendo conhecido pela forma desconfiada com a qual leva a vida.
Quando uma pessoa tenta se aproximar de um camaleão, por exemplo, o animal costuma sentir a presença do ser humano há muitos metros de distância. Além da questão de ter boa visão, fazendo uso do seu olhar 360 graus, o camaleão ainda se mostra um animal bastante sensível às mudanças de temperatura ao seu redor, o que ajuda a fazer com que esse réptil saiba localizar a presença de inimigos, predadores ou pessoas.
Mudança de Cor do Camaleão
Sem dúvidas, o que mais chama a atenção das pessoas em relação ao camaleão é a capacidade que esse animal possui de mudar a sua cor. Assim, o camaleão pode realizar alterações no seu corpo de acordo com as necessidades do ambiente ao seu redor. Porém, as pessoas se enganam em pensar que todos os camaleões possuem esse importante mecanismo de defesa.
A grande verdade é que o camaleão apenas pode mudar de cor quando faz parte de algumas espécies específicas, sendo que a ação acontece não apenas para a camuflagem. Por vezes, o camaleão muda de cor para socializar com outros animais ao redor, além de também alterar a sua cor como uma forma de resposta às mudanças de temperatura no ambiente no qual está inserido.
Quando um macho pretende se reproduzir com a fêmea, por exemplo, muda de cor de maneira rápida, adotando cores mais fortes e vivas. Por vezes, o macho chega até mesmo a adotar diversas cores de uma só vez para realizar a atração da fêmea para o ato sexual. Em todo caso, o poder de alterar a sua pigmentação é um dos grandes diferenciais do camaleão.