Home / Animais / História do Babuíno e Origem do Animal

História do Babuíno e Origem do Animal

Os babuínos são macacos grandes que podem habitar tanto árvores quanto o solo. Barulhentos e muito espertos, eles podem se apresentar um pouco violentos em algumas situações. São da ordem dos primatas, assim como os macacos, mas possuem algumas diferenças físicas e de comportamento.

A palavra babuíno significa babouin, tem origem francesa e faz referência ao gênero que os animais pertencem. Os babuínos são muitos conhecidos por uma característica muito peculiar: um bumbum avantajado que chama muita atenção. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse animal?

Características dos Babuínos

Esses animais são mamíferos e possuem uma cabeça semelhante à dos cães. O focinho comprido, além de dentes caninos  afiados e bochechas volumosas são algumas dessas outras semelhanças. Costumam utilizar as quatro patas paras se movimentar, mas também podem se equilibrar facilmente em apenas duas delas.

Podem chegar a possuir mais de um metro e chegam a pesar até quarenta quilos. A cauda comprida do babuíno é uma de suas marcas registradas, além de uma nádega bem volumosa e com a presença de um calo. Curioso, não é mesmo?

Ao animais podem apresentar as cores: avermelhada, cinza e até mesmo verde. Os machos possuem maior estatura que as fêmeas e possuem uma maior quantidade de pelos. Algumas áreas do corpo como pés, mãos e nádegas não possuem pelagem.

Onde Podem ser Encontrados os Babuínos?

Esses macacos podem ser encontrados na África, em especial, no sul do deserto do Saara, na Arábia Saudita e demais áreas africanas de preservação ambiental. Consumam se adaptar bem em diversos habitats como: montanhas, florestas e campos. Possuem, ainda,  o hábito de  escolher locais altos como as árvores para dormir.

Como se Comportam os Babuínos?

São excelentes escaladores e podem se pendurar facilmente nas árvores somente pela cauda. São lutadores muito agressivos e geralmente não demonstram medo de outras espécies, inclusive, de seres humanos.Alimentam-se basicamente de frutas, raízes e pequenos mamíferos como as lebres e as gazelas. Como vivem em ambientes muito diversificados, costumam adaptar sua alimentação conforme o local onde estão. Outra coisa que precisa ser destacada é que eles se agrupam em bandos fechados e que possuem como líder um ou mais machos. Sua comunicação acontece por meio de gritos bem estridentes e cada uma das tonalidades desses gritos representa um tipo de alerta. Interessante, não é? Os babuínos são animais muito inteligentes e que  podem ser até mesmo treinados.

No geral, não são uma espécie que costumam disputar território com outros animais. Embora,  tenham uma grande habilidade para as lutas.Dentro do bando existem regras de hierarquia que costuma ser bem respeitadas, assim essa característica faz com esses confrontos aconteçam com pouca frequência.

Reprodução

Depois do processo de acasalamento, o macho e a fêmea do babuíno não costumam ficar juntos após o ato de reprodução. Logo após o processo cada um deles procura um novo parceiro. Vida que segue, meus amigos!

As fêmeas costumam dar à luz a apenas um filhote. Após o parto, elas  costumam cuidar dos filhotes fornecendo alimentos e protegendo de predadores. O pequeno babuíno geralmente anda agarrado na barriga da mãe e vai adaptando sua locomoção à medida que vai crescendo e deixando de mamar.

Os filhotes são aceitos no bando pelos machos adultos até possuírem uma pelagem específica de indivíduos novos. O chamado “pelo do bebê” é perdido a medida que os macacos crescem. Esse é o sinal que os jovens devem seguir o seu próprio caminho tomando os seus próprios rumos.Assim, os macho costumam “ sair de casa” aos sete anos quando se juntam a outros bandos do animal.

Outro detalhe importante, é que os babuínos podem viver até por 30 anos. Quando em cativeiro, esse tempo pode quase dobrar.

Curiosidades Sobre os Babuínos

Acompanhe algumas caraterísticas interessantes desse animal. Confira:

  • As fêmeas do babuíno costumam manter laços de amizade. A mais idosa costuma ser a responsável por ser o ponto central de reunião. Ao redor dela é que as outras se reúnem, descansam e cuidam uma das outras. Uma fofura, não acha? A entrada do macho nesse “ clubinho” só acontece depois de muita insistência.
  • Cada bando possui um macho dominante. Geralmente ele recebe preferência quando algum alimento é encontrado e são os primeiros a ter direito a comer.
  • Pesquisadores destacam que os primatas costumam montar seus grupos baseados nos laços de amizade e de família, o que proporciona que esses grupos possuem menos incidências de brigas e dissimulações. Isso é bastante comum com gorilas, gibões, sagúis-pirangas e saguis. Já no caso dos babuínos os grupos sofrem constantes mudanças, o que faz o grau de parentesco entre os membros do grupo ser menor e, consequentemente, aconteça mais episódios de traições.

  • Os babuínos costuma usar a linguagem corporal para se comunicar dentro do seu bando.
  • Antes dos machos iniciarem uma briga é bem comum que eles façam um contato visual intenso e logo em seguida comecem
  • Ao perder o seu filhote, uma mamãe babuína costuma carregar o corpo por cerca de uma semana. A dolorosa cena é sempre vista quando os animais morrem ainda jovens. Elas agem cuidadosamente espantando moscar e arrumando o pelo dos filhotes.
  • O babuíno-sagrado desempenhou um papel muito peculiar nas tradições do antigo Egito. Essa espécie era utilizada como animal domestico e auxiliava algumas atividades, como é o caso da colheita de figos.Com a obsessão do povo egípcio com a vida após a morte, existia a figura de um deus-macaco, babuíno.

Esperamos que você tenha gostado do nosso artigo sobre os babuínos. Aproveite para deixar um comentário! Até a próxima!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *