Home / Animais / Hipopótamo Pigmeu: Características, Nome Científico e Fotos

Hipopótamo Pigmeu: Características, Nome Científico e Fotos

As coisas boas vêm em pequenas embalagens: À primeira vista, o hipopótamo-pigmeu parece uma mini versão de seu parente maior, o hipopótamo (também conhecido como hipopótamo do rio ou hipopótamo comum).

Mas, difere em comportamento e características físicas. O hipopótamo-pigmeu tem adaptações para passar o tempo na água, mas é muito menos aquático que o hipopótamo.

O nariz e as orelhas se fecham embaixo da água, como a de um hipopótamo, mas a cabeça é mais redonda e estreita, o pescoço é proporcionalmente mais longo e os olhos não estão no topo da cabeça.

Hipopótamo Pigmeu

Os pés do hipopótamo-pigmeu são menos palmados e os dedos dos pés mais livres do que os do hipopótamo, e as pernas são mais longas que as do enorme primo. Os dentes do hipopótamo-pigmeu também são diferentes: ele tem apenas um par de incisivos, enquanto o hipopótamo tem dois ou três.

Outras Características dos Hipopótamos-Pigmeus

A camada superior da pele preto-esverdeada do hipopótamo-pigmeu é suave e fina para ajudar o animal a se refrescar na floresta úmida. No entanto, a pele fina pode fazer com que o hipopótamo se desidrate rapidamente ao sol, de modo que sua pele escorre para um líquido rosa que parece gotas de suor e dá ao hipopótamo uma aparência brilhante ou úmida.

Esse líquido, chamado suor no sangue, ajuda a proteger a pele sensível do animal das queimaduras solares. Pena que nós, humanos, não temos protetor solar embutido!

Pouco se sabe sobre o comportamento dos hipopótamos-pigmeus na natureza, mas eles geralmente são encontrados sozinhos ou em pares. Com a boca cavernosa, dentes e presas formidáveis, os hipopótamos precisam apenas “bocejar” os inimigos em potencial para enviá-los para as malas.

Outras maneiras de manter a segurança incluem elevar, arremessar, tirar água com a boca e sacudir a cabeça. Ao contrário do parente maior, os hipopótamos-pigmeus são tímidos e preferem fugir a ficar e lutar. Os leopardos parecem ser o único predador natural capaz de atacar com sucesso os hipopótamos-pigmeus.

Dieta e Habitat

Não apenas o hipopótamo-pigmeu é muito menor que o hipopótamo-comum, mas é muito mais raro, encontrado apenas nas florestas interiores de partes da África Ocidental, principalmente confinadas à Libéria, com um pequeno número nos países vizinhos da Serra Leoa, Guiné e Costa do Marfim.

Como um herbívoro tímido e noturno, o hipopótamo-pigmeu iludiu a ciência ocidental até 1840. Pouco se sabe sobre seus hábitos na natureza.

Os hipopótamos pigmeus geralmente são solitários, mas às vezes podem ser encontrados em pequenos grupos familiares. Os machos têm territórios maiores que as fêmeas e ambos marcam suas casas com seus excrementos.

Os hipopótamos-pigmeus são principalmente noturnos, descansando bem escondidos em pântanos ou rios durante o calor do dia até o anoitecer, quando deixam a água para se alimentar na terra por algumas horas, no frescor da noite.

Há muito mais a aprender sobre a dieta herbívora do hipopótamo-pigmeu. Os pesquisadores acreditam que eles provavelmente se alimentam de folhas, raízes, samambaias e frutas perto de rios e córregos.

Os hipopótamos-pigmeus procuram comida no chão da floresta ou nos pântanos, mas podem apoiar-se nas patas traseiras para alcançar comida mais alta nas árvores, se necessário.

No zoológico de San Diego, os hipopótamos-pigmeus são alimentados com uma ração super rica em fibras, um pouco de feno e verduras.

Comunhão Entre a Espécie

Quando as fêmeas de hipopótamo-pigmeu estão prontas para procriar, geralmente há um macho esperando nas proximidades. Os animais são conhecidos por acasalar na água ou em terra.

A estação de reprodução na natureza é desconhecida, mas normalmente um bezerro nasce após um período de gestação de seis a sete meses. Embora os hipopótamos comuns dêem à luz debaixo d’água, os bezerros pigmeus nascem em terra.

Nas primeiras semanas, a mãe enfia o bezerro, que parece um grande cofrinho, nos arbustos enquanto alimenta, porque o bebê não consegue andar bem. O bezerro cresce rapidamente e aos 5 meses de idade já é cerca de 10 vezes o seu peso ao nascer.

Embora eles sejam capazes de fazer barulhos — de um grunhido baixo a um estridente agudo — os hipopótamos-pigmeus geralmente são silenciosos. A linguagem corporal é importante na cultura desses animais. Os sinais de submissão incluem mentir e urinar enquanto abanam lentamente a cauda. Se alarmado, o hipopótamo libera sua respiração com um bufo alto.

Dentro de Zoológicos

Infelizmente, existem poucos exemplares sendo cultivados dentro dos Zoológicos do mundo. Pouco se sabe sobre isso, mas os que mais se destacam ao cuidar da espécie são os zoos da Austrália e de San Diego, nos EUA.

O primeiro hipopótamo-pigmeu do zoológico de San Diego, uma fêmea adulta chamada Tiny, foi obtida em 1941. Em 1963, mais três hipopótamos-pigmeus, um par da Costa do Marfim e uma fêmea nascida no zoológico de Basileia, na Suíça. O nascimento do primeiro hipopótamo-pigmeu, Holly, aconteceu em 1970, e mais 13 nascimentos ao longo dos anos no Zoo e no San Diego Zoo Safari Park.

Hoje, o zoológico tem hipopótamos-pigmeus ao longo da trilha Hippo, na floresta perdida do zoológico de San Diego.

https://www.youtube.com/watch?v=pjAuWqrhvfE

Eles podem compartilhar um pedaço de navegação com alguns macacos que compartilham suas espécies mistas expostas ao longo da Trilha do Hipopótamo, na Floresta Perdida do Zoológico, mastigando uma extremidade enquanto um primata mordisca a outra.

Os hipopótamos-pigmeus não parecem se importar quando um colega de quarto macaco pula nas suas costas para dar uma volta!

É tudo muito divertido para animais e convidados. À noite, os primatas entram em seus quartos e os hipopótamos-pigmeus ficam livres da área de exposições, pois são em grande parte noturnos e gostam de passear e descansar sob as estrelas.

Estado de Conservação

Sabido apenas em quatro países da África Ocidental, os hipopótamos-pigmeus agora são classificados como ameaçados de extinção, com possivelmente menos de 3.000 indivíduos remanescentes na natureza.

As florestas que os abrigam estão sendo cortadas ou queimadas, e os rios onde eles nadam são agora poluídos por humanos. Esses animais tímidos também são caçados por sua carne em áreas desmatadas.

Felizmente, os hipopótamos-pigmeus se reproduzem bem em zoológicos; no entanto, é necessária mais proteção para as populações selvagens, para que elas não desapareçam completamente.

Referências

Hipopótamo-Pigmeu, do Portal dos Animais;

Choeropsis liberiensis, da Wikipédia;

Hipopótamo-Pigmeu, do San Diego Zoo.

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *