Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a história do Cairn Terrier, então fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação importante.
História e origem da Raça Cairn Terrier
Esse cão é nativo da Escócia, inclusive é tão famoso justamente por ser uma raça bem antiga por lá. Entre o século 5 e o século 15 a raça já estava presente, era utilizado como cão de caça e perseguia raposas, lontras e lebres. Quando havia a cruza entre esses animais e eles nasciam totalmente brancos, eram dispensados pelo dono pois fugia ao padrão da raça. Hoje estes são conhecidos como o West Highland White Terrier.
Acredita-se que a raça tenha mais de 200 anos, ela foi criada naquela época ao noroeste da Escócia.
Então eram conhecidos como Terriers escoceses. Foi somente no ano de 1873 que a raça foi dividida em duas classificações:
- Skye terrier,
- Dandie dinmont terrier.
O primeiro abrangia o Cairn, o Terrier escocês e o West Highland Terrier, raças que conhecemos atualmente. A única diferença entre eles na época era a coloração da pelagem, inclusive poderiam nascer juntos na mesma ninhada. Somente no ano de 1881 um clube foi criado para esses cães, mas foi só em 1882 que aprovaram um padrão.
Os responsáveis pelos cães iniciaram então a classificação diferenciando as características dos animais, uma das classificações foi a cor, isso no fim do século XIX. Foi no ano de 1908 que o West Highland Terrier tornou-se independente. Um tempo depois o Cairn Terrier também tornou-se uma raça única, no ano de 1912.
No ano seguinte alguns criadores enviaram alguns Cairn Terrier para os EUA. Chegando por lá alguns criadores tentaram cruzar ele com o West Highland Terrier, e assim segui até o ano de 1917. Mas o AKC não aceitou registrar este resultado. Também em 1917 o clube criado para a raça Cairn Terrier foi reconhecido pelo AKC.
Personalidade do Cairn Terrier
Esta é uma raça extremamente inteligente e ativa, é possível perceber facilmente essas características no dia a dia do cão. Outro ponto é a sua facilidade de adaptação, eles são animais que se apegam facilmente aos tutores.
Se você gosta de cães tranquilos e que gostam de cochilo e colo, certamente este não é para você. Eles são ativos demais para ficarem no colo, eles precisam gastar energia. Aliás, coisa que ele tem de sobra e por isso vai estar sempre procurando algo para passar o tempo, como cavar o seu jardim por exemplo.
Tudo Sobre o Cairn Terrier
Como todo terrier, ele têm comportamentos bem expressivos, vai latir bastante, querer cavar seu jardim e correr atrás de tudo que passar na sua frente. Por outro lado, é um cão que adora brincar, muito feliz, esperto e que gosta de fazer atividades em família. Pode até se adaptar ao apartamento, mas sabemos que eles gostam mesmo é de espaço para gastar energia. Eles não tem noção do seu tamanho, por isso vão querer enfrentar até cães grandes, vão querer caçar tudo que passar correndo na sua frente. Sempre atentos a qualquer movimentação diferente, você será avisado.
Feliz, corajoso, impulsivo e vigoroso, este é o Cairn Terrier nada agressivo.
Espírito de caçador que herdou de seus antepassados, cheio de vitalidade, por este motivo precisa estar sempre ativo realizando atividades. Ele é do tipo brincalhão e muito amigável, essas características derretem o coração de qualquer pessoa.
Hoje é um ótimo pet, mas que precisa de treinamento desde filhote com firmeza.
Ele adora estar no meio das pessoas fazendo amizade, fica super feliz e animado. Mas também é super independente e até um pouco teimoso, típico de cães da linha terrier.
Muito cuidado ao sair para passear com ele, mantenha sempre na guia por segurança, afinal qualquer gato que cruzar o seu caminho ele vai querer persegui-lo. Um ótimo cão de guarda, ouve muito bem e vai latir bastante se tiver alguém no seu portão.
Mesmo sendo independente, ele prefere muito mais estar perto de seus tutores e fazer companhia nas mais diversas atividades. Ele adora brincar com todo mundo e especialmente com as crianças, ele vai te seguir por onde você for o dia todo dentro de casa, quando visitas chegarem ele logo vai dar as boas vindas. Ele é bem sensível, por isso vai ficar triste quando se sentir ignorado ou repreendido.
Curiosidades Sobre o Cairn Terrier
- Nosso Cairn Terrier já foi estrela de cinema, participou do filme O Mágico de Oz. Esse com certeza é o cachorro mais famoso da raça. Aliás, na realidade era uma fêmea chamada Terry, ela interpretada a cadela Totó que era animal de estimação da personagem Dorothy.
- Apesar do sucesso nesse filme, não foi a primeira aparição de um cão dessa raça nas telonas. Ela foi muito bem treinada por um adestrador profissional antes de estrelar neste filme. Ela recebia um cachê de US $125 por cada semana de filmagem que ela participava. Nossa estrela viveu até os 11 anos;
- Agora vamos aos famosos que tem um Cairn Terrier como animal de estimação, podemos começar citando a atriz e cantora Liza May Minnelli, o humorista e ator William James Bill Murray e o cantor e ator David Michael Hasselhoff;
- Este é um cachorro muito corajoso e destemido, na verdade ele não tem noção do seu tamanho, por isso pode querer enfrentar um cão muito maior. Sempre utilize guia dos passeios para não ser surpreendido;
- O nome deste cão na verdade é uma homenagem, um monte de pedras é o significado de Cairn, e naquela época os túmulos eram feitos disso. Os roedores que ele perseguia se escondiam neste monte de pedras e por isso levou esse nome.