Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a história, a origem e a personalidade do lindo Basenji, portanto se você for um apaixonado por raça de cães não pode perder nenhuma informação.
Esse cão é um fofo e cheio de características bem próprias. Este é um cão afriano, aliás o continente tem poucas raças de cães. Talvez a sua característica mais curiosa seja o fato de não latir, e isso chama bastante atenção, afinal que cão não late? Mas fique atento, pois apesar de não latir ele pode ser bastante barulhento. Embora latir não esteja no vocabulário dessa raça, ele utiliza de outras vocalizações como uivos e sons próprios, assim eles conseguem se comunicar.
História e Origem da Raça Basenji
Essa raça é originária da República Democrática do Congo, inclusive é considerada uma das raças mais antigas, eles foram encontrados convivendo com os povos das florestas que são ótimos caçadores. Naquele tempo, enquanto eram descobertos recebiam o nome da tribo ou região que eram vistos. Os povos que viviam ali com esses cães colocavam uma espécie de coleira neles, onde tinham algo parecido com sino para serem encontrados mais facilmente. Então os utilizavam para caçar, e então os cães levavam as presas para eles.
Entre o fim de 1800 e o começo de 1900 foram realizados alguns esforços para inserir a raça na Inglaterra, mas não tiveram êxito, pois a cinomose era uma doença muito comum que acabava matando os cães. Foi só em 1930 que os primeiros cães da raça chegaram na Inglaterra, e foi assim que a raça saiu do continente africano.
O nome dado a aquela raça foi Basenji, que significa “ do mato”. Quando eles chegaram na Inglaterra ficou muito popular e com isso foi inevitável o interesse de levá-lo até a América. Aos poucos ele foi ganhando os corações e por isso foi aos poucos surgindo nas exposições e nas casas das pessoas como pet, tudo muito lentamente. Em 1956 foi feito um filme com um cão da raça, o filme se chama Cruel Dilena. Em 1954 foi escrito um livro chamado Adeus, My Lady em que o cão dessa raça foi protagonista. Graças a isso a raça ganhou a popularidade merecida.
No ano de 1980 diversos cães da raça foram levados da África para a América para tentar uma melhoria, onde fosse possível conseguir uma variedade maior da raça e diminuir problemas de saúde genéticos. Alguns cães tinham a pelagem malhada, até aquele momento não eram reconhecidos. No mesmo ano, a raça foi reconhecida pela ASFA como um Lebréu, ou seja, como um cão de caça e por isso ganhou a permissão para participar de competições de exibição de caça. Suas características físicas e seu jeito de caçar eram bem particulares, diferente do Lebréu, por isso a classificação desse cão nunca foi tarefa fácil. Até hoje ele possui características daquela época, como por exemplo entrar no cio anualmente apenas e o fato de não conseguir latir.
Personalidade do Basenji
Esse cão na verdade tem um comportamento diverso, por possuir um pouco de agressividade ele lembra bastante a personalidade dos terriers, o que não é comum em cães de caça. Por outro lado tem algumas características felinas, pois é mais reservado, é bastante independente, persistente, muito inteligente e bastante curioso.
É bem fácil perceber que se trata de uma raça de cão de caça, pois ele fica de olho em tudo e corre atrás de qualquer animal que passar correndo por ele. Este cão precisa gastar energia, por isso precisa de atividades físicas, assim como precisa também se exercitar mentalmente, do contrário ele pode ficar entediado e acabar destruindo coisas.
Ele não tem capacidade para latir, mas isso não faz dele um cão silencioso, já que costuma uivar e fazer outras vocalizações.
Curiosidades Sobre a Raça Basenji
Vamos conhecer algumas curiosidades a respeito dessa raça curiosa por si só.
- Chamado de Cão do Mato do Congo, esta é uma das raras raças nativas da África. Cientistas do assunto relatam que foram descritos alguns registros de cães bem parecidos com esses por lá, mas isso tem cerca de 4000 anos. Foram em tumbas de faraós que puderem encontrar essas informações.
- Essa raça de cachorro é conhecida por ser a mais fiel à sua origem. Principalmente no que se refere ao seu comportamento, por este motivo é necessário investir em adestramento desde filhote para driblar tanta independência e teimosia.
- Talvez sua maior curiosidade seja o fato de ser um cachorro que não emite latidos, mas mesmo assim consegue ser bem barulhento, uivando bastante.
- Ele não faz sujeira, curiosamente esse cão pode ser treinado a fazer as suas necessidades fisiológicas em caixa de areia assim como os gatos.
- Assim como os gatos, esse cão gosta de “tomar banho” utilizando a língua, assim estão sempre limpinhos.
- Não são nem um pouco fãs de água, por isso você não verá ele andando assim como outras raças.
Quanto Custa um Cão da Raça Basenji?
O valor de um filhote pode variar bastante de acordo com o canil, a região, mas geralmente o valor fica entre R$1500 a R$3500,00. O fato de ser macho ou fêmea também influi.
Filhote de Basenji
Saiba que os filhotes dessa raça são cheios de energia, é necessário nesse momento socializar com outros animais e também com outras pessoas. Eles precisam ser treinados desde cedo, já que possuem personalidade forte.
Procure conhecer os avós, os pais e tudo mais o que for possível sobre o seu filhote. É importante conhecer o comportamento da família, isso evita muitos problemas futuros.
Quando ainda filhotes este cão tem médio porte, e ele cresce muito rapidamente. Cuidado com o excesso de brincadeiras e atividades neste período para não prejudicar as articulações dele.