O nome barata deriva do idioma espanhol cucaracha, que significa barata. A transição da palavra do espanhol para o inglês veio da gíria ao longo do tempo de “cuc-a-racha” para “barata de galo”. O nome científico deriva do nome latino do inseto. O termo ” blatta ” é derivado de vários ramos das línguas gregas para barata. As baratas aparecem na literatura e nas músicas ao longo da história.
The Cockroach é destaque no “La Cucaracha”, que significa “The Cockroach”, que é um corrido ou música popular tradicional espanhola que se tornou popular no México durante a Revolução Mexicana. A música é sobre a preocupação de uma barata que perdeu uma de suas seis pernas e está lutando para caminhar com as cinco restantes.
Distribuição das Baratas
Existem 4.300 espécies conhecidas de baratas em todo o mundo, e mais são descobertas o tempo todo. De todas as espécies do mundo, apenas cerca de 30 a 35 são consideradas pragas. Hoje, as baratas têm famílias e espécies relacionadas ainda identificadas e ainda a serem descobertas nas densas regiões tropicais ao redor do mundo. Eles são o inseto antigo de maior sucesso no planeta.
Essas criaturas comem qualquer coisa e podem sobreviver absolutamente em qualquer lugar que não seja as regiões polares e acima de 2.000 metros de altitude. Eles são conhecidos por abranger e habitar regiões como florestas tropicais, florestas tropicais, florestas temperadas, desertos, pastagens e salinas. A ordem das baratas Blattodea está entre algumas das espécies de baratas mais talentosas e bem adaptadas. Essa família tem as qualidades de um super inseto: alguns podem viver sem água, podem voar, são o inseto mais rápido, são os mais antigos e podem sobreviver a altos níveis de radiação e sobreviver comendo qualquer coisa, incluindo o próprio vômito e suas fezes.
História da Barata e Origem do Animal
A barata, estando presente no planeta entre os primeiros insetos, atualmente não tem origem comprovada. Os cientistas sabem que a maioria das baratas veio das regiões tropicais de todo o mundo e se adaptou às condições mais frias – tendo mais de 300 milhões de anos para fazê-lo. A barata é suspeito de ter vindo para a cena ao redor 355 milhões de anos atrás, isso remonta aos tempos carboníferos. Teorias especulam que o ancestral antigo da barata é anterior aos dinossauros. Durante o tempo dessa ordem de insetos na Terra, ela mudou muito pouco, mantendo suas características primitivas ou antigas, como as gerações anteriores. Dizia-se que a barata estava entre a primeira grande expansão das espécies de insetos.
A distribuição de baratas é mundial. Eles evoluíram para viver ao lado dos humanos. A barata, como a maioria dos insetos, ganhou passaportes para qualquer país com a ajuda do homem. Durante os primeiros séculos através de rotas comerciais, a espécie Roach se tornou uma espécie invasora em todos os continentes que os humanos habitavam. Eles são mais prevalentes nas regiões tropicais, mas podem sobreviver em qualquer lugar onde os humanos tenham estabelecido lares e fontes de alimento.
Características Evolutivas das Baratas
As baratas parecem ter alcançado a forma ideal do corpo e outras características importantes no início de sua história evolutiva. A teoria é que a barata desenvolveu o recurso de dobrar as asas sobre o corpo para permitir a proteção vital necessária. As características deram à barata a capacidade de se esconder dos predadores e escapar de vários perigos para sobreviver à extinção, onde a maioria dos insetos não teve sucesso.
Os cientistas também afirmam que o desenvolvimento da ootheca ou saco de ovos transportado pela barata deu cuidados e proteção parentais críticos para sustentar numerosas gerações, permitindo que a espécie sobreviva a inúmeros milênios. As baratas foram claramente rastreadas até os fósseis ancestrais que têm notavelmente quase a mesma morfologia das baratas atuais. As baratas têm a capacidade inata de se adaptar a qualquer condição situacional que surgir.
Outra adaptação útil é que as baratas abrigam uma grande variedade de simbiontes no intestino e nos corpos gordurosos. As teorias científicas fazem a associação de que os micróbios presentes desempenharam um grande papel na adaptação, evolução e sobrevivência de espécies de baratas. Os intestinos da maioria das baratas, além de uma família de cinco espécies examinadas, abrigam uma grande variedade de micróbios, incluindo ciliados, amebas, flagelados e vários procariontes. Acredita-se que todos esses organismos microbianos desempenhem um papel importante na digestão e na eficiência da barata.
Características das Baratas
A barata é caracterizada por um corpo oval achatado, antenas longas em forma de fio e um tegumento brilhante de couro preto ou marrom. A cabeça é dobrada para baixo e as partes da boca apontam para trás, em vez de para a frente ou para baixo, como na maioria dos outros insetos. O macho geralmente possui dois pares de asas, enquanto a fêmea, em algumas espécies, não possui asas ou possui asas vestigiais.
A fêmea produz ovos em caixas de ovos (chamadas oothecae). Às vezes, elas são salientes do corpo ou podem ser coladas em áreas protegidas. Depois que a fêmea deposita uma caixa de ovo, emergem as ninfas brancas e macias. Como seu exoesqueleto endurece, fica marrom. A estrutura e o tamanho grande (certas espécies têm asas abertas de mais de 12 cm) de baratas os tornaram objetos de interesse no laboratório biológico.
A barata prefere um quente e úmido, escuro ambiente e é geralmente encontrada em climas amenos tropicais ou outros. Apenas algumas espécies se tornaram pragas. O inseto danifica mais material do que consome e emite um odor desagradável. A dieta da barata, que inclui produtos vegetais e animais , varia de alimentos, papel, roupas e livros a insetos mortos, especialmente percevejos .
Espécies Mais Comuns de Baratas
– A barata americana (Periplaneta americana ), nativa da América tropical e subtropical, tem 30 a 50 mm. de comprimento, é marrom avermelhado e vive ao ar livre ou em áreas internas escuras e aquecidas (por exemplo, porões e fornos). Durante a vida adulta, um período de aproximadamente 1,5 anos, a fêmea deposita ovos que eclodem após 45 dias. A vida ninfal dura de 11 a 14 meses. A barata americana tem asas bem desenvolvidas;
– A barata alemã (Blattella germanica), uma praga doméstica comum, às vezes erroneamente chamada de waterbug, é marrom clara com duas listras escuras na região protorácica. Por ser pequena (cerca de 12 mm. de comprimento), essa barata geralmente é transportada para casa em sacolas e caixas de supermercado.
– A barata de faixa marrom (Supella longipalpa) se assemelha à barata alemã, mas é um pouco menor. O tempo de vida adulta é de cerca de 200 dias, e pode haver duas gerações anualmente. Os ovos podem ser depositados em roupas, molduras de madeira ou rachaduras no chão.
– A barata oriental (Blatta orientalis) é considerada uma das mais imundas pragas domésticas. É oval, preto brilhante ou marrom escuro, com um ciclo de vida semelhante ao da barata americana. O macho tem asas curtas totalmente desenvolvidas, e a fêmea tem asas vestigiais.